+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bonding com Mikrotik

    Pessoal,

    Estou usando o bonding do mikrotik pra fazer agregação de dois enlaces ptp que tenho.

    Está funcionando normalmente.. Porém estou com problemas para acessar os rádios participantes desse bonding.

    Estão no seguinte esquema:

    Rb1: 10.10.1.20
    Radio1-linkA: 10.10.1.21
    Radio1-linkB: 10.10.1.23

    Rb2: 10.10.1.30
    Radio2-linkA: 10.10.1.22
    Radio2-linkB: 10.10.1.24

    Dessa forma eu não consigo acessar cada uns dos rádios.. Parece que o mk faz confusão no sentido de pra qual interface deve enviar o tráfego.

    Alguém já passou por isso?

    (penso que poderia colocar ips distintos e fixar em cada uma das interfaces físicas do mk, porém estou tentando uma solução sem fazer isso)

  2. #2

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Para acessar os radios, o certo será usar vlan para acesso aos radios!

  3. #3

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Interessante, seguindo.

  4. #4

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Apontou o gateway correto nos rádios?

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Para acessar os radios, o certo será usar vlan para acesso aos radios!
    Concordo, porém acho que não resolve o problema em si. Porém a ideia da VLAN é promissora, acredito que se usada de forma diferente pode melhorar o suporte aos links wireless.

    Minha dica seria não fazer o bonding com as interfaces físicas, as ethers envolvidas na agregação, e sim criar VLANs em cima dessas interfaces e fazer o bonding usando as VLANs.

    Se funcionar isso é só fazer o roteamento dos seus pacotes usar a interface bonding!

    Não sei se funciona, nunca fiz assim, mas acho que vale o teste!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    Pessoal,

    Estou usando o bonding do mikrotik pra fazer agregação de dois enlaces ptp que tenho.

    Está funcionando normalmente.. Porém estou com problemas para acessar os rádios participantes desse bonding.

    Estão no seguinte esquema:

    Rb1: 10.10.1.20
    Radio1-linkA: 10.10.1.21
    Radio1-linkB: 10.10.1.23

    Rb2: 10.10.1.30
    Radio2-linkA: 10.10.1.22
    Radio2-linkB: 10.10.1.24

    Dessa forma eu não consigo acessar cada uns dos rádios.. Parece que o mk faz confusão no sentido de pra qual interface deve enviar o tráfego.

    Alguém já passou por isso?

    (penso que poderia colocar ips distintos e fixar em cada uma das interfaces físicas do mk, porém estou tentando uma solução sem fazer isso)
    Bom dia amigo! Estou querendo implantar o bonding em minha rede, tenho um ptp com rocket m5 (passa 80MB) e tenho dois apc 5m com antenas dish parados, qual rb seria necessária para passar por exemplo 150-160mb? Pensei na 750gl, mas não sei se suportaria o tráfego. Agradeço desde já.

  7. #7

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Acho que vai precisar de 2 (duas) Router boards melhores!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Bom dia amigo! Estou querendo implantar o bonding em minha rede, tenho um ptp com rocket m5 (passa 80MB) e tenho dois apc 5m com antenas dish parados, qual rb seria necessária para passar por exemplo 150-160mb? Pensei na 750gl, mas não sei se suportaria o tráfego. Agradeço desde já.
    Acho que o bonding ele faz sem processamento.. é apenas encaminhamento aleatório de pacotes (se eu estiver enganado me corrijam)... pelo menos aqui, usa muito pouca CPU para o bonding...

  9. #9

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    Acho que o bonding ele faz sem processamento.. é apenas encaminhamento aleatório de pacotes (se eu estiver enganado me corrijam)... pelo menos aqui, usa muito pouca CPU para o bonding...
    Quanto de banda passa em seu bonding?

  10. #10

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Quanto de banda passa em seu bonding?
    180mb. São dois ptp com APC 5M (chega a dar pico de 195mb no teste)

  11. #11

    Padrão Re: Bonding com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    180mb. São dois ptp com APC 5M (chega a dar pico de 195mb no teste)
    Pooo massa então. Qual as rbs que vc usa para bonding? E quanto que fica de processamento em média?