+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Vou detalhar meu problema:

    Tinha um problema sério de ping, meu provedor trocou minha antena ( uma daquelas antigas por uma Ubiquiti Litebeam M5 23dbi ) e o ping ficou maravilho,mas começou um problema de constantes travadas e queda de conexão.

    Eu não consigo jogar online e nem ficar numa chamada de skype, ou whatsapp ou nem fazer um curso online, porque a conexão não fica constante, ela cai por 1-2 segundos,basicamente são travadas e ocorrem numa frequência de 1 travada a cada 30 minutos, mas isso atrapalha muito.

    Eu já liguei umas 15 vezes lá, os técnicos vieram umas 10 vezes aqui, fizeram testes pingando pra antena, pro roteador e não aparece nada nesses testes.

    Eu pesquisei aqui no fórum e vi que poderia ser saturação do sinal ou ruído, chamei o técnico, expliquei o que havia lido aqui, ele acessou minha antena e mudou o painel para diminuir o noise floor e o valor do sinal, e isso também não resolveu.Vocês teriam alguma ideia do que fazer para achar a solução deste problema ? porque eu posso falar pros guris e ai eles tentam fazer pra ver se resolve.

    Não sei se o meu provedor é despreparado ou o que, eles são muito abertos, como no caso que expliquei o que ali aqui, eles tentaram fazer, mas não deu certo.

    AHH,o tx power estava em -3 dBm e eles trocaram para 8 dBm, eu não entendi essa mudança, alguém também sabe porque eles fizeram isso?

  2. #2

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Pode ser inúmeras coisas. Eles aumentaram a potencia de transmissão da sua antena para o painel. Em poucas palavras eles tentaram melhorar o seu upload. Em relação as quedas pode ser.
    1 - Cabo ou conector com problema
    2 - Roteador sem fio com problema
    3 - Talvez façam alterações constantes no painel e por isso cai (pouco provável)
    4 - Problema talvez esteja com o seu provedor mesmo (ai tem muitos fatores também, teria que ver com outros clientes se tem o mesmo problema)

    Poderia ser a energia na sua casa mas como as quedas são muito curtas acho que não é.

  3. #3

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por robson.allan Ver Post
    Pode ser inúmeras coisas. Eles aumentaram a potencia de transmissão da sua antena para o painel. Em poucas palavras eles tentaram melhorar o seu upload. Em relação as quedas pode ser.
    1 - Cabo ou conector com problema
    2 - Roteador sem fio com problema
    3 - Talvez façam alterações constantes no painel e por isso cai (pouco provável)
    4 - Problema talvez esteja com o seu provedor mesmo (ai tem muitos fatores também, teria que ver com outros clientes se tem o mesmo problema)

    Poderia ser a energia na sua casa mas como as quedas são muito curtas acho que não é.
    1- A instalação foi feita há 6 anos atrás, eu pedi que eles trocassem os cabos que saem da antena e passam por dentro da minha casa, mas eles se recusaram alegando que eles tem certeza que o problema não está no cabo , mas faz tanto tempo que estes fios estão aqui, mesmo quando trocaram a antena eles não mudaram os cabos.

    2- Eu uso o cabo diretamente no meu computador quando quero jogar e mesmo assim ocorre as quedas, então não tem haver com o roteador.

    3- As quedas ocorrem também de madrugada e eu acho meio impossível alguém fazer alterações todas as madrugadas.

    4- O problema ocorre só comigo, eu usei a internet de um amigo da mesma empresa e não acontece isso.

    Será que é o cabo? veio dois técnicos aqui e os dois falaram que tinham certeza que não era o cabo e mesmo eu insistindo eles não trocaram, e então eles eles colocaram um gráfico pra rodar da minha conexão, pra tentar identificar quando ocorre essas quedas, uma coisa que notei é que minha internet é de 2 mega,mas faz dois dias que está chegando 3 mega, bem quando eles colocar esses tais gráficos pra rodar, não entendi o porque disso e se existe uma tentativa de manipulação de dados,mas é estranho.

  4. #4

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por Kawaii Ver Post
    1- A instalação foi feita há 6 anos atrás, eu pedi que eles trocassem os cabos que saem da antena e passam por dentro da minha casa, mas eles se recusaram alegando que eles tem certeza que o problema não está no cabo , mas faz tanto tempo que estes fios estão aqui, mesmo quando trocaram a antena eles não mudaram os cabos.

    2- Eu uso o cabo diretamente no meu computador quando quero jogar e mesmo assim ocorre as quedas, então não tem haver com o roteador.

    3- As quedas ocorrem também de madrugada e eu acho meio impossível alguém fazer alterações todas as madrugadas.

    4- O problema ocorre só comigo, eu usei a internet de um amigo da mesma empresa e não acontece isso.

    Será que é o cabo? veio dois técnicos aqui e os dois falaram que tinham certeza que não era o cabo e mesmo eu insistindo eles não trocaram, e então eles eles colocaram um gráfico pra rodar da minha conexão, pra tentar identificar quando ocorre essas quedas, uma coisa que notei é que minha internet é de 2 mega,mas faz dois dias que está chegando 3 mega, bem quando eles colocar esses tais gráficos pra rodar, não entendi o porque disso e se existe uma tentativa de manipulação de dados,mas é estranho.
    Duas perguntas básicas amigo. Qual a distância da torre do provedor e do lugar onde está instalado sua antena dá pra ver a torre do provedor? (Não tem arvore, casa, telhado, prédio, etc na frente?)

  5. #5

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Duas perguntas básicas amigo. Qual a distância da torre do provedor e do lugar onde está instalado sua antena dá pra ver a torre do provedor? (Não tem arvore, casa, telhado, prédio, etc na frente?)

    A antena está bem levantada e e a torre de transmissão fica na outra quadra então da pra ver ela perfeitamente ,não sei dizer quantos metros,mas acredito que no máximo uns 500 pq é na quadra de baixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ad51e3bc76ade5c34debd86635ad2537.png
Visualizações:	255
Tamanho: 	13,2 KB
ID:      	64431


    O transmit CQC está em 97% , esse print que mandei ele está mais baixo porque eu tirei quando tava conectado no wifi, com o cabo direto no pc fica sempre em 97%.

  6. #6

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Amigão esse provedor... Deixou a senha da antena...

    A primeira coisa aí é esse CCQ q tá ruim... Isso aí pode ser muita coisa. Como não se tem ideia de como o teu sinal tá chegando no AP do provedor fica difícil... Teu provedor tem a obrigação de investigar.

    Esse CCQ quando fica abaixo de 85% começa a dar problema.

  7. #7

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Amigo, eu tenho um pequeno provedor e tive um problema parecido aqui... eu descabelei para achar o que estava ocasionando as quedas... de 10 em 10 minutos a conexão caía por 1 a 2 segundo igual vc disse... troquei antena, roteador, fontes, formatei o pc do cara.. fui lá varias vezes e acredite, por último troquei o cabo... e... era o cabo...

    Muito loko isso, eu msm não sei explicar..

    O que te sugiro é se eles não quiserem trocar.. compre e troque vc msm!! acho que é a única solução..

  8. #8

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigão esse provedor... Deixou a senha da antena...

    A primeira coisa aí é esse CCQ q tá ruim... Isso aí pode ser muita coisa. Como não se tem ideia de como o teu sinal tá chegando no AP do provedor fica difícil... Teu provedor tem a obrigação de investigar.

    Esse CCQ quando fica abaixo de 85% começa a dar problema.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         93003a14002fbf701c5cac230cda318e.png
Visualizações:	222
Tamanho: 	12,0 KB
ID:      	64432


    O CQC sempre fica em 97% quando o cabo esta conectado diretamente, que nem to mostrando no print.

  9. #9

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    Amigo, eu tenho um pequeno provedor e tive um problema parecido aqui... eu descabelei para achar o que estava ocasionando as quedas... de 10 em 10 minutos a conexão caía por 1 a 2 segundo igual vc disse... troquei antena, roteador, fontes, formatei o pc do cara.. fui lá varias vezes e acredite, por último troquei o cabo... e... era o cabo...

    Muito loko isso, eu msm não sei explicar..

    O que te sugiro é se eles não quiserem trocar.. compre e troque vc msm!! acho que é a única solução..
    o cabo que você fala é o que sai da antena? esse que eu pedi e eles não trocaram porque eles falaram ter certeza que não era, já o pequeno ( o que conecto no meu pc ou no roteador) eles trocaram e continuou igual, acha que eu devo efetuar a troca desse cabo que sai da antena,então?

  10. #10

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Sim, no meu caso era isso... tenta comprar um cabo pronto e passar pela janela msm e faz o teste... se der certo vc mostra p eles.....

  11. #11

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    Sim, no meu caso era isso... tenta comprar um cabo pronto e passar pela janela msm e faz o teste... se der certo vc mostra p eles.....
    Trocar o cabo é uma boa!

    Só lembrando que CCQ tem a ver com as retransmissões da parte do rádio, por isso as vezes cai a conexão quando é muito poluído tem auto interferência, etc...

  12. #12
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    fixa a modulação para a máxima aí.. pois pelo que percebi ela está alterando e é normal nessa alteração haver 1 ping loss.

  13. #13

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    fixa a modulação para a máxima aí.. pois pelo que percebi ela está alterando e é normal nessa alteração haver 1 ping loss.
    Tu diz ali no MCS ? tava em MCS 7 e hoje eles mudaram para MCS 5 pelo que percebi, devo pedir para mudar isso?

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    SIM no MCS, seta para o máximo! e desmarque o automatico.

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    outra coisa amigo, o pessoal desse provedor trabalha com WPA Tkip? não é AES ?

  16. #16

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    outra coisa amigo, o pessoal desse provedor trabalha com WPA Tkip? não é AES ?

    eles trabalham com wpa2 AES

  17. #17
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    se estiver com fonte de 12 volts, mande trocar. Os provedores daqui até usavam com fonte de 12 volts e sendo Ubiquiti não funciona que presta nem mesmo os Mikrotik. se o cabo tiver até dois metros vá lá e só resolvi o meu e dos meus amigos usando acima de 15 volts mas o ideal é 24 volts.
    Lembrando que todas essas fontes são POE ou com adaptador POE que costuma vir no Mikrotik.

  18. #18

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Abra três pings e deixa pingando.
    1-aparelho
    2-gateway do server
    3-internet (google)
    Se travar o pinga do aparelho,faça as verificações no aparelho.Cabo,fonte,conectores e etc.
    Se Travar no gateway,problema do seu aparelho com o seu provedor,contacte-os.
    Se travar na internet,problema no seu provedor de novo,contate-os.
    obs;lembrem-se da lógica,se travar o ping do aparelho vai parar tudo.Se travar o gateway vai para também a internet.

  19. #19

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    se estiver com fonte de 12 volts, mande trocar. Os provedores daqui até usavam com fonte de 12 volts e sendo Ubiquiti não funciona que presta nem mesmo os Mikrotik. se o cabo tiver até dois metros vá lá e só resolvi o meu e dos meus amigos usando acima de 15 volts mas o ideal é 24 volts.
    Lembrando que todas essas fontes são POE ou com adaptador POE que costuma vir no Mikrotik.
    eu olhei aqui, a minha é 25 v.

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Abra três pings e deixa pingando.
    1-aparelho
    2-gateway do server
    3-internet (google)
    Se travar o pinga do aparelho,faça as verificações no aparelho.Cabo,fonte,conectores e etc.
    Se Travar no gateway,problema do seu aparelho com o seu provedor,contacte-os.
    Se travar na internet,problema no seu provedor de novo,contate-os.
    obs;lembrem-se da lógica,se travar o ping do aparelho vai parar tudo.Se travar o gateway vai para também a internet.
    eu fiz já os testes e não teve nada de anormal :\
    to fazendo um teste agora aqui, eles aumentaram o TX power, essa noite não tive queda, alguém tem alguma teoria pra isso?
    de qlqr forma vou ver hoje se o problema sumiu de vez.
    Caso não tenha sumido vou apelar pro cabo e trocá-lo por conta , mesmo os testes de ping estando normais.
    Última edição por Kawaii; 15-07-2016 às 13:30.

  20. #20

    Padrão Re: Conexão caindo e meu provedor não consegue resolver, alguém com experiência na área dá um help?

    Pessoal o problema foi resolvido, pelo que entendi eles aumentaram a potência, tx power de -3 dBm para 8 dBm, potência de saída de 7 dMb para 8dBm e também fixaram a modulação, a conexão parou de cair, se alguém tiver a teoria pro trás disso pode me explicar aqui hehe. De qualquer forma o problema cessou.