+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPv6 endereço link-local estático

    Olá pessoal, estou tentando configurar um endereço link-local em uma interface no Mikrotik, mas ele não aceita que eu especifique manualmente um endereço, só deixa usar o endereço gerado automaticamente (EUI64). Aparece o seguinte erro:
    failure: can not add link local address
    Alguém que já teve esse problema sabe como resolver?

    Tópico no fórum oficial do Mikrotik: http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=2&t=109379

  2. #2

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Só funciona se for /64

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot from 2016-06-16 00:20:35.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	7,9 KB
ID:      	64248
    Mesmo colocando prefixo /64 não funciona (nem pelo Winbox nem via CLI).

  4. #4

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Seleciona o pool e ativa o EUAI64

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Mas é justamente o que eu não quero fazer, usar EUI64. Preciso definir manualmente um endereço de link-local.
    Não estou usando pool.

  6. #6

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Endereços do tipo link-local não podem ser configurados manualmente. Eles são gerados automaticamente pelo protocolo, e também não podem ser excluídos. Numa rede local, todos os dispositivos no mesmo domínio de broadcast conversam entre si usando endereços do tipo link-local.

  7. #7

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    uesleycorrea, em outras plataformas (como Linux, Cisco...) consigo definir manualmente o endereço link-local. Preciso padronizar o endereço do gateway da rede como fe80::1 por exemplo, para facilitar na configuração do usuário e ter certeza de que um novo endereço diferente não serão gerado em caso de substituição do hardware.

  8. #8

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Não seria mais fácil usar um 2001:db8::/32 para isso?

  9. #9

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    RFC4291:


    2.5.6. Link-Local IPv6 Unicast Addresses

    Link-Local addresses are for use on a single link. Link-Local addresses have the following format: | 10 | | bits | 54 bits | 64 bits | +----------+-------------------------+----------------------------+ |1111111010| 0 | interface ID | +----------+-------------------------+----------------------------+ Link-Local addresses are designed to be used for addressing on a single link for purposes such as automatic address configuration, neighbor discovery, or when no routers are present. Routers must not forward any packets with Link-Local source or destination addresses to other links.




    Então, se você quer fazer isso pra roteamento, pode funcionar, mas a RFC reza que não deve funcionar.

  10. #10

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Não seria mais fácil usar um 2001:db8::/32 para isso?
    Mas os endereços 2001:db8::/32 não são link-local. Eles são endereços reservados para documentação (RFC 3849).

    E quanto a RFC 4921, ela diz que pacotes com endereços link-local não devem ser roteados, mas isso não impede de usá-los localmente (afinal está é a finalidade, comunicação dentro de um mesmo segmento/link).

  11. #11

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Estes endereços 2001:db8 é unique local

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Estes endereços 2001:db8 é unique local

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App
    De acordo com as RFCs os endereços 2001:db8::/32 são reservados para documentação. Os endereços Unique-Local são fc00::/7. O meu problema é com os endereços link-local (fe80::/10).


    RFC 4193 - Unique Local IPv6 Unicast Addresses
    3. Local IPv6 Unicast Addresses
    3.1. Format
    [...]
    Prefix FC00::/7 prefix to identify Local IPv6 unicast
    addresses.


    RFC 3849 - IPv6 Address Prefix Reserved for Documentation
    The document describes the use of the IPv6 address prefix 2001B8::/32 as a reserved prefix for use in documentation.

  13. #13

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    E estudei um pouco e estou aprendendo sobre ipv6, é um meio diferente do ipv4 já que trabalhamos com redes inteiras

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: IPv6 endereço link-local estático

    Recomendo o livro da nic.br no site ipv6.br . muito bom e 100% gratis em pdf. E parabens por estar. Se esforçando em conhecer esse novo protocolo.

    Enviado via LG-V480 usando UnderLinux App