Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novo Enlace, sugestões

    Prezados,
    Tenho um novo enlace pra fechar de 70km porém por conta da visada não podera ser direto, dai terei que fazer um salto e tenho como fazer com 2 opções:

    opção 1: um enlace de 45km e outro de 25Km;
    opção 2: um enlace de 57km e outro de 13km;

    Estou comprando 2 algcom de 1.2 e 2 de 0.9, os radios pretendo usar 4 RB922.

    O que sugerem quanto as opções e quanto aos radios. USO hj as 912 e não tenho do que reclamar, o AF5x ta caro x enquanto. e pelo que vi x ai o ganho de banda x preco em relação o MK não é la essas coisas.

    Aguardo

  2. #2

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    hummm!!!
    vc viu esse ptp de 57 km,e esse de 45 km,sei não heim!!!
    só radio profissional...
    é muita grana em jogo.

  3. #3

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Opção 1 : tem menor percurso por link.

  4. #4

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Não conheço a linha ac da mikrotik, mais vejo muitas reclamações sobre travamentos, não sei ao certo se é problema se software ou mesmo hardware, se for do primeiro tem solução e é uma boa opção.

    Tem o airfiber X (não sei como anda a questão de queima de porta lan) tem também o rocket ac, e o mimosa. Terei que fazer um enlace longo também daqui algumas semanas ou alguns meses, coisa de 65km visada perfeita, penso em usar antenas de 1.2m ou mesmo de 1.5mt e a linha ac da mikrotik.

    Não podemos esquecer dos epmp da cambium que em caso de usar rb912 vai ter praticamente o mesmo desempenho porém acho que bem mais fácil e rápido para configurar e deixar o enlace redondo, meus enlaces com rb912 estão rodando ótimos aqui porém foram-se quase ano para deixa-los redondos de forma com a realidade do ambiente em que estão, porém volta e meia da uma arruinada ae tenho que mexer nas configurações.

    Sempre é bom ter um enlace com pelo menos o dobro da capacidade da qual você pretende usar no momento, pois a internet evolui muito rápido, questões climáticas, de visada ou apontamento também podem degradar o enlace por tanto sempre compro rádio anos a frente do que realmente vou utilizar no momento.

  5. #5

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Não conheço a linha ac da mikrotik, mais vejo muitas reclamações sobre travamentos, não sei ao certo se é problema se software ou mesmo hardware, se for do primeiro tem solução e é uma boa opção.

    Tem o airfiber X (não sei como anda a questão de queima de porta lan) tem também o rocket ac, e o mimosa. Terei que fazer um enlace longo também daqui algumas semanas ou alguns meses, coisa de 65km visada perfeita, penso em usar antenas de 1.2m ou mesmo de 1.5mt e a linha ac da mikrotik.

    Não podemos esquecer dos epmp da cambium que em caso de usar rb912 vai ter praticamente o mesmo desempenho porém acho que bem mais fácil e rápido para configurar e deixar o enlace redondo, meus enlaces com rb912 estão rodando ótimos aqui porém foram-se quase ano para deixa-los redondos de forma com a realidade do ambiente em que estão, porém volta e meia da uma arruinada ae tenho que mexer nas configurações.

    Sempre é bom ter um enlace com pelo menos o dobro da capacidade da qual você pretende usar no momento, pois a internet evolui muito rápido, questões climáticas, de visada ou apontamento também podem degradar o enlace por tanto sempre compro rádio anos a frente do que realmente vou utilizar no momento.
    Concordo...É o que estou fazendo

    Sent from my SM-G900M using UnderLinux mobile app

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Pesquise também sobre os equipamentos MIMOSA.

  7. #7

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Minha dica 45km ideal 1.2 + mimosa b5c e 25km ideal 0.90 e mimosa b5c
    Fuja dessas porcaria ac da mk, se nao pode comprar mimosa agora mete rb912 ela vai bem ate 120mb half

    Mimosa + ideal se vai gastar facil 12mil... Entao se grana nao for problema ideal 1.8 6ghz + huawei 950 55km e 23km ideal 0.90 8ghz e huawei 950

  8. #8

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Pelos relatos que já vi, rádios 802.11ac, como os Mimosa, têm menor desempenho à medida que a distância e/ou a interferência são maiores, sendo que menor distância compensa maior interferência e vice versa.

    Me lembro vagamente de um caso que alguém relatou que mal conseguiu 80Mbps com Mimosa em uma distância grande, e ainda com instabilidade. Trocou por RB912 e está lá, os mesmos 80Mbps ou até um pouco mais, com estabilidade por ser 802.11n.

    Os casos que já vi com Mimosa conseguindo resultados numerosos, como 500Mbps agregados, pelo que me lembro foram sempre em pequenas distâncias ou pouca interferência, como enlaces mediamente longos (até uns 50Km) no meio do mato.

    Para casos de longa distância ou mesmo pouca distância com interferência significativa, AirFiber 5X certamente terá melhor desempenho, conseguindo fácil 200Mbps ou até mais de 300Mbps agregados.

    Há relatos impressionantes nas seções Stories e Experiências nos fórums internacional e português da UBNT, inclusive casos com entre 200Mbps e mais de 300Mbps de capacidade agregada em mais de 100Km, 200Km e até 300Km.

    Veja esse caso de 356Mbps agregados em um único PTP de 304Km, duvido que algum dia veremos um rádio 802.11ac conseguindo tal proeza: http://community.ubnt.com/t5/airFibe.../cns-p/1608780

    Claro que nessa distância tão grande o enlace não deve permanecer tão estável devido a efeitos naturais, principalmente no clima do Brasil, mas o fato de o AF-5X conseguir esses resultados demonstra o quão superior ele é para cenários de grandes distâncias.

    Com tudo isso quero dizer que o custo maior do AF-5X é justificável sim pela vantagem em comparação a outros rádios. Enquanto rádios 802.11ac são muito sensíveis ao ambiente, com AF-5X é praticamente garantido ter entre 200Mbps e mais de 300Mbps agregados em quase qualquer cenário.

    Respondendo diretamente à pergunta do tópico, eu recomendaria o seguinte:

    Opção 1 com AF-5X em ambos saltos; ou
    Opção 2 com AF-5X no salto de 57Km e Mimosa no salto de 13Km.

    Qual, exatamente, vai depender dos custos de ambas opções (não calculei), quanto você tem de verba para esse projeto, se há muita interferência no salto de 13Km, qual a demanda atual e prevista de banda (em cenário ideal, pouca interferência, acho que o rádio Mimosa nos 13Km deve conseguir quase o dobro de capacidade que o AF-5X nos 57Km na opção 2, então bastaria duplicar ou usar AF NxN no enlace mais longo para dobrar a capacidade do enlace futuramente, enquanto a opção 1 requer o upgrade em ambos saltos), etc.

    Nota de isenção: não garanto nenhum resultado mencionado. Tudo que falei aqui é resultado de meu conhecimento e experiências menores com RF e deduções feitas a partir de relatos de experiências reais realizadas por terceiros.

  9. #9

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Prezados,
    Tenho um novo enlace pra fechar de 70km porém por conta da visada não podera ser direto, dai terei que fazer um salto e tenho como fazer com 2 opções:

    opção 1: um enlace de 45km e outro de 25Km;
    opção 2: um enlace de 57km e outro de 13km;

    Estou comprando 2 algcom de 1.2 e 2 de 0.9, os radios pretendo usar 4 RB922.

    O que sugerem quanto as opções e quanto aos radios. USO hj as 912 e não tenho do que reclamar, o AF5x ta caro x enquanto. e pelo que vi x ai o ganho de banda x preco em relação o MK não é la essas coisas.

    Aguardo
    Amigo, quanto MB pretende passar nesse enlace?

    Hoje tenho 46 Km passando 100Mb Half.
    Usando Antena 34 dbi OIW + Radio Intelbras.

    Com certeza, se fosse pra eu passar uns 120 a 130Mb colocaria Algcom de 1.20 e RB912.

    mas, novamente, quantos mb pretente passar?

  10. #10

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Uns 150

    Sent from my SM-G900M using UnderLinux mobile app

  11. #11

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Uns 150

    Sent from my SM-G900M using UnderLinux mobile app
    Mas seria 150Mb HALF ou FULL?

    FULL impossível com rádios sem ser profissionais.

    HALF, talvez viu!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Vc acabo de falar uma boa parte de verdade vamos la. Minha experiencia. Tenho a 3 anos um enlace de 180km dividido em 1.5km a 55km. Tenho af5x e algcom 1.2 no enlace de 55km mostra la 270mb down e 60 voce joga trafego de ele fica nos seus 40up e 220 down ainda e muito pelo que custa. Porem e como voce falo CLIMA o radio modula numa facilidade increvel. Sinal atual -54

    Minha experienca com ac mk... Olha tanto faz a distancia ou nivel de interferencia e uma bosta.
    Comprei no lançamento so dor de cabeça meses a 2 meses peguei mais 2 pares outra dor de cabeça.

    Cenario 1.5km algcom 22 com epmp 1000 20mb up e 100mb down limitado pela ether. Instalei as 922 em teste de banda 270mb down 80mhz... Mas ai começo as reclamaçoes de lentidao, nao passa mais de 70mb... Joguei 250 reais no lixo pra um famoso 'consultor' conferir e nao mudo em nada ele falo, tudo certo minha conta ta aqui kkkkkk

    Voltei epmp cravado novamente 100mb dow e 20up, entao resolvi dar uma chance ao mimosa visto que ta o msm valor do af5-x e sincerramente? Muito superior ao af5-x e olha que temos 30 radio na torre da cpe. 800mb limitado pela rb da outra ponta.

    Comprei um par de mimosa integrado pra esse ptp, e quero testar b5c no msm de 56km que estava o af5x pois ad parabolad ja esta la alinhadas e desativas, visto que instalei ideal 1.8 e huawei, ai sim e radio.

    Enfim nao julgue mimosa com outros 'radinhos ac' do mercado, seria msm coisa que compara radwin c/ rocket m5 rsrsrs

  13. #13

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Sobre usar mimosa em longa distancia tem case de 58km 500down e 500up desempenho de hauwei. Pessoal tbm usa antena slante no af5-x isso faz uma diferença grande, tanto e que pessoal que tem usado mimosa em ambiente pesado tem feito o msm.

  14. #14

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por fernandinhomineiro Ver Post
    Mas seria 150Mb HALF ou FULL?

    FULL impossível com rádios sem ser profissionais.

    HALF, talvez viu!!!!
    E nada hj com mimosa e af5x nao e impossivel 150 full, se for provedor nao vai usar 150 em 98% dos caso e sim half

  15. #15

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Vc acabo de falar uma boa parte de verdade vamos la. Minha experiencia. Tenho a 3 anos um enlace de 180km dividido em 1.5km a 55km. Tenho af5x e algcom 1.2 no enlace de 55km mostra la 270mb down e 60 voce joga trafego de ele fica nos seus 40up e 220 down ainda e muito pelo que custa. Porem e como voce falo CLIMA o radio modula numa facilidade increvel. Sinal atual -54
    Estranho, o seu é o primeiro relato que vejo de valores mostrados pelo AirFiber não condizerem com a realidade. Pelo que entendi em uma explicação de como ele funciona, o AF está a todo momento transmitindo dados nulos em sua capacidade máxima (e por isso está sempre ocupando o espectro, incomoda bastante os outros rádios), mesmo sem tráfego, por isso o valor apresentado é a real capacidade. Quando há tráfego ele simplesmente substitui os dados nulos pelos dados reais.


    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Voltei epmp cravado novamente 100mb dow e 20up, entao resolvi dar uma chance ao mimosa visto que ta o msm valor do af5-x e sincerramente? Muito superior ao af5-x e olha que temos 30 radio na torre da cpe. 800mb limitado pela rb da outra ponta.
    Nesse cenário de distância minúscula (1.5Km), somente com uma interferência monstra o Mimosa não teria bons resultados, hehehehe, é o esperado. Isso, inclusive, coloca o AF24 de lado como uma solução para alto throughput em pequenas distâncias...

    De 5Km para frente a interferência deve começar a ser prejudicial. É tudo uma questão de SNR, que 802.11ac requer ter valores maiores.

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Comprei um par de mimosa integrado pra esse ptp, e quero testar b5c no msm de 56km que estava o af5x pois ad parabolad ja esta la alinhadas e desativas, visto que instalei ideal 1.8 e huawei, ai sim e radio.
    Vi falar em uma lista (acho que na WISPA) que o B5-Lite nem parece ser a mesma coisa que o B5c, desempenho muito inferior, instável... ao mesmo tempo tinha gente falando que teve bons resultados, então imagino que a antena dele não tenha boa isolação contra ruídos externos e por isso alguns, que tentaram em cenários poluídos, não tiveram bons resultados.


    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Sobre usar mimosa em longa distancia tem case de 58km 500down e 500up desempenho de hauwei. Pessoal tbm usa antena slante no af5-x isso faz uma diferença grande, tanto e que pessoal que tem usado mimosa em ambiente pesado tem feito o msm.
    O SNR nesses 58Km deve ter sido suficiente para esse resultado por, provavelmente, esse enlace ter sido feito em um ambiente sem interferência... certo?

    No meu ver:

    *) Mimosa é capaz dos maiores resultados em números, mas requer SNR muito alto (devido a usar 802.11ac), ou seja, sinal muito forte (distância pequena) ou interferência quase inexistente - antena sant ajuda.

    *) AF-5X consegue de 200Mbps a quase 400Mbps (acho que já vi até mais) agregados facilmente em longas distâncias e interferência atrapalha menos não só pela antena slant, mas por seu hardware mais elaborado e protocolo mais tolerante.

    *) Rocket AC: parece ser capaz de bons resultados, tem relatos em português de até uns 400Mbps half. A versão com AirPrism deve ser ainda mais interessante. Não sei porque o pessoal geralmente prefere testar MK AC se os Rockets AC são mais frequentes em apresentar bons resultados.

    *) RB921/922, para funcionarem bem, dependem de variáveis a mais: versão do RouterOS, firmware, versão do hardware... e mesmo assim, parece serem os rádios AC mais inferiores de todos.

  16. #16

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Boa noite pessoal, ultimamente tenho visto muito falar no poder do radio MIMOSA, agora prestando atenção na grande maioria dos testes realizados e disponibilizados pelos sites de vendas eles são feitos em canais totalmente fora dos liberados pela legislação brasileira, tem um teste famoso feito por um cliente da clickmobile e divulgado por eles onde o canal 1 esta em 5030 e o outro em 5380 se não me engano, ja vi varios testes sendo feitos acima de 6Ghz, creio que o grande problema que temos com radios 5.8 não é o radio em si mas o spectrum que esta totalmente saturado na grande maioria dos locais.

  17. #17

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    E nada hj com mimosa e af5x nao e impossivel 150 full, se for provedor nao vai usar 150 em 98% dos caso e sim half
    Bom dia, @JonasMT. Estava me referindo a rádios de baixo custo = R$ 500,00 Intelbras por exemplo. Mas ai você deu exemplo de af5x = R$ 2.000 e Mimosa mais caro ainda...

  18. #18

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Eu tenho enlaces com RB 912, Rocket AC e MIMOSA, Airfiber nunca usei.

    Mas sinceramente, depois de usar Mimosa vc até desanima de trabalhar com outros rádios que não seja ele.

    É outro nível, a vontade é de trocar todos enlaces, só falta grana.

  19. #19
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Santiago,

    Estou com um Enlace PTP com mimosa de uma distancia de 23 km, indiscutivelmente muito bom o equipamento.

  20. #20

    Padrão Re: Novo Enlace, sugestões

    Bom dia @SantiagoMG

    Qual modelo do radio Mimosa que você utiliza no seu enlace? E qual é a distância e troughput alcançado?