+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb SEGURO para EQUIPAMENTOS?

    Olá amigos, alguém conhece um seguro para equipamentos de redes, para as estações, etc?

  2. #2

    Padrão Re: SEGURO para EQUIPAMENTOS?

    Até onde eu saiba a única empresa que poderá te ajudar é a porto seguro, ela faz seguro de qualquer coisa, com avaliação através do valor de mercado/NF do equipamento.

  3. #3

    Padrão Re: SEGURO para EQUIPAMENTOS?

    Antes de ter provedor eu trabalhei uns anos com vistoria prévia pra seguro (Auto, RE, RD). O seguro de equipto avulso desse tipo vai pra categoria Riscos Diversos, não tem seguros em quantidade suficiente pra definir um percentual de produtos que dão sinistro, nem valores de usados, então não tem regulamentação decente (Nada nem perto do mercado de seguro auto) então a seguradora basicamente cobre o que quiser e como quiser.

    Até uns 5 anos atrás também a Tokio Marine, Azul, Bradesco, e até cooperativas tipo Sicredi tinham opção de segurar isso, o problema é justamente o meio de precificar, se for novo e tem NFE de poucas semanas tá fácil, mas com usados que caem de valor aos montes todo ano isso complica. Fora que a cobertura nuns casos de equipto fixo cobre só roubo ou dano físico que não seja causado por terceiros (Ou seja, se der problema na rede elétrica e queimar um equipto, se vira com a concessionária de eletricidade. Se um caminhão derrubar sua estação se vire com a seguradora do caminhão), e no caso de equiptos móveis (Notebooks, especialmente) só danos físicos em geral (Eu fiz 1 (uma) vistoria pra notebook com cobertura pra roubo/furto, e vaaaaarias sem essa cobertura).

    Então talvez seria mais interessante o seguro RE, que cobre a casa/prédio/casinha, construção e móveis como um todo. A cobertura básica é incêndio, raio, explosão e queda de aeronave, mas com torres vão cobrar (Se tiver vistoria, e uma análise bem feita) laudos técnicos do Crea, e dados de aterramento e para-raios, de modo que com torre envolvida lembro de vários casos onde a cobertura era apenas incêndio, explosão e queda de aeronaves. Nesse tipo de seguro, pra cobrir os equipamentos vão cobrar notas fiscais também, e talvez só cubra roubo deles (E não dano elétrico), e lembro de contrato onde constava coisa tipo depreciação no valor do produto em 30% no primeiro ano, 50% no 2º, e acho que vi algo tipo 70% a partir do 3º ano, regra aplicada de maneira genérica a todos os bens móveis no prédio segurado, acaba pagando mixaria de indenização quando tem sinistro, sendo que você pagou um prêmio que corresponde a um percentual dos bens NOVOS.

    Fora a figura da franquia, seguro patrimonial sem franquia não sei se alguém além da Porto Seguro faz (Senão o segurado começa a requerer indenização até por lâmpada queimada), mas o que a Porto Seguro faz (E acho que a Azul também tem algo do tipo) é um seguro básico embutido numa prestação de serviços gerais, é um seguro com direito a um faz-tudo grátis (Ou o faz-tudo é pago e o seguro básico é grátis).

    Enfim, por ser um seguro de regulamentação frouxa (Porque tem risco de tudo que é tipo), o corretor pode tentar segurar de tudo, pode conseguir cobertura pra qualquer coisa, e a seguradora pode cobrir ou não. É só procurar corretor de seguros que mexa com RE e RD (A maioria só faz seguro auto), e fazer eles descobrirem que cobertura poderiam dar aos equiptos de rede (Que são caros, não caem tanto de valor em apenas 2 anos igual notebook, tem risco baixo de roubo, risco quase zero de incêndio ou explosão, mas risco alto de dano elétrico).

    Ou ver com a Azul, Mapfre e Porto Seguro que coberturas eles tem pra RD, essas 3 seguradoras costumam atender o cliente final, as demais tem que ver através de corretor de seguros.

    Nos bancos, que EU LEMBRE, só o Bradesco mexe com RD, o corretor no caso fica na agência mesmo, mas nem toda agência tem alguém com know-how em seguro, é bem provável que se falar em seguro desse tipo na agência todos vão dizer que não tem, talvez nem se falar em RE e RD eles conheçam (Mas atender o banco atende, só correntista vai ter desconto que torne atrativo, mas a opção existe). BB, CEF, HSBC, Santander, que eu lembre o pouco que eles tem é RE com cobertura ultra-básica, tipo aqueles seguros residências que custam R$ 130 por ano (Mesmo que a casa custe R$ 400 mil) que cobre só perda total (Por incêndio, explosão, ou queda de aeronave), não cobre outra coisa além da perda total, não cobre danos a terceiros nem nada (Tipo seguro de vida de R$ 20 que só paga indenização se você morre, não p