Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Amigo, quando falo em desenho de topologia e algo projeto no cacoo, no dia ou então pelo próprio word com as setas apontas de onde vai pra onde e as respectivas configurações, eu demorei pra entender essa parte de desenho de topologia mais ela e essencial quando você precisa de ajuda ou de consultoria.
    Vou ver se entendi e explicar conforme o meu entendimento;

    No seu PONTO 1
    O ip 192.168.88.1 e de acesso ao equipamento né?
    Possui/usa servidor dhcp?
    O nat está configurado corretamente?
    A classe ou range de ip que vai distribuir a seus clientes coloque uma sequencia diferente dos equipamentos que usa pra acessar. Por exemplo como 192.168.90.1-192.168.90.254, isso você cria um pool, essa será a faixa para seus clientes pppoe.
    O ip, mascara não precisa ser e nem deve da mesma sequência do seu primeiro equipamento, nem utilize rota 88.1 apontando pra sua primeira rb, o ip que deve apontar como rota e em sequência diferente e o que vai definir na interface de saída da mikrotik.
    Se na sua rb, digamos que a ether2 e onde esta ligado o cabo que vai pra sua airgrid, coloque um ip de sua preferência. Como 192.168.89.1/24. (ELE VAI SER USADO UNICAMENTE PARA ACESSAR SEU EQUIPAMENTO DE DENTRO DE SUA REDE.
    No seu PONTO 2
    Qual ip de acesso a sua cpe wireless 2.4? se for final 88.0/24, porfavor troque isso, ip de acesso a equipamentos de clientes diferente também, mesma coisa para o dhcp desse ponto, coloque na mesma sequência que da range de ip escolhida, digamos que seja 192.168.91.1 e o dhcp ativado do 192.168.91.2 ao 192.168.91.102.
    Ponto 3
    Cara, por favor, troca essa range também, nenhum equipamento ligado em bridge fica na mesma range de ip. Ainda mais apontando para o gateway que o pppoe do ponto 2 pega, isso não é nem pra funcionar, não sei como conseguiu essa façanha. Rsrsr (brincadeira), deixe seu roteador recebendo ip dhcp do ponto 2, e altere a sequencia de ip dele (a que usa para acesso o sistema)
    Ponto 4
    E mais uma vez a mesma range de ip..
    Primeiro troque esses ip, isso é apenas pra acessar o equipamento, escolha mais uma range diferente do ponto 03, pode ser igual ao ponto dois em diante, desde que o ponto 3 não esteja em bridge.
    Mesmo se colocar gateway apontando para ponto 3 e dns para o ponto 2, isso não vai funcionar porque não influencia em nada. Coloque apenas ip para acessar o equipamento, ative o dhcp do ponto 3, deixe o ponto 4 em bridge, faça as alterações sugeridas acima, e seja feliz, que vai funcionar.

    Desculpe o sarcasmo, mais infelizmente eu aprendi assim. rsrsrs
    Boa tarde amigo! Agora que estou verificando as respostas. Viajeie não tive tempo. Vamos lá, e vamos ver se entendi o que o amigo esclareceu,pois sou leigo no assunto e estou procurando aprender com os mestres.

    Respondendo ao seu questionando quanto ao PONTO 1:

    O IP do PONTO 01 é 192.168.88.5 onde possuo uma airGrid M2 Hp operando como ponto de acesso no modo bridge com o dhcp desabilitado, pois quem está fornecendo o ip é o Mikrotik.

    O IP 192.168.88.1 é do Mikrotik com o DHCP habilitado fornecendo a seguinte range de IP: 10.1.0.1\24.

    Respondendo ao seu questionando quanto ao PONTO 2:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.20, modo cliente, com ppoe discando para o Mikrotik, esse equipamento está com o DHCP habilitado com a seguinte range: 192.168.88.100 - 192.168.88.102. fornecendo internet através de cabo para o roteador dentro da casa da minha irmã e para o PONTO 3(casa da minha mãe). Para o PONTO 3 fornece como repetidor, o ponto 02 recebe e repete.

    PONTO 3: airlive wl-5460ap que segundo o fabricante aceita o modo WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Recebe a internet do PONTO 02 onde configurei como cliente conforme já especificado acima:
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.20 (que é o ip de acesso do equipamento do ponto 02)
    DHCP: desabilitado.

    PONTO 4 (aqui, como já mencionei que estou sem internet)

    Equipamento: Bullet 2 Hp
    Modo sem fio: Ponto de Acesso
    Modo de Rede: Bridge
    IP de acesso ao equipamento: 192.168.88.4
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.3 (do ponto 03, casa da minha mãe)
    DNS Primário: 192.168.88.20 (do ponto 02, casa da minha irmã)

    Na casa do meu irmão que será o PONTO 5
    tenho o seguinte equipamento:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.

    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.40, modo cliente, com o dhcp habilitado.

    Esperado ter esclarecido mais a minha salada, ou enrolado mais ainda (rs rs).

    Obrigado a todos!






  2. #22

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    uma salada mesmo. Vejo a salada na configuração e nem tanto nas marcas diferentes pois todos devem ter o protocolo 802.11

    Como a rede é só para o uso da família, acho prático deixar todos os equipamentos em AP+WDS.
    Gateway usa o mesmo para todos, ou seja o gateway vai ser o do ponto 1.
    E roteamento só no ponto 1 como o @sphreak falou.

    Se eu não me perdi na salada, me pareceu que este Bullet está sem net porque aponta para o ponto 3 onde está o AirLive que está configurado como cliente.

    Na sua irmã funciona como cliente porque ela recebe direto do AP do ponto 1.
    Na sua mãe funciona também nem sei porque, pois ela está conectada na sua irmã que não é AP, mas modo cliente pelo que entendi. Daí já começa a salada...

    Agora, se este AirLive não tem opção AP+WDS daí ferrou...Deveria ter.. confere isso.
    Boa tarde amigo! Agora que estou verificando as respostas. Viajei e não tive tempo. Vamos lá, e vamos ver se entendi o que o amigo esclareceu, pois sou leigo no assunto e estou procurando aprender com os mestres.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 1:

    O IP do PONTO 01 é 192.168.88.5 onde possuo uma airGrid M2 Hp operando como ponto de acesso no modo bridge com o dhcp desabilitado, pois quem está fornecendo o ip é o Mikrotik.

    O IP 192.168.88.1 é do Mikrotik com o DHCP habilitado fornecendo a seguinte range de IP: 10.1.0.1\24.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 2:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.20, modo cliente, com ppoe discando para o Mikrotik, esse equipamento está com o DHCP habilitado com a seguinte range: 192.168.88.100 - 192.168.88.102. fornecendo internet através de cabo para o roteador dentro da casa da minha irmã e para o PONTO 3(casa da minha mãe). Para o PONTO 3 fornece como repetidor, o ponto 02 recebe internet e repete, ou seja, funciona como cliente e repetidor.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 3:
    Equipamento: airlive wl-5460ap que segundo o fabricante aceita o modo WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Recebe a internet do PONTO 02 onde configurei como cliente conforme já especificado acima:
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.20 (que é o ip de acesso do equipamento do ponto 02)
    DHCP: desabilitado.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 4 (aqui, como já mencionei que estou sem internet)
    Equipamento: Bullet 2 Hp
    Modo sem fio: Ponto de Acesso
    Modo de Rede: Bridge
    IP de acesso ao equipamento: 192.168.88.4
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.3 (do ponto 03, casa da minha mãe)
    DNS Primário: 192.168.88.20 (do ponto 02, casa da minha irmã)

    Na casa do meu irmão que será o PONTO 5
    tenho o seguinte equipamento:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.

    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.40, modo cliente, com o dhcp habilitado.

    Esperado ter esclarecido mais a minha salada, ou enrolado mais ainda (rs rs).

    Obrigado a todos!

  3. #23

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo. Não dá pra todo mundo apontar as antenas pra sua casa ou pra um desses outros pontos? Pra centralizar essa rede?
    Boa tarde amigo! Agora que estou verificando as respostas. Viajei e não tive tempo. Vamos lá, e vamos ver se entendi o que o amigo esclareceu, pois sou leigo no assunto e estou procurando aprender com os mestres.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 1:

    O IP do PONTO 01 é 192.168.88.5 onde possuo uma airGrid M2 Hp operando como ponto de acesso no modo bridge com o dhcp desabilitado, pois quem está fornecendo o ip é o Mikrotik.

    O IP 192.168.88.1 é do Mikrotik com o DHCP habilitado fornecendo a seguinte range de IP: 10.1.0.1\24.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 2:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.20, modo cliente, com ppoe discando para o Mikrotik, esse equipamento está com o DHCP habilitado com a seguinte range: 192.168.88.100 - 192.168.88.102. fornecendo internet através de cabo para o roteador dentro da casa da minha irmã e para o PONTO 3(casa da minha mãe). Para o PONTO 3 fornece como repetidor, o ponto 02 recebe internet e repete, ou seja, funciona como cliente e repetidor.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 3:
    Equipamento: airlive wl-5460ap que segundo o fabricante aceita o modo WDS.
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Recebe a internet do PONTO 02 onde configurei como cliente conforme já especificado acima:
    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.3
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.20 (que é o ip de acesso do equipamento do ponto 02)
    DHCP: desabilitado.

    Esclarecendo ainda mais o PONTO 4 (aqui, como já mencionei que estou sem internet)
    Equipamento: Bullet 2 Hp
    Modo sem fio: Ponto de Acesso
    Modo de Rede: Bridge
    IP de acesso ao equipamento: 192.168.88.4
    Máscara de rede: 255.255.255.0
    IP do Gateway: 192.168.88.3 (do ponto 03, casa da minha mãe)
    DNS Primário: 192.168.88.20 (do ponto 02, casa da minha irmã)

    Na casa do meu irmão que será o PONTO 5
    tenho o seguinte equipamento:

    Antena PqWs-2417 da Proeletronic, que segundo o fabricante permite WDS.

    IP de acesso desse equipamento: 192.168.88.40, modo cliente, com o dhcp habilitado.

    Esperado ter esclarecido mais a minha salada, ou enrolado mais ainda (rs rs).

    Obrigado a todos!

  4. #24

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Amigo.. A salada é geral.. Eu faria assim

    Ponto 2: equipamento Proeletronic em bridge recebendo e repetindo sinal passivamente, sem DHCP sem nada.. E um roteador interno a casa (de uso exclusivo da casa) autenticando ppoe no MK e tomando cuidado pra não acontecer de ligar o cabo na porta LAN e sim na porta Wan.

    Ponto 3: equipamento airlive em bridge com as mesmas configurações do ponto 2.

    Ponto 4: bullet em bridge com as mesmas configurações do ponto 2 (sim.. 2)

    Ponto 5: mesma coisa que os anteriores

    DNS dos roteadores internos das casas 8.8.8.8

    Todos os roteadores internos das casa pegam IP direto do mikrotik, não precisa re-rotear (DHCP ativo) em cada repetição se não vira bagunça, deixa o mikrotik como único servidor DHCP de toda rede.

    Simples assim.

    Outra coisa... Todo mundo mora perto? Não dá pra apontar essas antenas pra um único lugar sem ter essas múltiplas repetições? Tá muito zuado essa sua rede amigo!!!

  5. #25

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo.. A salada é geral.. Eu faria assim

    Ponto 2: equipamento Proeletronic em bridge recebendo e repetindo sinal passivamente, sem DHCP sem nada.. E um roteador interno a casa (de uso exclusivo da casa) autenticando ppoe no MK e tomando cuidado pra não acontecer de ligar o cabo na porta LAN e sim na porta Wan.

    Ponto 3: equipamento airlive em bridge com as mesmas configurações do ponto 2.

    Ponto 4: bullet em bridge com as mesmas configurações do ponto 2 (sim.. 2)

    Ponto 5: mesma coisa que os anteriores

    DNS dos roteadores internos das casas 8.8.8.8

    Todos os roteadores internos das casa pegam IP direto do mikrotik, não precisa re-rotear (DHCP ativo) em cada repetição se não vira bagunça, deixa o mikrotik como único servidor DHCP de toda rede.

    Simples assim.

    Outra coisa... Todo mundo mora perto? Não dá pra apontar essas antenas pra um único lugar sem ter essas múltiplas repetições? Tá muito zuado essa sua rede amigo!!!
    Ok amigo! Favor esclarecer o seguinte:

    Quanto ao IP de acesso aos equipamentos, deixa como está ou tem que alterar para outra faixa?

    O único que mora mais longe é o meu irmão, mais de 1 Km e para minha casa ele não tem visada, tem barreiras.

    Minha irmã tem visada para minha casa. E minha mãe mora após uma casa da minha irmã.

    Desde já agradecido!

    Vou fazer as devidas alterações e postar o resultado.

  6. #26

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    faz como eu lhe respondi, que funciona

  7. #27

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    faz como eu lhe respondi, que funciona
    Posso dizer a mesma coisa amigo.. Só que meu método é mais simples...

    Citação Postado originalmente por calis Ver Post
    Ok amigo! Favor esclarecer o seguinte:

    Quanto ao IP de acesso aos equipamentos, deixa como está ou tem que alterar para outra faixa?

    O único que mora mais longe é o meu irmão, mais de 1 Km e para minha casa ele não tem visada, tem barreiras.

    Minha irmã tem visada para minha casa. E minha mãe mora após uma casa da minha irmã.

    Desde já agradecido!

    Vou fazer as devidas alterações e postar o resultado.
    Sim deixe tudo na mesma faixa.. Até é bom que a faixa seja diferente da fornecida pelo mikrotik pra não dar confusão.
    Só quando for acessar os rádios ou o MK terá que conectar em um local antes dos roteadores domésticos e fixar o IP no PC para a faixa de 192.... Já que o MK fornece 10....

  8. #28

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo.. A salada é geral.. Eu faria assim

    Ponto 2: equipamento Proeletronic em bridge recebendo e repetindo sinal passivamente, sem DHCP sem nada.. E um roteador interno a casa (de uso exclusivo da casa) autenticando ppoe no MK e tomando cuidado pra não acontecer de ligar o cabo na porta LAN e sim na porta Wan.

    Ponto 3: equipamento airlive em bridge com as mesmas configurações do ponto 2.

    Ponto 4: bullet em bridge com as mesmas configurações do ponto 2 (sim.. 2)

    Ponto 5: mesma coisa que os anteriores

    DNS dos roteadores internos das casas 8.8.8.8

    Todos os roteadores internos das casa pegam IP direto do mikrotik, não precisa re-rotear (DHCP ativo) em cada repetição se não vira bagunça, deixa o mikrotik como único servidor DHCP de toda rede.

    Simples assim.

    Outra coisa... Todo mundo mora perto? Não dá pra apontar essas antenas pra um único lugar sem ter essas múltiplas repetições? Tá muito zuado essa sua rede amigo!!!
    Boa tarde amigo! Hoje fiz as alterações conforme sugerido, coloquei tudo em bridge com dhcp desligado, recendo ip apenas do MK, dessa forma o PONTO 04 passou a ter internet, em teste no local embaixo da antena a internet está muito lento.

    O PONTO 02 está chegando 10 Megas, no PONTO 03 também, mas o PONTO 04 está com muita lentidão.

    O PONTO 05 (casa do meu irmão) está conectando normalmente no PONTO 04, porém sem internet, o MK não está passando as informações, tipo IP, Gateway para o referido ponto. Nivel de sinal desse ponto 63. Caso tenha alguma dica, agradeço.

    Anexo imagens do PONTO 05.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	175,9 KB
ID:      	64706

  9. #29

    Padrão Re: Não consigo colocar internet no Bullet 2 HP

    confere o ponto 5, pois se nos outros funcionou, algum detalhe passou desapercebido nesta configuração do 5.
    Depois de resolvido isso então dá atenção a questão da lentidão no ponto 4.