+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas no divisão do Link full

    Boa tarde,

    Prezados pode ate ser uma pergunta boba, mas preciso de alguma resposta de vcs referente a como e feita a divisão de um link full em relação ao ADSL.

    Ex: no ADSL coloco para um cliente 512x2048 no cado do full ex: 02 megas para 50 clientes e uma boa divisão?


    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas no divisão do Link full

    Geralmente quando nos referimos a Full estamos falando que o meio de comunicação suporta a mesma velocidade de RX e TX ao mesmo tempo. Ou seja, 100Mbps Full quer dizer que você tem 100Mbps de TX, e 100Mbps de RX, o que agregado são 200Mbps. Porém, você não tem 200Mbps em uma única direção, o seu limite é de 100Mbps em cada direção porém o uso de uma delas não diminui a capacidade da outra.

    Quando você disse que coloca "512x2048 no cabo full" eu não tenho nem ideia do que você quer dizer com isso. Agora se você esta perguntando se 2Mbps serão suficientes para 50 pessoas, eu diria que depende do perfil de uso dessas 50 pessoas, mas hoje em dia acho que é aceitável confirmar que é bem pouca banda 2Mbps para 50 usuário para o perfil mediano.

  3. #3
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Duvidas no divisão do Link full

    Aqui 50 conectados, plano de 1m e 3 links velox, pico de 12m

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Geralmente quando nos referimos a Full estamos falando que o meio de comunicação suporta a mesma velocidade de RX e TX ao mesmo tempo. Ou seja, 100Mbps Full quer dizer que você tem 100Mbps de TX, e 100Mbps de RX, o que agregado são 200Mbps. Porém, você não tem 200Mbps em uma única direção, o seu limite é de 100Mbps em cada direção porém o uso de uma delas não diminui a capacidade da outra.

    Quando você disse que coloca "512x2048 no cabo full" eu não tenho nem ideia do que você quer dizer com isso. Agora se você esta perguntando se 2Mbps serão suficientes para 50 pessoas, eu diria que depende do perfil de uso dessas 50 pessoas, mas hoje em dia acho que é aceitável confirmar que é bem pouca banda 2Mbps para 50 usuário para o perfil mediano.
    Boa tarde Inquiery,

    Acho que me expressei mal, o que eu queria dizer na questão do 512x2048 para o cliente não e o link full e sim ADSL, minha duvida e o seguinte, se numa rede com 30 clientes eu tenho 50megas da GVT Adsl e coloco 512x2megas, 512x4megas, eu desejo trocar ADSL por 2megas Full, minha duvida e na divisão de banda para esse clientes? como eu coloco na MK para cada usuario?

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas no divisão do Link full

    Se você ja tem usuários com 2Mbps e 4Mbps, e contratar um link de 2Mbps da pra dizer com segurança que não vai ser o suficiente. Pra começar, nem um único usuário de 4Mbps usando sozinho vai conseguir usar a banda que você está definindo pra ele.

    A questão do link ser 2Mbps full, você pode (a nível de analise de link) seguramente definir bandwidths iguais para Down/Up para o cliente, por exemplo 2048/2046 ou 4096/4096. Alguns trabalham assim. Eu recomendaria mais cautela no aumento das taxas de upload, visto que normalmente usamos muitos rádios, você não tem meios de transmissão isolados de meios de recepção, isso quer dizer que o uso do upload na sua rede (na sua rede, interna, sem envolver link ainda) vai interferir na capacidade de download dela. Você tem que ir dimensionando levando em conta não somente o seu link, mas a capacidade da sua própria rede. É normal definir uma taxa de upload consideravelmente menor que a de download, pois o uso de upload é bem menor de modo geral, e então você tem que considerar que se você vende 4Mbps/4Mbps você está efetivamente alugando um total de 8Mbps de capacidade da sua rede, e não de 4Mbps. Agora se você vende 4Mbps/512Kbps, você está usando uma capacidade de 4,5Mbps.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas no divisão do Link full

    50mb de link ou 50mb de adsl é a mesma velocidade, não muda em nada, o que muda é a qualidade (ping, latencia, jitter), o SLA, os prazos para suporte, as limitações e etc .... se atende seus clientes com 50mb de adsl, vai precisar dos mesmos 50mb de link dedicado, talvez com menos até funcione (uns 40mb por conta da garantia de banda e upload maior) mas 2mb nem em sonho ... se vende planos de 2mb e vai ter um link de 2mb um unico cliente consumirá toda sua banda

  7. #7
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Duvidas no divisão do Link full

    Então, aqui no oeste mato-grossense, bem escasso link, por isso adsl, um provedor de uma cidade vizinha, pega link da eletronorte, ele faz ptp uns 80 km, cotei 10 mega full, o cara me cobrou 2800 e fidelidade de 12 meses. Vendo 1M a 55 reais, rsrs

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App