+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool NETWATCH > checkgateway pinga mais não navega

    Galera abrindo topico so porque duvida pairou sobre minha cabeça de qual melhor forma proceder.
    Numa RB tenho link dedicado via radio onde radio deu problema um dia de forma que ainda pingava o gateway
    eu tenho umas regras para pingar os ips e desligar umas regras especificas.
    EX:
    ping no speedr - se estiver dow desabilitar a regra na mangle
    ping no mk-auth - se estiver dow habilita os secrets pppoe
    ping no link 2 - se estiver dow desabilita a regra que faz clientes pegar rota_link_2
    ping no link Default - se estiver dow ele apenas habilita o masquerade no NAT para que funcione com o segundo link2

    em ip - routes deixo o gateway dedicado com distancia 1 e checkgateway ping
    e link 2 com distance 2 pra assumir se caso o primeiro não pingar

    eis o problema ki ele continua pingando o gateway e somente o gateway. kkkk
    pensei então que se caso colocar um netwatch com ip externo tipo 8.8.8.8 e ele não pingar ele desabilitar a rota default fazendo todos sair pelo link2 o problema e quando e qual ip pingar para ter certeza que o link 1 retornou?

  2. #2

    Padrão Re: NETWATCH > checkgateway pinga mais não navega

    Use o Netwatch para testar algum destino na Internet, pode ser DNS da Google, mas lembre-se que eles fazem rate limit no ICMP, o que pode causar falsos positivos. Eu usaria outro destino.

    Para que funcione corretamente e o Netwatch não considere que o link voltou devido ao destino ter se tornado acessível pelo segundo link, você precisa restringir os pacotes ICMP para o destino testado para sairem apenas pela rota principal. Use mangle e mark-routing para isso.

  3. #3

    Padrão Re: NETWATCH > checkgateway pinga mais não navega

    Obrigado por sua resposta TsouzaR. Eu abri o chamado e por ser dedicado eles rapidamente consertaram o enlace porém já deixarei algo implementar e testarei.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App