Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Na opinião dos amigos do fórum, Qual equipamento vocês indicam?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    AF24 sem dúvidas, e vc já estara preparado para upgrades... nessa distância pode ficar tranquilo até uns 800MB. E sem interferências praticamente. Tenho aqui na minha rede e não tenho nenhum problema com ele.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    AF24 sem dúvidas, e vc já estara preparado para upgrades... nessa distância pode ficar tranquilo até uns 800MB. E sem interferências praticamente. Tenho aqui na minha rede e não tenho nenhum problema com ele.
    AF24 é fora de linha... Fora que é 24Ghz (vinte e quatro) . E depende licença... Anatel pega fácil...

    Aifiber 5 é bom porque deixa abertura pra expansão... Mas um PTP não sai por menos de R$12.000,00...
    Veja sua necessidade de expansão... Caso não seja tão grande e imediata vá de RB912 (300mbps) + dish 30

    RB912 - R$450.. Dish 30 R$ 750

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Amigo, não tem como passar fibra óptica, pra essa banda o bom seria tu ir de radio licenciado pra ter garantias, mas eu passaria fibra sem duvida alguma, sem contar que tu pode chegar a 10Gb, então tem espaço pra muita expansão, só se existir um empecilho mesmo.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Tem a Mimosa B5 Lite - Nunca testei, mas é indicada pra essa distância e promete passar bem mais que 180MB. E o par tá na faixa de R$ 1900,00. Tem cases de sucesso com ela na net. Dá uma pesquisada

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Ou passe fibra ou utilize um air fibr 24ghz.
    E ao amigo que disse que precisa de autorização da Anatel.
    Não. 24 ghz não precisa de licença.

  7. #7
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Agradeço amigos pelas opiniões. Esse link será para redundância do sistema de monitoramento de segurança publica da cidade. Já utilizamos Fibra Óptica, e que o tráfego gira em torno de 120 Mbps quando todas as câmeras estão em funcionamento.

    Amigos irei realizar testes com o AF-5X da Ubiquiti que já conhecia, e leonardo, irei testar esse equipamento que você falou que desconheço o "Mimosa B5 Lite".



    Obrigado a Todos pelas Sugestões.

    Caso alguém ainda tenha fiquem a vontade para explanar suas opiniões.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    AF24 é fora de linha... Fora que é 24Ghz (vinte e quatro) . E depende licença... Anatel pega fácil...

    Aifiber 5 é bom porque deixa abertura pra expansão... Mas um PTP não sai por menos de R$12.000,00...
    Veja sua necessidade de expansão... Caso não seja tão grande e imediata vá de RB912 (300mbps) + dish 30

    RB912 - R$450.. Dish 30 R$ 750
    Me desculpe, mas não sei onde viu que 24GHZ precisa de licença, ela é uma frequência livre. Pode ser usada livrimente, única licença necessária é a SCM, como para qualquer frequência.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Me desculpe, mas não sei onde viu que 24GHZ precisa de licença, ela é uma frequência livre. Pode ser usada livrimente, única licença necessária é a SCM, como para qualquer frequência.
    Vi aqui amigo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-06-01-11-53-50.png
Visualizações:	276
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	64088

    E aqui:

    Resolução Anatel 506

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-06-01-12-36-22.png
Visualizações:	257
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	64089

    Nas seções que tratam de PTP e PTMP não há menções sobre a faixa de 24 ghz

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Vi aqui amigo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-06-01-11-53-50.png
Visualizações:	276
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	64088

    E aqui:

    Resolução Anatel 506

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-06-01-12-36-22.png
Visualizações:	257
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	64089

    Nas seções que tratam de PTP e PTMP não há menções sobre a faixa de 24 ghz

    Como não, a última linha desta foto fala exatamente 24Ghz = 24075-24175 Mhz

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Amigo... A resolução 506 divide a utilização de frequências por finalidade de utilização... e se você observar a faixa sem licenciamento em 24 GHZ é somente para Emissor - Sensor de Variação de Campo Eletromagnético

    (É a seção V que trata a última figura)Em nenhum outro lugar fala-se da faixa de 24GHZ

    Veja só::::

    Seção I - Dispositivos de Operação Periódica


    Seção II - Equipamentos de Telemedição e Microfone sem Fio


    Seção III - Equipamentos de Telemedição Biomédica


    Seção IV - Equipamentos de Telemedição de Características de Material


    Seção V - Emissor-Sensor de Variação de Campo Eletromagnético
    (o único lugar da resolução que trata da frequencia de 24GHZ)

    Art. 21. Emissor-sensor de Variação de Campo Eletromagnético, excluindo-se sistemas de proteção de perímetro, operando nas faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.435-2.465 MHz, 5.785-5.815 MHz, 10.500-10.550 MHz e 24.075-24.175 MHz deve atender às seguintes condições:

    Seção VI - Dispositivo de Auxílio Auditivo


    Seção VII - Sistemas de Telefone sem Cordão


    Seção VIII - Sistemas de Ramal sem Fio de CPCT


    Seção IX -Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou outras Tecnologias de Modulação Digital

    Onde trata das frequências utilizadas pelo SCM, SLP, PTP e PTMP

    (Art. 39. Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou outras Tecnologias de Modulação Digital operando nas faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.400-2.483,5 MHz e 5.725-5.850 MHz devem atender às condições estabelecidas nesta Seção.)



    Seção X - Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais

    Somente para redes móveis
    (Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas 5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.)


    Seção XI - Equipamento de Localização de Cabos


    Seção XII - Sistemas de Identificação por Radiofreqüências


    Seção XIII - Sistemas de Telecomando


    Seção XIV - Equipamento de Radiocomunicação de Uso Geral

    Art63...

    I - nas faixas de radiofreqüências 462,53-462,74 MHz e 467,53-467,74 MHz de acordo com a canalização descrita na Tabela XXI;





    Seção XV - Sistemas Rádio de Baixa Potência Operando em 19 GHz


    Seção XVI - Sistema de Sonorização Ambiental

    Seção XVII - Sistemas Operando na Faixa 57-64GHZ


    Seção XVIII - Equipamento Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações (BSR)


    Como pode-se observar, nas seções da resolução que tratam dos equipamentos de radiação restrita e faixar de frequência liberadas para as operações de telecomunicações largamente utilizadas na transmissão de dados, em nada fala ou se pronuncia sobre a faixa de 24GHZ. Portanto é necessário o licenciamento!

    Abraço!

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    24ghz é livre igual 2.4 e 5.8...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por Blackhat Ver Post
    24ghz é livre igual 2.4 e 5.8...
    Então prove na resolução 506 da Anatel onde diz que é livre! Aliás.. é livre.. para Emissor - Sensor de Variação de Campo Eletromagnético

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Realmente, nunca percebi isso, mas a resolução 506 cita o uso de 24.075-24.175GHz na categoria de Emissor-Sensor de Variação de Campo Eletromagnético.

    Rádios usados para telecomunicações se enquadram na categoria Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou outras Tecnologias de Modulação Digital. Nessa categoria são mencionados apenas espaços em 900MHz, 2.4GHz e 5GHz.

    Mas fiquei confuso agora lendo a resolução 506. Veja que na tabela III, que define "Os limites de intensidade de campo média, medida a uma distância de 3 metros, de um equipamento de radiação restrita operando nas faixas..." menciona o espaço de 24.000-24.250GHz.

    Ou seja, essa frequência é permitida para equipamento de radiação restrita. Mas qualquer ou apenas alguns tipos de equipamentos a serem determinados mais à frente no texto (o tal emissor-sensor)?

    Será que o fato de 900MHz, 2.4GHz e 5GHz serem mencionados na seção dos equipamentos de espalhamento espectral e modulação digital não indica restrições específicas para esses equipamentos nessas frequências (ou seja, restrições que não se aplicam ao mesmo tipo de equipamento em 24GHz), e não exatamente está definido que só pode usar essas?

    Alguém com maior entendimento poderia esclarecer qual interpretação está correta?

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    sphreak, você falou que AF24 Fora de linha? acho que não, ele ainda esta vivo, tenho par, rodando a 2 anos, e o equipamento esta dentro do esperado.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    sphreak, você falou que AF24 Fora de linha? acho que não, ele ainda esta vivo, tenho par, rodando a 2 anos, e o equipamento esta dentro do esperado.
    Aqui no Brasil tá sim. Importado ainda tem... Inclusive a OIW que é o representante oficial da UBNT não renovou a homologação, que tá suspensa/fora da validade... Lá no site inclusive consta como descontinuado. (www.oiw.com.br)

  17. #17
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Irei realizar testes com um par de AF-5X da Ubiquiti e também um par da Mimosa B5 Lite. Assim que obter os resultados informo a todos.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Com as RB922 e um par de mant 30 com radome da pra passar essa banda tranquilo.

  19. #19
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Amigo, vou cotar os valores desse equipamento RB922, obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 3km para passar 180 Mbps

    Usa par de antenas Algcom 29, com 922, passa muito isto ai tranquilo.