+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Rb 911 travando ether

    Boa tarde tenho 2 enlace com 15 km um e outro de 30 km...usando rb 911 fonte nobreak patch......cabo blindado conector blindado, já faz uns 6 meses que tá em produção esse enlace porem de 1 més pra cá toda semana esse enlace trava...ai tenho q reiniciar a rb ap, já troquei tudo falto só o radio para trocar, mais como o radio e novo acho que não seria o radio se não, não funcionava, alguem ja teve problema parecido ?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    O que aparece no LOG após o reinicio quando ela trava? O NetWatch dela está ativo?

  3. #3

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    No grafico de consumo de banda ta apresento consumo elevado?

    Enviado via LG-V490 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Também estava com uma 911 nesse mesmo problema de travar a LAN, solução trocar a RB e engraçado que é nova também.
    Atualizei o routerOS mais mesmo assim não resolveu.
    Faz um teste assim só para tirar a duvida manda um teste nessa para estrangular a LAN dela e vê se trava.

  5. #5

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Ou estrangula a CPU, já que o processador da parte de ethernet é built-in na CPU (No chipset principal).

    Noutras RB's as vezes tem um chipset ethernet a parte, mas essas que tem ethernet inclusa na CPU principal as vezes travam por calor no chipset, causado por alto processamento que não necessariamente tem a ver com ethernet.

    (Tipo uns notebooks tão cheios de adwares rodando (Baidu e cia) que hora que pluga uma impressora na prota USB nem consegue reconhecer ela, não é problema na porta USB nem em cabo, é só processador ocupado demais com outras coisas)

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    No meu imóvel tem dois cabos de 20 metros, um pra SXT(recebe a internet) e outro para wi-fi na casa e no meu ponto comercial; até aí parece nada de mais. Usa-se uma régua para alimentar o SXT e o roteador doméstico, mas uns dias atrás o roteador estava reiniciando do nada e ocorria no SXT com menos frequencia, ajustei a fonte de 15 volts para 18 volts, voltando a funcionar. Seria o frio? quando era ubiquiti só funcionava bem a partir dos 20 volts por isso tanto a mikrotik ou ubiquiti nos vendem com fontes de 24 volts, 12 volts funciona por que já testei mas fica com essa palhaçada. Falha na porta ETHER 0/0 0/1 ... ou wan e lan1...

  7. #7

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Cara, pelo que sei, as fontes do sxt, são de 24v e 380 ma, esses dias mesmo, estava com problemas de link down, link up, na interface que faço enlance, utilizando stx, pesquisei por aqui e vi que mais usuários tinham o mesmo problema, e o problema foi resolvido trocando a fonte, eu fiz o mesmo, e resolveu, eu acredito que com o tempo, os componentes da fonte perdem suas propriedades químicas, levando a uma baixa no fornecimento da cc ou da amperagem, que resulta em mau funcionamento no radio....

  8. #8

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Boa noite esse aqui e o modelo da rb 911G-5HPacD
    Ela tá passando só 35 mb no maximo e mesmo assim ela ainda trava, ja fiz tudo que voces imaginas e continua travando....não sei mais oque fazer.
    Mikrotik nunca mais

  9. #9

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Caro Jackfukuta, também tenho link ptp com RB911, semana passada a RB cliente travou a LAN (dava LAN conectada mas travada), li e pesquisei muito e a melhor cosa que vi foram pessoas dizendo que é problema da propria RB, o que todos fizeram foram trocar, eu ainda a uso mas coloquei uma regra para a RB reiniciar a cada 3 dias, tem quase 1 mes que não trava mais, fiz isso atê ver uma solucão para essa RB, são novas também, porem travam. também vi usuários reclamando de travamentos também na RB922. Meu link é de 29Km e trafegando em média 60M.

  10. #10

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Ainda há problemas hj em dia com as últimas atualizações da Mikrotik? Com travamento da 911g? Estou pra comprar um par de rádios e estou em dúvida se compro a 911g ou a 922

  11. #11

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Cara as Rb911g Netbox5 5hpacd-nb Dual 802.11ac Giga é um ótimo Rádio, se não vai usar modem 3G e a porta Fibra, pode comprar a RB911, é mesma placa, só sem modem 3G e porta Fibra bem mais barata que a RB922. quanto aos travamentos utilize firmware mais antigo versão 5.x proximo da 6.x ou 6.15 ou 6.17 as primeiras da versão 6.x, já ouvi vários relatos de passagem da banda na casa dos 120 e 130 Megas só em modo N. Agora se precisar de pouca banda tipo uns 70 Megas reais compre RB912. Uma dica que dou é utilizar a RB911g com fonte de 24v e 2Amperes e cabo rede 100% cobre. conector blindado e com fio terra na tomada da fonte.

  12. #12

    Padrão Re: Rb 911 travando ether

    Citação Postado originalmente por VJDvalter Ver Post
    Cara as Rb911g Netbox5 5hpacd-nb Dual 802.11ac Giga é um ótimo Rádio, se não vai usar modem 3G e a porta Fibra, pode comprar a RB911, é mesma placa, só sem modem 3G e porta Fibra bem mais barata que a RB922. quanto aos travamentos utilize firmware mais antigo versão 5.x proximo da 6.x ou 6.15 ou 6.17 as primeiras da versão 6.x, já ouvi vários relatos de passagem da banda na casa dos 120 e 130 Megas só em modo N. Agora se precisar de pouca banda tipo uns 70 Megas reais compre RB912. Uma dica que dou é utilizar a RB911g com fonte de 24v e 2Amperes e cabo rede 100% cobre. conector blindado e com fio terra na tomada da fonte.


    Em relação à alimentação tenho uma fonte de 24v x 20a e régua poe gigabit da FAG (de cada lado) e aterramento bem feito coloquei duas barras de 2,30m distante 4 metros uma da outra e cabo 6mm até os equipamentos (fontes, régua, torre, etc). Pretendo passar 200mb à 250mb (não simétricos). Se ainda hoje (final de 2016) as rbs apresentam esses problemas de travamento da porta lan, acredito que seria melhor comprar a 921 ou 922 e usar as portas sfp, de um lado tenho uma ccr 1016 e do outro um switch sg-300 10 da cisco (com duas portas uplink sfp). E manter um produto com firm desatualizado não acho legal, pq podem aparecer vírus e causar uma enorme dor de cabeça (assim como aconteceu com os equips. ubnt)...