+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Ping rede interna mikrotik

    Galera,
    sou meio leigo no assunto.

    meu problema é o seguinte

    possuo um MK onde ether1 eh a WAN (ip válido) e ether2 eh a rede fria
    essa rede eh PPPoE

    tipo

    a ether2 está linkados rádios q fazem a distribuição residencial via cabo.

    seguinte

    faço ping de um computador que se encontra com ip válido, para a RB... OK... responde normalmente
    agora... gostaria de saber como eu faço PING do mesmo computador para a rede fria (rádios), que está em outra ethernet da RB????

    isso me ajudaria muito... pois pretendo instalar o PRTG na CPU

    pq toda hora tenho q ficar acessando as RBs para testar os PINGs...

  2. #2

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    Na ether2 você precisa ter um IP na mesma rede que estão os radios.
    Por exemplo, se seus radios estão na rede 192.168.1.0/24, então você pode colocar na ether2 o IP 192.168.1.1. A partir dai, todos os computadores da rede onde a RB for o gateway vão acessar todos os radios. Esse é justamente o serviço de um roteador, rotear pacotes entre redes que ele conhece.

    O que você tem que fazer, para facilitar sua vida com os dispositivos remotos (radios e computadores) não conhecerem a rede de origem a qual tenta se comunicar com eles, é fazer um NAT (mascarar) o trafego entre as redes. Dessa forma você não precisa adicionar rotas nos radios e computadores para que "se enxerguem".

    Basta algo assim:

    Código :
    /ip firewall nat add chain=srcnat out-interface=ether2 action=masquerade

  3. #3

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    rapaz... até ae blz... pq o PC estará conectado a RB...
    o que eu quero é o seguinte...
    são várias RBs... cada uma com sua respectiva porta com IP frio...

    e apenas 1 computador para monitorar... ele monitora as RBs numa boa...
    o problema eh monitorar as redes internas dessas RBs....

    entendeu?

  4. #4

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    Se a sua rede não está em bridge, você vai ter que fazer roteamento entre as RBs, informando qual rede está em qual RB nas rotas de cada RB. Se são muitas, melhor você configurar um OSPF, que é roteamento dinamico, que depois de configurado o basico (e não é difícil), ele ja levanta todas as rotas de todas as RBs de forma automatica (dinamica).

    Procura no Youtube sobre "OSPF" ou "Mikrotik OSPF", tem vários video-tutoriais de como configurar.

    Caso não queira se incomodar com isso, e que a quantidade de RBs não seja tão grande, posta uma imagem da topologia da rede, que damos uma olhada para ver como esta fazendo e como pode resolver.

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    Pela oque eu entendi ele está querendo fazer um monitoramento estando fora da rede, se for isso faça uma vpn.