+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    Minha duvida e a seguinte... Tenho uma pequena central de distribuição de internet via Radio não licenciada a "internet a e liberada para qualquer pessoa que conecta a rede" claro limitada a 64k, geralmente eu uso a Wi-Fi para a criação de uma rede lan para uso e fruto de jogos em rede como Counter Strike, então vem a pergunta porque não usar sistema VPN como Hamachi, bom a internet não da conta...

    Vamos ao assunto, gostaria de saber qual NanoStation 5.8GHz e o ideal para usar como AP tipo um roteador normal 2.4GHz que consigo conectar umas 15 pessoas sem problema, bom já vi o pessoal usando em torre, porem eu fiz um teste com a antena que os provedores colocam em nossas residencias e não deu muito certo.

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    "Não licenciada.." hummmm...

    AP para POP = setorial. Feixe de irradiação largo. Entre 60º e 120º de abertura. Para PTMP, dá pra cobrir um bairro de 5km²
    "Antena residencial" = radio com antena direcional. Feixe de irradiação estreito. Entre 30º e 45º de abertura. Para PTP ( só faz conexão entre 2 pontos)

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    kkkkkk, não quero uma antena para cobri o bairro... somente a área dos jogadores... a pergunta é, qual NanoStation da certo para funcionar como AP e não quantos graus, não quantas qual antena e boa.

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre



    Olha... Função AP até roteador Tenda descartável tem...
    Você tem que saber o que você quer fazer. Cada tipo de equipamento tem uma função. Nanostastion é pra POP.
    Você quer montar uma LAN house? Juntar a galera em uma garagem pra jogar CS e LOL? Dividir sinal entre algumas casas? Elas estão próximas? Em metros/quilômetros?

    Entendeu a diferença amigo? Se você quer reunir os amigos em casa a solução é uma. Se for ligar as casas do bairro a solução é outra. Se quiser ligar os amigos entre paises diferentes a solução pode ir desde um VPN dedicado até colocar um satélite em órbita.... Entendeu?

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    Quero montar um sistema de rede como a cabeada ou seja LAN porem Wireless, tenho torre 2.4GHz, uso o Mikrotik RB751U-2HnD com Wireless 1000mW, atualmente não está na torre, uso um AP da LigWay de 1000mW com antena omni direcional, o sinal vai até longe, chega a da mais de 1Km, mas não fica legal no caso eu precisaria compra uma antena setorial, para 2.4GHz e até barata, mas e bom mudar o sistema para 5.8GHz já que tenho a finalidade de usar para Jogar em redes, claro falando abertamente, vai passar sinal de internet pela rede alem de jogos, já que dedico 25% da minha internet deixando o sistema livre para quem quiser usar, atualmente tenho mais ou menos 30 pessoas conectadas simultâneas, quando esse sinal chegar a casa dos meus amigos eles tem suas internets particular, mas vou colocar um Router na torre com sinal aberto, esse projeto era da prefeitura, como ela não fez, estou tirando grana do meu bolso e fazendo por conta própria e por prazer, já que de qualquer jeito tenho que montar a rede... claro a internet e limitada a 64k e a 128k por pessoa e com limite de tempo e dependendo de como ficar limitarei as portas, mas o mais interessante e o meu uso e fruto, só libero o acesso gratís por ter link de sobra e por morar em uma região que nem todos podem contratar internet.

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    Da pra usar como AP sim, porém a abertura dela é +/- 40°, ai vc tem que ver se vai
    atender todas as casas dos seus amigos, como ela é 5.8Ghz, vc teria que colocar outras no telhado das casas deles, até 1KM nas casas vc pode usar NanoStation Loco M5, e lembre tente não exceder 30 antenas conectadas a ela, antes que alguém venha criticar, em alguns PoPs usamos 8 dessas atendendo com qualidade mais de 120 clientes com planos de 1 a 5MB, óbvio que tem soluções melhores e mais caras, mais de inicio pode usar Nanostation M5 como AP sim, desde que seja bem projetado e que vc coloque elas 2 metros afastadas uma da outra caso vc usar mais de uma.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    vamos por etapas.
    Quando o @sphreak falou em angulo de abertura, ele está certo... tudo começa por aí. Como você vai saber a região a ser coberta se não está interessado nos graus da antena?
    Você não deu informações suficientes, a não ser que quer dar 64k/128k para usuários visitantes. Isso não vai dar para ninguém navegar e ainda vão falar mal de você.
    E deixar o restante da banda disponível para vocês jogarem...
    Sim, 5.8 é mais seguro para jogos.
    Se seus companheiros de jogos estão todos para um lado só, um NanoStation pode dar conta. Ele tem um angulo de abertura de 60º. Mas isso não quer dizer que todos os que estão dentro dos 60º vão ficar bem. Quem estiver no limite dos 60 vai sofrer. Entendeu agora porque é importante ter este dado para projetar a rede?

    Mas ainda assim o NanoStation pode servir. Ele tem saída para antena externa. Daí você vai escolher entre painel de 90, 120 ou até mesmo uma omni se seus companheiros estiverem na sua volta.
    Esquece este Ligoway de 1000mW do Mercado Livre. Digo do MercadoLivre pois é só lá que vejo anuncio deles. Ele pode até funcionar bem mas com baixa potencia. Mas 1.000mW é um absurdo de potencia.

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation 5.8GHz como AP de Torre

    Esse aparelho da LigWay que tenho e antigo... já faz mais de 3 anos que tenho ele...
    Sobre a quantidade de antenas e aberturas de graus e etc... claro que não vou usar somente uma NanoStation, mas pelo que vejo o valor dela em comparação da um equipamento para rede mesmo e mais em conta, ainda mais só para usar jogo, outra 64k a 128k e pleo hotspot, todos que se conectão tem ciência de que a velocidade e esse, já que muitos os usuários são usuários de celular então creio que não tem problema, outra coisa a velocidade e para cada um ao invés de ser uma velocidade geral, cada um que conecta tem a velocidade limitada em 64k quando a rede está cheira e 128k, quando viajo deixo tudo liberado, isso e loucura minha faço por vontade e porque sempre tem sobra de link, apesar que tenho somente 5Megas, mas em breve contrato 50megas com outra empresa dai libero mais velocidade...