+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra sobrecarregada?

    Boa noite. Sou cliente de um provedor via fibra, tenho um plano de 5Mb com uma ONU básica em bridge.

    Eu estou percebendo o seguinte problema, coma conexão em idle, o ping entre o meu PC e a OLT do provedor (20.25.12.1) a média fica entre 2 e 6ms, com picos rápidos de 180 ~ 200ms.

    Mas assim que o computador começa a baixar alguma atualização, ou eu mesmo peço para baixar algo, o ping vai para 2000~3000ms.

    Isso pode ser sinal de fibra sobrecarregada, problemas na conectorização, OLT sobrecarregada ou é normal na fibra isso ocorrer?

    Lembrando que minha conexão é de apenas 5 Mbps.

  2. #2

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    Bom dia amigo,

    Dependendo da configuração do controle de banda do seu provedor isso pode ser normal. Vamos dizer que ele priorize o tráfego TCP\UDP mais do que o ICMP. Dessa maneira quando você estiver ocupando a banda de 5 Mbps com um download http, ftp, torrent e etc o seu ping com certeza ficará alto, pois o ICMP não será priorizado.

    Normalmente priorizamos da maneira contrária. O ICMP ter prioridade sobre os outros.

    Os downloads estão atingindo a sua banda contratada?

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    Independente do meio de comuniçaçao estorou a banda o ping sobe porque vc entra em fila de requisição. Isso eh regra
    Sistemas Gepon tem capacidade de ate 1.25gb e Gpon ate 2.5gb. Onu e ont porta giga. Conexão mal feita nem funciona. Atenuação pode ocorrer

  4. #4

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    O Ping na fibra dentro da rede e 0, se não estiver baixando nada.

  5. #5

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    Se usar conversor barato no cliente, é fácil ter ping de 2-5ms mesmo sem tráfego.

    Se tem esses pings, eu suspeitaria que tem conversor basicão aí no meio, na hora de virar ethernet (No cliente ou na base) é que o ping maior aparece.

  6. #6

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    tem que ver se ele não esta usando a internet por roteador sem fio, ai ja muda muito.

  7. #7

    Padrão Re: Fibra sobrecarregada?

    Fibra sobre carregada= Não
    Conectorização=Não
    OLT sobrecarregada=Não
    Ping a OLT 2ms a 6ms= Normal

    Esse "problema" é configuração do provedor deve estar limitando o download.