+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    minha rede em casa:
    Rb 2011 - gateway/dhcp da rede
    modem velox em bridge com o RB na porta 1
    3 repetidores wifi para pegar sinal na casa toda.
    vpn - pptp
    até aqui tudo certo e funcionando, os repetidores mandam o dhcp da rb e tudo funcionando.

    Estou querendo fazer o seguinte:
    quero configurar o hotspot pra funcionar no salão da minha mãe, somente nos dispositivos que estiverem na rede "10.5.50.1-exemplo" sem interferir na minha rede que esta na faixa 192.168.0.1, assim colocaria um repetidor no salão mandando o dhcp do hotspot.

    quando ativo o hotspot em bridge ele passa pra toda rede, até a minha fica pedindo o login no navegador.

    eu consegui só colocando pra sair pela eth5 ai nao interfere em minha rede, porém nao tem como eu passar um cabo saindo da eth5 até um roteador no salão. por isso quero passar pela minha rede que já está funcionando e chegando lá só distribuir os ips pelo repetidor.

  2. #2

    Padrão Re: [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    a rede do hotspot deve ficar em outra rede, tira uma das portas da bridge e atribui esse endereço cria um pool, dhcp ai vai pro hotspot


    Sent from my iPhone usring UnderLinux

  3. #3

    Padrão Re: [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    então, eu fiz isso. tirei a porta 5 da bridge e joguei o hotspot pra ela, sendo que quando coloco alguem que esta na rede bridge com o ip da porta 5 (10.5.50.x), não funciona e com o ip das portas que estão em bridge(192.168.0.x) funciona o hotspot. ou se eu coloco conectado direto na porta 5 funciona também.

  4. #4

    Padrão Re: [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    Se o roteador do salão suporta VLAN, você poderia rodar o hotspot em cima dessa VLAN.

    Mas uma forma de fazer isso, é simplesmente adicionar a sua rede local (192.168.0.0/24) no IP->Bindings como "bypassed". Assim, quaisquer outros endereços teriam que autenticar no Hotspot, menos a rede 192.168.0.0/24, o que gera um certo problema de segurança, pois como está em bridge, se um cliente colocar manualmente um IP na faixa 192.168.0.0/24, ele vai cair na regra de bypass e vai passar reto tb.

  5. #5

    Padrão Re: [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Se o roteador do salão suporta VLAN, você poderia rodar o hotspot em cima dessa VLAN.

    Mas uma forma de fazer isso, é simplesmente adicionar a sua rede local (192.168.0.0/24) no IP->Bindings como "bypassed". Assim, quaisquer outros endereços teriam que autenticar no Hotspot, menos a rede 192.168.0.0/24, o que gera um certo problema de segurança, pois como está em bridge, se um cliente colocar manualmente um IP na faixa 192.168.0.0/24, ele vai cair na regra de bypass e vai passar reto tb.
    Eu pensei em fazer isso do bypassed, só que pensei colocando pelos ips manualmente em vez da faixa. a faixa seria melhor pra nao ficar sempre tendo que add um ip novo. e colocaria o roteador do salão em modo cliente/ap, e a autenticação seria por voucher.

    no caso da vlan como eu mandaria pela rede bridge o hotspot sem atrapalhar a minha rede?

  6. #6

    Padrão Re: [Ajuda] Configurar Hotspot na rb 2011 por ip na rede interna

    Se o roteador lá suprota VLAN, ou se você tem algum switch que suporte VLAN, basta você adicionar uma VLAN no Mikrotik com a ID que você quiser, tendo a interface bridge como a interface sobre a qual a VLAN vai rodar.
    Depois disso, configura o hotspot para rodar sobre essa interface VLAN.

    Deixar o roteador em modo cliente/ap você quer dizer que ele vai ser um repetidor? Não tem cabo ligado direto nele no caso? Se esse for o caso, tem que configurar ele como repetidor em modo bridge se é que ele tem essa configuração. Alguns roteadores, quando configurados para modo cliente e AP ao mesmo tempo, tem como você configurar se quer que trabalhem em bridge, ou fazendo roteamento entre as duas redes. Para dar certo o seu caso, tem que ser bridge.