+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Simple Queue com Hotspot

    Olá, estou tendo um problema que deve ser simples de resolver.
    Configurei uma RB951ui com Hotspot e cadastrei os clientes dentro de hotspot/users e defini o limite deles pelo User Profile (2mb). tudo funcionando 100%. Tenho um link que eu quero disponibilizar só uma porcentagem para o hotspot, tipo 5mb. Então eu configurei esse limite dentro do Server Profile. O problema é dentro do simple Queue sempre os clientes que fazem login estão entrando no topo da lista, com isso a regra de limite geral vai ficando pra baixo e ela não é aplicada, só o limite por usuários. Se eu puxar a regra dinâmica do hotspot para cima manual funciona, mas é só os clientes saírem e voltarem que ela vai para baixo de novo. Deu para entender? (ficou um pouco confuso mesmo)

  2. #2

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Amigo, você que definir apenas 5 mega para hotspot? E usa nos planos 2mega?

    se for isso crie uma queue que faça o controle de banda para essa interface em apenas 5 mega, ou dentro das configurações da ether, configure ela pra 5 mega, ou faz marcações de pacotes. (QoS)

  3. #3

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Mas toda a Queue que eu crio sempre é jogada para baixo. Mesmo se eu arrastar ela para cima depois que os usuários saírem todos voltam como regra 0, e a regra de limite vai ficando para baixo.

  4. #4

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Quando as queues são dinâmicas acontece isso. Quem chega vai ficando em cima.

    Talvez haja alguma maneira de fixar esta queue na primeira linha. De repente aparece alguém com a dica.

    Enquanto isso, pensou em criar as queues fixas para cada cliente? Daí não ficaria pulando. Se usa DHCP daí vai ter que fixar o ip atribuído a cada cliente em Lease para sempre pegar o mesmo IP.

  5. #5

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    faz QoS então

  6. #6

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Buenas @lets

    Basta configurar o profile dos usuários para que a regra de Queue deles seja adicionada ao final. La no IP->Hotspot, vai na guia "User Profiles", abre o profile e vai na guia "Queue", e na opção "Insert Queue Before" coloca "bottom". Faça isso para todos os profiles que você tiver.

    Por linha de comando seria algo assim:

    Código :
    /ip hotspot user profile set [find name="nome_do_perfil"] insert-queue-before=bottom

    Se a sua versão do RouterOS ainda não tem essa opção, deve ter o script de "On Login" nos profiles dos usuários, usa aquela opção para mexer nas regras de queue e deixar ajeitada. Teria que abrir os profiles e la no On Login colocar um script assim:

    Código :
    /queue simple move [find name="hs-<hotspot-server>"] 0

    Atentar somente que ali onde esta "hs-<hotspot-server>" tem que colocar o nome da regra padrão que o hotspot cria, que vai mudar conforme o nome do servidor hotspot.

  7. #7

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Show inquiery, deu certo cara. Muito obrigado.
    Só mais uma dúvida. Na Queue eu tirei a dinâmica e criei uma Queue nova no target 192.168.1.0/24, que é a minha rede. Esta correto dessa maneira?

  8. #8

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Sim, pode ser. Da "quase" na mesma. A diferença é que a regra dinamica do hotspot em sí pega TODO o trafego da interface do hotspot, independente dos IPs. Mas se a sua rede esta configurada para 192.168.1.0/24, então ta tranquilo.

  9. #9

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Muito obrigado a todos, deu certo agora.

    Valeu.

  10. #10

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Buenas @lets

    Basta configurar o profile dos usuários para que a regra de Queue deles seja adicionada ao final. La no IP->Hotspot, vai na guia "User Profiles", abre o profile e vai na guia "Queue", e na opção "Insert Queue Before" coloca "bottom". Faça isso para todos os profiles que você tiver.

    Por linha de comando seria algo assim:

    Código :
    /ip hotspot user profile set [find name="nome_do_perfil"] insert-queue-before=bottom

    Se a sua versão do RouterOS ainda não tem essa opção, deve ter o script de "On Login" nos profiles dos usuários, usa aquela opção para mexer nas regras de queue e deixar ajeitada. Teria que abrir os profiles e la no On Login colocar um script assim:

    Código :
    /queue simple move [find name="hs-<hotspot-server>"] 0

    Atentar somente que ali onde esta "hs-<hotspot-server>" tem que colocar o nome da regra padrão que o hotspot cria, que vai mudar conforme o nome do servidor hotspot.
    Mas se esta regra "hs-<hotspot>" ficar em cima, tudo que estiver abaixo dela não vai ficar fora do controle de banda?
    Aqui esta regra tem que ficar na última linha para que o controle funcione.

  11. #11

    Padrão Re: Simple Queue com Hotspot

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas se esta regra "hs-<hotspot>" ficar em cima, tudo que estiver abaixo dela não vai ficar fora do controle de banda?
    Aqui esta regra tem que ficar na última linha para que o controle funcione.
    Realmente @1929

    Se mover a regra pra cima, o controle individual dos clientes se perde. Não faz isso que disse pra fazer não que da problema, kkkkk

    Mas assim, já que você criou uma regra para os endereços do Hotspot, coloca o limite de 5Mb nela, e ao invés de usar a opção "Insert Queue Before", usa a "Parent Queue" la nos profiles, pois assim todo o trafego do hotspot vai cair na sua regra estatica limitando a 5 Mb, e como as regras dos clientes vão estar "dentro" (vão ser filhas dessa), eles TAMBÉM vão ser aplicadas.