+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Pessoal,

    Alguém tem o contato ou faz a ferragem para selecionar o ângulo de polarização de antenas ?

  2. #2

    Padrão Re: Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Como assim amigo? Que antenas você quer mudar a polarização?

    Para mudar a polarização é só rotacionar a antena (se ela for de polarização única).
    Se for painel setorial você já compra ele horizontal ou vertical (não faz sentido rotacionar um painel). Mas a quase totalidade dos novos painéis 5.8 são dupla polarização.

    Antena de dupla polarização não tem o que ser mudado, afinal se rotacionar ela sempre terá um dipolo horizontal e outro vertical.

    Sua intenção seria girar o eixo de polarização em 45º?
    Explique melhor o que quer...

  3. #3

    Padrão Re: Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Retificando.....preciso apenas "rotacionar" a antena, ou melhor, preciso de uma ferramenta para fazer rotação de antena, alguém conhece quem faz essa ferragem ???

  4. #4

    Padrão Re: Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Citação Postado originalmente por fhrede Ver Post
    Retificando.....preciso apenas "rotacionar" a antena, ou melhor, preciso de uma ferramenta para fazer rotação de antena, alguém conhece quem faz essa ferragem ???
    Vamos lá de novo amigo... Rotacionar que antena? Dish Ubnt?, Dish Aquário? Dish Algcom? Setorial? Grade? Yagi? Super J pole? Plano terra?

    Se não explicar o que quer ninguém vai adivinhar.

  5. #5

    Padrão Re: Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Dish ubiquiti,

  6. #6

    Padrão Re: Ferramenta para mudar ângulo de Polarização de antenas

    Olha amigo... Não existe ferramenta para rotacionar essa antena... Ela é projetada para prender-se em um mastro vertical e só. Qualquer modificação é por conta.

    Caso você queira rotacionar ela em 45º por exemplo, é necessário você pedir a um serralheiro que refaça o suporte de torre com a trave em 45º . Lembrando que se em um lado você rotaciona 45º a esquerda, no outro lado do enlace a rotação deverá ser 45º a direira. (Os suportes não podem ser ambos esquerdos ou ambos direitos)

    Agora eu gostaria de entender a necessidade de rotacionar a antena, já que se for feita uma rotação em 90º o peso da antena vai forçar o suporte e a polarização ficará a mesma coisa (1 dipolo horizontal e 1 vertical). Se ela for rotacionada em 180º dá na mesma que montar de ponta cabeça e ainda por cima ficará com o espectro eletromagnético da onda desencontrado, além do fato de expor o rádio a intempéries. Só faria sentido montar em um enlace onde as dois lados estão rotacionados em 45º e se não for bem calculado ficará com descasamento de polarização.

    Agora se sua necessidade é só colocar ela no nível. Passe em uma loja de ferragens compre uma barra rosqueada de rosca direita e uma de rosca esquerda e algumas porcas (4 de rosca direita e 4 de rosca esquerda) e peça para o serralheiro fazer como esse projeto aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         maxresdefault.jpg
Visualizações:	348
Tamanho: 	143,6 KB
ID:      	64434

    É feito um suporte para prender na torre com um pedaço de barra rosqueada em cima e outro em baixo (rosca direita). As porcas são soldadas nas pontas de dois tubos (1 de rosca direita e 1 de rosca esquerda em cada tubo) e a parte onde a antena ficará presa utilizará 2 pedaços de barra rosqueada de rosca esquerda soldadas em tubo de 1 polegada. O sistema funciona semelhante ao sistema tensor de cabo em torre estaiada, encurtando ou alongando o braço.
    As porcas restantes são para serem utilizadas como contraporca, para fixar o sistema.
    Dá para ajustar desníveis de até 10º se for bem fabricado (desnível de 10º tem verificar a torre, pois ela tá quase caindo!!!... )

    Eu sei que tem quem venda pronto por aí... mas aqui na minha região eu mesmo tenho que mandar fazer.

    Abraço!