+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como discar 2 PPPoe's em uma mesma bridge

    Olá, meu cenário é o seguinte:

    Tenho uma rede que recebe um link via fibra e este está ok. Acontece que, na ultima semana uma empresa terceirizada começou a operar e utiliza minha rede. eles adquiriram um link (do mesmo fornecedor), e o fornecedor me passou as credenciais para nova discagem, para eu então redirecionar (acredito que por gateway) para a terceirizada.

    No entanto, não sei como fazer para 2 discadores funcionarem na mesma porta de entrada.

    Há como?

  2. #2

    Padrão Re: Como discar 2 PPPoe's em uma mesma bridge

    VLAN

  3. #3

    Padrão Re: Como discar 2 PPPoe's em uma mesma bridge

    A princípio você pode criar quantas interfaces PPPoE cliente quiser em cima de uma interface. Vai funcionar perfeitamente.

    Quando o túnel é negociado, o fornecedor pode definir as limitações que desejar baseadas no usuário que esta negociando o túnel. E após o túnel fechar, não importa mais sobre qual interface ele esta rodando.

    A forma que você vai proceder para repassar esse acesso é outra história. Você poderia criar uma routing-mark e todo o trafego vindo do cliente usa a interface pppoe como gateway, e todo trafego vindo da interface, usa o IP ou interface pppoe do cliente como gateway (depende da forma que você atende o cliente).

    Acho que a dica da VLAN seria interessante, você pode no cliente definir uma VLAN com um ID qualquer, e na sua RB cria essa VLAN e coloca ela em bridge com a interface onde está o fornecedor. Assim, a própria empresa vai fazer a conexão PPPoE do lado dela lá, em cima dessa VLAN. Fica isolado da sua rede por VLAN e você não precisa se incomodar com configurações de trafego entre as 2 redes.