+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ASN Duvida?

    Boa tarde pessoal, amigo mew me perguntou e eu não soube responder o registro br exige scm para asn isp ou só comprovar quantidade de clientes?
    Última edição por jonessdg; 05-06-2016 às 18:45.

  2. #2

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Necessita SCM próprio amigo.

  3. #3

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Bom dia, eu retirei a minha e não tinha SCM, estou tirando minha SCM agora mais meu ASN está OK.
    Imagina se você for um data center, não precisa ter SCM.
    At,

    Wagner

  4. #4

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Favor me diga onde esta essa regulamentação? não vi ela em lugar nenhum.

  5. #5

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Empresa sem SCM é enquadrada como Usuário Final e recebe no máximo um /24 de IPv4 e entre um /48 e /32 de IPv6.

    Já empresa com SCM é enquadrada como ISP e recebe /22 de IPv4 e /32 de IPv6.

    http://registro.br/tecnologia/proved...ecao=numeracao

  6. #6

    Padrão Re: ASN Duvida?

    no registro não vi mencionar em lugar algum SCM para enquadrar usuários o que faz sentido pois o enquadramento obedece regras internacionais e o SCM e uma norma exclusivamente Brasileira que hoje está e amanha não sabemos. Porem vou fazer uma consulta.

  7. #7

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    no registro não vi mencionar em lugar algum SCM para enquadrar usuários o que faz sentido pois o enquadramento obedece regras internacionais e o SCM e uma norma exclusivamente Brasileira que hoje está e amanha não sabemos. Porem vou fazer uma consulta.
    Ah sim, nem li direito.

    Eles não especificam como que uma empresa é caracterizada como ISP. Sei que se você pedir ASN e blocos IP alegando ser ISP eles vão pedir provas disso, mas não sei se outras coisas servem ou teria que ser especificamente a licença SCM...

  8. #8

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Então, voce pode ser um ISP gratuito que não enquadra em SCM.

  9. #9

    Padrão Re: ASN Duvida?

    ISP gratuito? Se for o que estou pensando, isso não existe.
    Licença SCM não está atrelada à forma de cobrança (ou não cobrança) pelos serviços...

  10. #10

    Padrão Re: ASN Duvida?

    existe sim. qualquer cidade digital , que não cobra pelo serviço não precisa SCM.
    SCM so para quem presta serviço pago. Voce pode atender a quem quiser, sem cobrar, nao precissa SCM.É mais ultimamente existe jurisprudencia de provedor liberado de SCM para prestar serviços.

  11. #11

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    existe sim. qualquer cidade digital , que não cobra pelo serviço não precisa SCM.
    SCM so para quem presta serviço pago. Voce pode atender a quem quiser, sem cobrar, nao precissa SCM.É mais ultimamente existe jurisprudencia de provedor liberado de SCM para prestar serviços.
    Mas precisa de SLP.
    Cidade digital (e prefeitura ofertando acesso gratuito) não é ISP e deve ser tratado como Usuário Final pelo NIC.br.

  12. #12

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Boa tarde caros colegas, deixa me ver se entendi...
    O amigo relata então que apenas para mim ter um bloco de ips mesmo que embora seja um /24 apenas para se iniciar os trabalhos com seu próprio bloco, ou seja com seu ASN, não precisar ter a licença SCM, e sim caso queira mais blocos e com a licença em mãos é só solicitar?
    Caso seja isso, qual seria a diferença em apenas ter o seu próprio bloco sem ser ISP e sendo ISP.

  13. #13

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Boa tarde caros colegas, deixa me ver se entendi...
    O amigo relata então que apenas para mim ter um bloco de ips mesmo que embora seja um /24 apenas para se iniciar os trabalhos com seu próprio bloco, ou seja com seu ASN, não precisar ter a licença SCM, e sim caso queira mais blocos e com a licença em mãos é só solicitar?
    Caso seja isso, qual seria a diferença em apenas ter o seu próprio bloco sem ser ISP e sendo ISP.
    Se não me engano, uma vez solicitado o ASN como Usuário Final, sempre Usuário Final. Não muda para a categoria ISP, porque essa constatação é feita ao emitir o ASN, não ao emitir blocos de IP. Mas não tenho certeza, tem que confirmar com alguém do NIC.br.

    Empresa categorizada como Usuário Final só pode comprar no máximo /22 de IPv4 e /32 de IPv6 e é mais caro. ISP não tem limites (exceto que IPv4 está acabando) e é mais barato.

    http://registro.br/tecnologia/proved...meracao#custos

  14. #14

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Se não me engano, uma vez solicitado o ASN como Usuário Final, sempre Usuário Final. Não muda para a categoria ISP, porque essa constatação é feita ao emitir o ASN, não ao emitir blocos de IP. Mas não tenho certeza, tem que confirmar com alguém do NIC.br.

    Empresa categorizada como Usuário Final só pode comprar no máximo /22 de IPv4 e /32 de IPv6 e é mais caro. ISP não tem limites (exceto que IPv4 está acabando) e é mais barato.

    http://registro.br/tecnologia/proved...meracao#custos
    Mais digamos que depois queira adquirir outra categoria, e sim como ISP, isso que queria saber, se teria algum problema.
    Ex: Hoje tenha a empresa, ainda não obtive a licença SCM e não tenho bloco próprio, para mim trabalhar mais tranquilo poderia adquirir um ASN cliente final apenas para ter um bloco de inicio, depois mudaria a categoria.
    Queria saber se teria essa problema, caso contrario esperaria mais um pouco e ja tirava como ISP.

  15. #15

  16. #16

    Padrão Re: ASN Duvida?

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Mais digamos que depois queira adquirir outra categoria, e sim como ISP, isso que queria saber, se teria algum problema.
    Ex: Hoje tenha a empresa, ainda não obtive a licença SCM e não tenho bloco próprio, para mim trabalhar mais tranquilo poderia adquirir um ASN cliente final apenas para ter um bloco de inicio, depois mudaria a categoria.
    Queria saber se teria essa problema, caso contrario esperaria mais um pouco e ja tirava como ISP.
    Se você vai fornecer o acesso a terceiros, precisa pedir como ISP. Mas como já citaram, ao você explicar que é para acesso a terceiros que não ficam na mesma edificação, vão pedir sim seu SCM... pois se você não tem SCM, não deveria estar provendo acesso para outros endereços que não o seu.

    Para você justificar como usuário final precisaria de demanda de IPs nas suas instalações, o que tipicamente acontece apenas com empresas de pelo menos médio porte.