+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WiMAX No Brasil

    Pessoal, bom dia.

    Tem alguém ai já utilizando algum equipamento WiMax? Se sim, qual marca e modelo?

    Conte-nos a experiência.

    Preciso fazer um enlace de curta distância, porém sem visada, para passar 50mbps (mínimo) e pensei nessa tecnologia.

    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Ninguém quis lhe responder, mas pq você não pesquisou no forum. Não existe wimax aqui no brasil. A anatel nunca liberou e nem vai liberar.

  3. #3

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Ninguém quis lhe responder, mas pq você não pesquisou no forum. Não existe wimax aqui no brasil. A anatel nunca liberou e nem vai liberar.
    E não fazem questão de liberar porque as grandes operadoras não demonstraram interesse. E eles sabem que o wimax na mão dos pequenos iria fazer um estrago no "quase" monopólio dos grandes.
    Digo "quase", pois quando se fala em internet nas altas esferas administrativas, não levam em conta a existência dos pequenos provedores. São deixados de lado, como se fossem "ralé". Infelizmente.
    Nunca nas políticas públicas relacionadas com fornecimento de internet fomos levados em conta. Só lá em 2005/2006 se falou alguma coisa, quando a Eletronet estava falida e o governo reativou a Telebrás para supostamente fornecer link a todo mundo. O resultado foi que o governo assumiu as dividas da Eletronet, 16mil km de fibra mas nada mais foi feito... só papo petralhado. Como nunca mais se falou nisso, eu nem sei quem hoje usufrui destes 16mil km, mas com certeza não são os pequenos.

  4. #4

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    E não fazem questão de liberar porque as grandes operadoras não demonstraram interesse. E eles sabem que o wimax na mão dos pequenos iria fazer um estrago no "quase" monopólio dos grandes.
    Digo "quase", pois quando se fala em internet nas altas esferas administrativas, não levam em conta a existência dos pequenos provedores. São deixados de lado, como se fossem "ralé". Infelizmente.
    Nunca nas políticas públicas relacionadas com fornecimento de internet fomos levados em conta. Só lá em 2005/2006 se falou alguma coisa, quando a Eletronet estava falida e o governo reativou a Telebrás para supostamente fornecer link a todo mundo. O resultado foi que o governo assumiu as dividas da Eletronet, 16mil km de fibra mas nada mais foi feito... só papo petralhado. Como nunca mais se falou nisso, eu nem sei quem hoje usufrui destes 16mil km, mas com certeza não são os pequenos.
    Concordo! e agora se não basta, ainda vem mais esta historia de ajudar a OI..

    E eu tento a cinco anos conseguir apenas um cartão do BNDS e nunca sai.
    As vezes já me deu vontade de sair quebrando tudo dentro da agencia da CAIXA da minha cidade, " um dia de furia " . mas paciência.

    Usando 2.4 e 5.8 vamos longe ainda, os equipamentos estão melhorando e tem tecnologia boa vindo por aí.

  5. #5

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ... O resultado foi que o governo assumiu as dividas da Eletronet, 16mil km de fibra mas nada mais foi feito... só papo petralhado. Como nunca mais se falou nisso, eu nem sei quem hoje usufrui destes 16mil km, mas com certeza não são os pequenos.
    A Eletronet comercializa transporte entre os seus aproximadamente 150 POPs por meio dessa rede óptica aí. Muitos provedores contratam com eles transporte para o IX-SP, onde a Eletronet é PIX. Mas tem que contratar no mínimo 300Mbps e ouvi falar em R$50/mega, mas não sei para qual quantidade e entre quais POP era esse preço (se é que eles analisam a distância).

  6. #6

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Sim, tem alguns provedores, mas na sua maioria já estavam lá antes da ressuscitada Telebrás assumir a rede...
    O @xandemartini é um dos que utilizam a malha. E olhem o que ele diz neste tópico:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=136162&page=3

    Inclusive este tópico tem algum material que nos remete as falcatruas que foram cometidas no setor. Um cara compra parte a Eletronet por um preço simbólico e ganha 200 milhões com suposta "consultoria" Dirceu.
    A ideia era alavancar o PNBL, coisa que nunca mais se falou.
    E a maioria destes provedores utilizam a malha porque estão vinculados a Unotel. Mas quem deve dar viabilidade financeira a Eletronet devem ser as grandes operadoras.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Ninguém quis lhe responder, mas pq você não pesquisou no forum. Não existe wimax aqui no brasil. A anatel nunca liberou e nem vai liberar.
    Pesquisei no forum sim, achei muita coisa antiga, por isso abri o tópico.
    Obrigado amigo.
    Vamos aguardar.

  8. #8

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, tem alguns provedores, mas na sua maioria já estavam lá antes da ressuscitada Telebrás assumir a rede...
    O @xandemartini é um dos que utilizam a malha. E olhem o que ele diz neste tópico:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=136162&page=3

    Inclusive este tópico tem algum material que nos remete as falcatruas que foram cometidas no setor. Um cara compra parte a Eletronet por um preço simbólico e ganha 200 milhões com suposta "consultoria" Dirceu.
    A ideia era alavancar o PNBL, coisa que nunca mais se falou.
    E a maioria destes provedores utilizam a malha porque estão vinculados a Unotel. Mas quem deve dar viabilidade financeira a Eletronet devem ser as grandes operadoras.
    Mas ainda é possível contratar com a Eletronet diretamente. Inclusive, a G8, ASAP e outras empresas (Unotel não trabalha mais com isso) vendem link pela Eletronet e primeiro você compra com ela o transporte, depois negocia com a empresa o trânsito.

    Tenho inclusive o contato de uma gerente de vendas da Eletronet e ela me pareceu bem disposta a atender provedor quando a contatei.

    Comparado à Eletronorte, que exige banda mínima de 750Mbps e deve custar o olho da cara por estar em uma região não muito rentável, a Eletronet é uma boa opção, inclusive tem o transporte para SP de melhor qualidade que já pude verificar (melhor que TIM/Intelig).

  9. #9

    Padrão Re: WiMAX No Brasil

    Quem comprou toda a capacidade da Eletronet/Telebras foram as próprias operadoras. Em algumas horas ja tinha ido tudo.

    Enviado via BLU LIFE XL usando UnderLinux App