+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Ping rede interna mikrotik

    Galera,
    sou meio leigo no assunto.

    meu problema é o seguinte

    possuo um MK onde ether1 eh a WAN (ip válido) e ether2 eh a rede fria
    essa rede eh PPPoE

    tipo

    a ether2 está linkados rádios q fazem a distribuição residencial via cabo.

    seguinte

    faço ping de um computador que se encontra com ip válido, para a RB... OK... responde normalmente
    agora... gostaria de saber como eu faço PING do mesmo computador para a rede fria (rádios), que está em outra ethernet da RB????

    isso me ajudaria muito... pois pretendo instalar o PRTG na CPU

    pq toda hora tenho q ficar acessando as RBs para testar os PINGs...

  2. #2

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    Na ether2 você precisa ter um IP na mesma rede que estão os radios.
    Por exemplo, se seus radios estão na rede 192.168.1.0/24, então você pode colocar na ether2 o IP 192.168.1.1. A partir dai, todos os computadores da rede onde a RB for o gateway vão acessar todos os radios. Esse é justamente o serviço de um roteador, rotear pacotes entre redes que ele conhece.

    O que você tem que fazer, para facilitar sua vida com os dispositivos remotos (radios e computadores) não conhecerem a rede de origem a qual tenta se comunicar com eles, é fazer um NAT (mascarar) o trafego entre as redes. Dessa forma você não precisa adicionar rotas nos radios e computadores para que "se enxerguem".

    Basta algo assim:

    Código :
    /ip firewall nat add chain=srcnat out-interface=ether2 action=masquerade

  3. #3

    Padrão Re: Ping rede interna mikrotik

    rapaz... até ae blz... pq o PC estará conectado a RB...
    o que eu quero é o seguinte...
    são várias RBs... cada uma com sua respectiva porta com IP frio...

    e apenas 1 computador para monitorar... ele monitora as RBs numa boa...
    o problema eh monitorar as redes internas dessas RBs....

    entendeu?

  4. #4