+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FTTH ou PACPON

    Gostaria de saber a opinião de vocês referente a rede FTTH ou PACPON,
    qual seria mais viável hoje?

  2. #2

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Já analisei isso e a conclusão que cheguei foi a seguinte: PACPON só é interessante se o provedor paga do próprio "bolso" as instalações dos clientes, ou se o custo de uma instalação FTTH é muito alto para seus clientes e você não tem flexibilidade para parcelar, que é o caso quando se usa ativos não nacionais, ou seja, ONUs não financiáveis pelo BNDES.

    Mesmo quando as ONUs não são financiadas, o cabo drop e demais acessórios ópticos podem ser, então a questão do custo de instalação FTTH é difícil ser motivo suficiente para usar PACPON.

    Há ainda um outro motivo fraco para PACPON ser interessante: instalação mais fácil dos clientes, sem necessitar de profissionais mais capacitados, com habilidade com fibra óptica.

    Em todos demais casos, FTTH é mais interessante, no meu ver, e estará criando uma rede à prova de futuro, enquanto que uma híbrida com PACPON vai te limitar a vender no máximo uns 50Mbps em GPON e 25Mbps em GEPON, isso com divisão 1:64 na porta PON (se for 1:128, 25Mbps em GPON e 12,5Mbps em GEPON) e taxa de compartilhamento de 1:10, que é bem exagerada (com uma taxa mais confiável, como 1:4, o máximo é uns 10Mbps em GEPON com 1:64, 5Mbps GEPON 1:128, 20Mbps GPON 1:64, 10Mbps GPON 1:128)!

    Lembrando que o jeito certo de se fazer uma rede para PACPON é projetando-a já para FTTH. Então não há economia com cabos nem OLT se fizer assim, por isso o único custo que importa analisar é o da instalação do cliente.

  3. #3

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Obrigado pelas dicas TsouzaR. Vai me ajudar muito.

  4. #4

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    A outra grande questão é: quem garante a alimentação do switch, os usuários? e quem garante que manterão seus devices ligados?

    Lembrando que precisaria de um mínimo de usuários ligados para energizar o switch.

    É muito arriscado!!!

    []s

  5. #5

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Pacpon é a solução mais viável hoje sem dúvida.Porém,com todo respeito a quem usa mas acho pacpon uma gambiarra.
    Se tiver condições reais de por ftth será feliz por tempos.A questão é o valor.
    Como o tópico sujere,a solução hoje.A questão que hoje o dólar está alto,mão de obra cara,ferramentas caras,material caro e etc.
    Fazer uma instalação ftth sai uns 500,00.Quem quer pagar uma taxa de instalação de 500,00 reais?
    Na minha opinião é válido o investimento mas quem pode entregar planos de 30M em fiante com valor alto e que análise o cliente em questão.Imaginem instalar 100 clientes ?Vai dar 50mil.Se tiver inadimplência alta quebra a empresa.
    Enfim,investir em ftth tem que saber mesmo o que quer,estudar às possibilidades e claro ter condições de se manter.

  6. #6

  7. #7

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Um outro aspecto que deve ser lembrado é o custo de operação e manutenção da rede. Não deve ser apenas o de instalação ou ativação.

  8. #8

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Amigo vou expor minhas experiencias em PACPON e FTTH,

    PACPON (tenho uma rede em PACPON DE APROXIMADAMENTE 200 ASSISNATES)em duvidas a rede é "mais barata" quando se fala em cliente final, pois coloca-se 1 PAC 8 portas e consegue atender os clientes, mas o grande dilema dela se chama ativo na rede, vira e mexe ela trava, ou a fonte do cliente manda um surto eletrico para a PAC, e acaba dando prejuizo muitas das vezes na troca da PAC, sem contar que o cabo que vc tem q usar do assinante ate a PAC tem que ser um cabo blindado ao qual nos sabemos que é muito caro, ate mesmo mais caro do q a fibra ftth... rede na PAC gera muitas, mas muitas assistencias... tenho isso comprovado.. e outro fator é que o custo da implantação da rede, sai mais caro do que a implantação FTTH.. Ja que vc tera q colocar varias PACPON em uma rua...

    FTTH .. (TENHO UMA REDE EM FTTH APROXIMADAMENTE 300 ASSINANTES) o unico problema que tenho nessa rede se chama assinante, pois o mesmo por nao conhecer a tecnologia ainda, digo nao a maioria,... acaba quebrando a fibra instalado dentro de casa... mas é só tambem, o problema com rede externa é praticamente ZERO,(exceto quando rompe fibra).

    meu balanco atual é o seguinte

    PACPON = 200 assinantes - a media de assistencia é de 60 ao mes, (pacpon travada, fonte queimada, conector que destrava da pacpon, etc..)

    FTTH = 300 assinantes - a media de assistencia é de 15 ao mes, (fibra quebrada, onu que queima a pon, etc..)..

    entao amigo, procure saber bastante..

  9. #9

    Padrão Re: FTTH ou PACPON

    Obrigado pelas respostas Wa7792