Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Modelo B5c, 4 km de distancia, 520 Mbps e latencia de 1 ms.

    Com certeza a distancia é pequena, mas nesse mesmo enlace já usei RB912 Rocket ac e nunca passou mais de 150 Mbps.

    Agora pretendo usar em distancia maior.

  2. #22

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Estou precisando fazer um ptp de 5km p/ passar uns 200mb e estou de olho nos mimosa tbm. Qual os níveis de sinal que vc conseguiu para que passe essa banda? Quando chove cai muito a qualidade de sinal e banda passante? Qual a antena utilizada? Vlw!

  3. #23

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Modelo B5c, 4 km de distancia, 520 Mbps e latencia de 1 ms.

    Com certeza a distancia é pequena, mas nesse mesmo enlace já usei RB912 Rocket ac e nunca passou mais de 150 Mbps.

    Agora pretendo usar em distancia maior.
    Interessante...

    520Mbps half, full ou agregado?
    Como é a interferência nesse cenário?
    O Rocket AC que você testou era o modelo PTP com AirPrism?

  4. #24

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    As antenas que usei foram as Rocket Dish de 30 dBi, o sinal ficou em -50.

    A qualidade do enlace não muda nada com chuva, pois o nível de sinal está muito bom e a distancia é pequena.

    Tem muita interferencia no local, porém usei frequencia baixa (4950 Mhz) nesse canal não tem ninguém.

    O modelo de Rocket que testei é sim o com Airprism. O Rocket até é bom, mas tem muito pouco canal disponível e sofreu demais com interferencia.

  5. #25

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    As antenas que usei foram as Rocket Dish de 30 dBi, o sinal ficou em -50.

    A qualidade do enlace não muda nada com chuva, pois o nível de sinal está muito bom e a distancia é pequena.

    Tem muita interferencia no local, porém usei frequencia baixa (4950 Mhz) nesse canal não tem ninguém.

    O modelo de Rocket que testei é sim o com Airprism. O Rocket até é bom, mas tem muito pouco canal disponível e sofreu demais com interferencia.
    Então o seu é mais um caso de bom desempenho dos rádios Mimosa, porém fora das faixas permitidas...

    Esse tipo de caso está criando uma grande expectativa encima desses rádios, quando na verdade pode ser que eles não sejam tão excepcionais assim por causa da real necessidade de SNR bem alto. Até agora não vi um relato em que se tenha tido bons resultados com Mimosa em ambiente com interferência média ou alta. Ou seja, AirFiber 5X ainda tem seu espaço.

    Para fim de comparação, você testou o Rocket AC nesses canais licenciados (4.9GHz ou 6Ghz)? Como foi o desempenho dele?

  6. #26

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Como funciona o AirfiberX eu não sei, pois nunca usei. Porém não acredito ser muito diferente do RocketAC.

    Que os rádios MIMOSA são muito superiores ao Rocket AC eu não tenho a menor dúvida. Eles possibilitam o uso de maior largura de banda (até 160 Mhz), possibilitam o uso de canais não contínuos, possibilitam o uso de frequencias licenciadas, tem maior potencia de RF e o mais importante, seu firmware é absurdamente melhor do que os Ubiquiti.

    Mas uma coisa é certa, exigem SNR alto para alto desempenho. Mas aí é uma questão de física, de princípios de Telecom, quanto maior o nível de complexidade do esquema de modulação, maior o SNR exigido. Isso vale pra qualquer rádio, os rádios licenciados por exemplo trabalham com nível se sinal entre -40 pra ter desempenho máximo.

    Não testei o Rocket AC em canais licenciados, pois ele não possibilita o uso.

  7. #27

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Muito boa sua afirmação. O Problema principal é esse mesmo.

  8. #28

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Então gente...desculpe a colocação mas é óbvio que para comparar rádio tem que ser o mesmo cenário. ..Não adianta comparar uma mimosa com sinal de -60 em zona poluída com um airfiber com -40 no meio do mato...fala sério né. ...
    Mas um coisa me deixa curioso...tem um radio aqui que ninguém comentou a RB 911AC sei que as 922 nego reclama de algumas coisas...mas nunca vi reclamação dessas...que. .na verdade seriam uma 912 elaborada para AC concordam??...Não me falem de rádio de 2 conto pra cima pq não é o caso agora...Vale a informação e a discussão ... mas não é meu caso agora...aguardo

    Enviado via SM-G900M usando UnderLinux App

  9. #29

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Acho que o problema das RBs em 802.11ac é de software, implementação do protocolo e firmware, não de hardware...

    RB911 e RB921/922 são praticamente iguais (mesmo chipset, RAM, etc.), exceto que as 92x possuem porta SFP e opção triple chain e as 921 possuem mais potência que todas.

  10. #30

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Proxima semana subo mimosa no mesmo ptp atual. 56km dish 34 af5x 270down e 65up
    @Tsouza O AF5x nao entrega oque aquele grafico promete nunca, pessoal da ubnt bate nessa teclada direto ppostei o cenario e etc no forum oficial ja tem mais de 6 meses e sem soluçao, sem fala que modula pra cassete e pra se conseguir 8x nao se pode usar mais de 19dbi ou 21 pra 6x isso pra longa distancia e tenso. Enfim tem 15d que subi huawei nesse parte da rede. Estou apenas chegar os meus mimosa lite pra tirar os b5c do enlace atual e subir no acima. Canal usado pelo af5-x 5825 e 5575 pretendo usar exatamente os msm

  11. #31

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Uma outra pergunta...andei vendo e revendo os cálculos para estimativa de sinal com os dados de ganho de antena...DISTÂNCIA ...potencia dos rádios. ..etc...mas alguém poderia me explicar corretamente como fazer esse cálculo.

    Enviado via SM-G900M usando UnderLinux App

  12. #32

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Opa, foi mal a demora, estava sem pc esse mês.

    Bom, o calculo é basicamente pegar a potência total de emissão, que é a potência EIRP, descontar a perda por distância, e aplicar o ganho da antena no outro lado.

    Se tem digamos 40dBm EIRP saindo (E isso pode ser 20dBm de potência no rádio, e 20dBi de ganho da antena, ou pode ser 10dBm + 30dBi, tanto faz);

    Se tem digamos 108dBm de perda por distância (Em 1km perde 108dBm em 5,8GHz, seja 1km no Brasil, em Madagascar, na China...);

    Se a antena no outro lado tem 20dBi de ganho;

    A conta fica:

    40dBm EIRP - 108dBm + 20dBi

    40 - 108 + 20

    -68 + 20 = -48

    O sinal na saída da antena no outro lado seria de -48dBm, um sinal excelente até pra AC em 1km. Mas... em 30km um sinal de -48dBm não vai permitir tanta banda passando.

    Alguém alguma vez tinha colocado um tutorial ou post num blog do Under com uma tradução disso, não sei se explica melhor:
    http://www.piscespacific.org/livesit...alculation.pdf



    Eu gosto de sugerir esse site pro cálculo:

    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Pegando a maior perna da melhor opção, 45km (Ou 28,1 milhas), com 2 antenas de 34dBi, fica assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	224,2 KB
ID:      	64575

    Se o rádio permite digamos 22dBm em digamos MCS13, não quer dizer que vai ter um ótimo throughput assim, tem que testar se com potência no talo ele não perde pacotes, eu evito usar a potência máxima do datarate, uso uns 2dBm a menos que o limite informado no datasheet.

    Sobre essa margem, eu sempre digo que uma margem de 20dBm (Entre sensibilidade e sinal presente) pra 1km tá ótima. Pra 10km ela está por um fio, pra 15km já precisa uma margem lá pelos 25dBm, e com 30km só consegui CCQ alto com 30dBm de margem! Nunca fiz PTP maior que 30km por isso, não é difícil conseguir -50dBm de sinal, mas... com -50dBm em PTP de 1km você consegue CCQ e throughput que com -50dBm em 30km não dá nem pra sonhar! Pra mim é culpa do efeito multipath, teria que ter uns 300% da zona de Fresnel limpos pra ter CCQ de 98-99% nessas distâncias, e isso só existe colocando as 2 torres no alto de 2 morros, com um vale entre eles.

    O cálculo é até simples, mas se vai conseguir X throughput com o sinal Y é outra estória, até 25 ou 30km eu tenho uma noção de que a margem que esse site usa bate mais ou menos, mas acima disso não sei se precisa tanta margem assim (Ele sugere 35dBm de margem).