+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Boa noite pessoal , venho aqui pedir ajuda de todos que puder ajudar, estou passando por um serio problemas aqui em minha rede.
    tenho um servidor mikrotik autenticado via hotspot sendo que tenho mais de 20 aps conectado a essa rede sendo que alguns dele esta se deslogando aleatoriamente por exemplo : o cliente logou e em menos de 5 minutos se desloga e pede senha novamente , já troquei de ap duas vezes de marca diferente e sempre esta acontecendo isso lebrando que estao conectando na porta wan , e temjp percebido o meu mikrotik fica pegando o ip da rede lan e depois pega o ip da wan pois isso nao era pra acontecer

  2. #2

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Pois é eleniltonfcosta, roteadores caseiros infelizmente são burros demais.
    Eles realmente fazem isso, mandam pacotes para ser roteado na RB com endereço de origem sendo o IP do próprio gateway, ou endereço de origem sendo algum IP da rede LAN dele, ou pior ainda, com endereço de origem sendo o de algum site remoto qualquer.
    Não sei ao certo dizer quais os modelos de APs e/ou firmwares que gera isso, mas sei dizer que alguns firmware APRouter acontece, em versões mais antigas pelo menos. Não testei nenhum APRouter com versão nova.

    A única forma que eu encontrei de me livrar desse tipo de problema, foi bloqueando o trafego geral no IP Bindings de todos os endereços, exceto o da rede LAN do MK.

    Por exemplo, se os seus clientes hotspot estão na rede 192.168.0.0/24, você vai lá no IP Bindings e cria a primeira regra para a rede 192.168.0.0/24 com type "regular". Depois, você cria uma segunda regra com o Address 0.0.0.0/0 e type "blocked". Tem que cuidar para a regra de blocked ficar sempre ABAIXO na ordem numérica - ou seja, tem que colocar em ordem numérica crescente clicando na primeira coluna pelo Winbox, que é a coluna "#", e essa regra precisa ser a ÚLTIMA, a regra com o maior número de ordem.

    Fazendo isso, todos os pacotes que vem dos roteadores sacanas com endereços de origem trocado (tanto da rede interna deles, ou de sites remotos) vai ser descartado. No meu caso evitou bastante problemas.

    Outra coisa que você pode fazer, é desabilitar tanto o Idle timeout quando o Keepalive timeout. Eles deslogam os clientes devido a situações específicas (idle por inatividade, ou seja, ficar sem usar por tanto tempo; e keepalive por perda de pacote). Se você não tem necessidade de deslogar o cliente, pode simplesmente desabilitar esses 2 recursos que ja evita alguns problemas de quedas desnecessárias tb, até porque o MK da umas loucuras, não sei quando ao Hotspot, mas o PPPoE, na versão 6.35 começou a dar um bug que desconectava sessões PPPoE ativas por iddle-timeout, ou seja, mesmo sessões EM USO ele considerava que estava inativa.

    Testa ai e ve no que da.

    EDIT: La no inicício eu falei "roteadores caseiros", faço um adendo aqui dizendo que o Mikrotik TAMBÉM FAZ ESSA MESMA SACANAGEM. Eles se perdem no NAT e mandam pacotes toscos pra frente, que devem ser tratados no concentrador para não avacalhar com a rede.

  3. #3

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Fiz como vc falou mais infelizmente não adiantou

  4. #4

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Detalhes, muitos detalhes, detalhes exaustivos.

    Tenta postar o máximo de detalhes possíveis sobre tudo e cada detalhe de cada detalhe do que você fez, detalhes. Repita-se se for necessário, com detalhamento de detalhes.

    Poste screens ou outputs de comandos, com detalhes e comentários dos detalhes.

    Assim fica mais fácil ter uma ideia do que ta acontecendo.

    É que assim, você diz "fiz o que vc falou" e eu simplesmente não acredito em você, não por mal, mas eu NAO VI vc fazendo, ou seja, a principio eu acho que você deixou pra traz 90% de tudo. Não é nada com você, mas sem detalhes, eu penso assim sobre todas as respostas.

    Detalhes...

  5. #5

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Qual a marca de seus APS?

    qual a topologia da rede?

    Estes aps estão ligados por cabo ou enlaces de rádios?

    Quem sai da rede o AP ou os clientes conectados ao AP?

    Se são os clientes que saem da rede, qual o nível de sinal destes Clientes?

    Quanto tempo esta setado para o cliente pedir login novamente após período de inatividade?

  6. #6

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         scopo.png
Visualizações:	233
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	64551Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SCOPO2.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	64552minha topologia, através do hotspot

  7. #7

    Padrão

    minha topologia da minha rede ligada ao hotspot espero que vcs entenda e possa mim ajudar pois eu também tenho um amigo que esta passando pela mesma situação e acredito que os colega também já passaram
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         scopo.png
Visualizações:	106
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	64554   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SCOPO2.png
Visualizações:	108
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	64555  


  8. #8

    Padrão Re: Rádio se desconectando da rede Mikrotik

    https://under-linux.org/showthread.php?t=124820

    de uma olhada neste tópico, talvez seja sua solução, outra coisa existe um segundo pool ativo no seu hotspot, em seu servidor deixe como na imagem abaixo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	71,4 KB
ID:      	64553

    desta forma vai acabar este tipo de falha, não deixando que server hotspot crie este redirecionamento de ips como aparece nos seus hosts.

    Obs.: verifique o modo de trabalho do multilaser, ele pode estar operando em bridge com o DHCP ATIVO, gerando estes conflitos que você nos apresentou!