+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Pessoal,

    Estava vendo aqui, máquinas de espinar (espinadeiras) usadas no ML estão custando de R$1.000,00 a uns R$2.500,00.
    Imagino que novas devam chegar em uns R$5.000,00...

    1) Alguém sabe com certeza quanto custa uma máquina dessas nova?

    2) Outra coisa: qual é a vantagem/aplicação de espinadeiras com 2 bobinas para fio de espinar?

    3) Não acho interessante comprar uma máquina dessas para usar uma vez ou outra ao lançar cabos, ainda mais porque aqui usa-se cabo autossustentado, não é exigido uso de cordoalha em tudo, mas apenas onde for colocar caixa de emenda e/ou reserva e cruzamentos sem poste, então não me parece ser um gasto muito inteligente. Estive pensando em alternativas e me veio à mente o seguinte:

    a) Espinar manualmente. Não deve ficar tão bonito e arrumado, mas deve segurar o cabo... ou não é algo fácil de se fazer manualmente e evitar que fique folgado?

    b) Usar abraçadeiras metálicas de 10mm de diâmetro para prender o cabo na cordoalha. Desse tipo:
    Nome:      acessorios-ferramentas-chaves-en-ciclismo-864801-MLB20406716082_092015-S.jpg
Visitas:     1082
Tamanho:  2,3 KB
    Acho que colocando uma dessa bem apertada a cada 2m (umas 20 no vão de 35m entre os postes) deve segurar bem o cabo e não sai tão caro.

    O que dizem? É meio difícil até para eu avaliar as opções por não ter certeza do custo de uma espinadeira nova, mas quem já possui e sabe como é esse trabalho talvez possa me dar alguma opinião/dica, talvez até compense mais pagar por uma máquina dessas pela praticidade...

  2. #2

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    boa noite, o maquina de espinar não tão barata mesmo, fazer isso que voce quer colocando abraçadeira, chamamos isso de gambiarra e sai do padrão.
    tenho aqui que paguei R$ 3000,00 de uma bobina usada, e até hoje nem se quer usei.

  3. #3

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    boa noite, o maquina de espinar não tão barata mesmo, fazer isso que voce quer colocando abraçadeira, chamamos isso de gambiarra e sai do padrão.
    tenho aqui que paguei R$ 3000,00 de uma bobina usada, e até hoje nem se quer usei.
    É, talvez a concessionária não aceite o uso dessa alternativa...
    Mas não queria gastar com essa máquina.

    Dá ao menos para espinar manualmente, sem uso da espinadeira? Fica bom?

  4. #4

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Prezado colega, bom dia.


    A máquina usada que você está orçando está dentro dos valores de mercado, porem deve verificar o estado de conservação das engrenagens e demais mecanismos, e se não sofreu nenhuma queda que possa ter desalinhado as polias.

    As melhores maquinas de espinar são as maquinas americanas ele espina com dois rolos de espinar e consegue fazer espina sobre espina.

    Outro detalhe para ter um trabalho com qualidade caso tenha mais do que um cabo fixado na cordoalha a ferramenta posicionador de cabo (marmita). Todos estes itens são fabricados no brasil pela indústria Maranata.

    Outra coisa que recomendo esquecer algo do tipo não vou comprar pois posso espinar a mão.. o trabalho bem feito precisa ter a ferramenta adequada depois que pegar a pratica no manuseio vai ver o trabalho com qualidade.

    Qualquer duvida em que posso ajudar me chama no whatss 047 9258 83 92

  5. #5

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Espinaderia tem seus usos você pode usa-la para fazer reservas técnicas e ao virar esquinas, e obrigatório o uso de espinagem. Espinar na mão alem de não ficar bom você acaba gastando 4 horas para fazer o serviço que uma maquina vai fazer em 2 minutos.
    maquina de espinar e caro varia de 4500 a 12 mil, dependo do modelo. comprar maquina usada e pedir para tomar na cabeça, alem de que derrubam no chão e não espina nada.

  6. #6

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Então complicou: manualmente demora e/ou não fica bom, a máquina é muito cara e consequentemente desperdício de dinheiro para quem não vai usá-la muito...

    Quando for fazer o lançamento vou procurar então alguma espinadeira para alugar. Caso não encontre, vou colocar abraçadeiras metálicas mesmo, hehehehe, damn it.

  7. #7

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Pode fazer isso, ou pagar, emprestar espinadeira e difícil hein, pois se derrubar já era vai pagar concerto que sai o preço de 1 nova.

  8. #8

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    Eita, pagar alguém só para espinar os cabos nos vãos com CEO e reserva ou cruzamentos... vou considerar isso. Qualquer coisa, há sempre as abraçadeiras.

  9. #9

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    não sei na sua região, mas na área da AESSUL, a coisa pega... projeto assinado por engenheiro, com ART e tudo o mais. Pois se algo sair errado no futuro por causa do cabeamento quem vai ser responsabilizado é o engenheiro e a empresa. Qualquer gambiarra já é motivo para eles encrencarem...

    Mas isso na prática só me parece "aplicável" aos pequenos provedores... pois a OI é a campeã das gambiarras e nada acontece.... talvez pela forma como é comercializado o contrato com eles. Quando me informei sobre valores de postes me deram um valor que questionei por ser relativamente alto. Não acreditava que a OI pagasse tudo isso. Me informaram que a OI tem um contrato diferenciado. Por exemplo, abrem uma nova rua, a concessionária vai lá e instala novos postes. Automaticamente vai para o sistema e a OI já assume o aluguel usando ou não. Acho que por isso que eles vão permitindo as gambiarras da OI.

    Nesta altura da situação, pobre de nós.

  10. #10

    Padrão Re: Espinagem de cabo óptico em cordoalha

    pessoal nos temos maquina de espinar, mas não usamos fazemos manualmente, e não demora e fica muito bom. só precisa pegar o jeito do negocio.