+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o melhor cabo UTP?

    Boa noite galera!!

    Gostaria de saber qual o melhor cabo (custo /beneficio) para uma rede aérea com mais ou menos 1000 clientes com 2 e 4 mega?


    Ouvi dizer que o cat5e é bom mais passa uma banda de apenas 100 mega, já o cat6 parece ser melhor, não sei, alguém pode me explicar por favor qual devo usar, levando em onsideração o baixo custo...

    OBS> a fibra óptica está fora de questão pelo alto custo do kit cliente e demais aparatos...

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Provedor com Cabo UTP ou Viá rádio?

    Opa...blz galera?...

    Gostaria de saber a opnião de vcs...

    Estou montando um provedor e gostaria de saber de vcs qual a melhor opção pra 1000 clientes, Cabo UTP ou Rádio?

    Qual é mais viável financeiramente?

    Qual é melhor de trabalhar?

    Comentem suas experiências....

    Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Citação Postado originalmente por Emanuelcs Ver Post
    Boa noite galera!!

    Gostaria de saber qual o melhor cabo (custo /beneficio) para uma rede aérea com mais ou menos 1000 clientes com 2 e 4 mega?
    MPT (http://www.mptcondutores.com.br/). São fabricados no Brasil e a qualidade é excelente, 100% cobre, modelos outdoor e indoor, blindado e não-blindado. Comparado a outros fabricantes com qualidade equivalente, ao menos pelas informações preço que tenho da MPT e de marcas como Furukawa, Prysmian, etc., duvido ter outro fabricante mais barato.

    Tem a IFE (http://www.ife.com.br/) também, que é fabricante nacional, 100% cobre, modelos indoor e outdoor, blindados e não-blindados e tal, mas não sei do preço, só vi relato de gente usando.

    Citação Postado originalmente por Emanuelcs Ver Post
    Ouvi dizer que o cat5e é bom mais passa uma banda de apenas 100 mega, já o cat6 parece ser melhor, não sei, alguém pode me explicar por favor qual devo usar, levando em onsideração o baixo custo...
    Não é o cabo que define quanto de banda vai passar, são os equipamentos nas pontas. Cat.5e passa 1Gbps normalmente usando todos os pares. Cat.6 é usado para 1Gbps ou mais, mas usando nas pontas outros equipamentos, que trabalham com frequência de 250MHz, se não me engano. Essa é a diferença desses cabos, o Cat.5e é feito para trabalhar em 125MHz (frequência usada por todo equipamento acessível inclusive os switches de rede cabeada), aproximadamente, e assim só se consegue 1Gbps usando todos pares.

    Citação Postado originalmente por Emanuelcs Ver Post
    OBS> a fibra óptica está fora de questão pelo alto custo do kit cliente e demais aparatos...

    Obrigado
    Fibra óptica até o PACPON no poste e atendimento ao cliente com cabo UTP. Pronto, problemas resolvidos: instalação barata e não vai dar problema toda hora igual se fizer a rede toda em cabo de rede.


    Citação Postado originalmente por Emanuelcs Ver Post
    Opa...blz galera?...

    Gostaria de saber a opnião de vcs...

    Estou montando um provedor e gostaria de saber de vcs qual a melhor opção pra 1000 clientes, Cabo UTP ou Rádio?

    Qual é mais viável financeiramente?

    Qual é melhor de trabalhar?

    Comentem suas experiências....

    Obrigado
    Rede 100% em cabo de rede vai dar tanto problema quanto via rádio. A diferença é que quando está funcionando, rede cabeada vai ter mais capacidade de banda.

    Instalação em cabo UTP é mais barato logicamente, por não requerer o rádio/antena CPE.

    Rede cabeada não tem margem para ilegalidade, tem que ter a licença SCM, projeto com a concessionária, autorização para uso dos postes e pagamento de aluguel por eles. Agora, se pretende fazer na ilegalidade, usando poste sem autorização, aí já está de sacanagem, e nesse caso recomendo ficar no rádio mesmo se não está disposto a fazer corretamente ou não tem dinheiro para custear a regularização, projeto e aluguel. Não se começa algo sem ter os recursos necessários.

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Cat5e passa até 1gb e cat6 passar até 10gb, melhores cabo que já trabalhei é Nexans, Furukawa e Legrand, ele normal dura em media em area externa uns 3 anos, após isso a capa dele trinca, você terá que ver com o fornecedor um cabo com proteção contra o sol, pois o indicado para área externa são os cabos de rede Geliado, dificil de encontrar e preço alto.

  5. #5
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Só lembrando que cabo de rede tem um limite de no máximo 100 metros, mais que isso somente na fibra.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Aqui sempre busco utilizar o melhor cabo possível acessível ao meu provedor, já peguei cabo relativamente bom com defeito de fabrica (algum fio quebrado) não fechava o lance nem a pau, já usei cabos mais vagabundos que nunca vem com defeito, inclusive usei em lance principal como medida de urgência pois havia quebrado um lance e não tinha outro fio disponível.

    O principal problema do cabo de péssima qualidade, é a baixíssima vida útil quando usado externamente, meu concorrente usa deles, os que me recuso a usar nos clientes ele põe no tronco principal, pelos meus cálculos, em no máximo 6 meses ou sendo muito otimista ( um ano) ele terá que trocar todo o cabeamento pois ressecará a capa e entrará água, podendo inclusive queimar equipamentos por curto.

  7. #7

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    aqui uso Furukawa soho plus pra fazer a rede, 2flex, lan expert, elgin etc ... para instalar cliente. Esquece cabo chines, multitoc e outras porcarias mais, nem pense 100 clientes saindo apenas de um ponto, quem dirá 1000, nem com switch vlan vai dar certo. Segmente sua rede, faça roteamento e divida por pequenas ilhas que não tenha muitos switchs na mesma perna, separe por rádio ou fibra, mais fácil de controlar, identificar problemas, resolver e se preocupar com os raios quando caem.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Melhor cabo utp é o que usa indoor, pois utp externo é gatilho. Seja blindado ou de outro mundo.

  9. #9

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    como foi dito pelos colegas, se vocÊ for fazer tudo como manda o figurino, fibra a medio e longo prazo sai mais barato do que cabear com utp. Se vai atender uma area pequena é até possivel fazer a rede de fibra sem ter maquina de fusão. Voltando ao assunto principal, cabos cat6 tem um elemento interno que separa os pares, e também funciona como elemento de tração e sustentação do cabo entre os postes. Minha experiencia com cat5 é que fica uma barriga no fio, e você não pode puxar muito pois vão se arrebentar facil. E sempre use 100% cobre com blindagem, pois todo cuidado é pouco. Muito se fala de usar 100 metros, eu aconselho se possivel usar menos, algo em torno de 80 a 90 metros entre cada caixa, daria um poste sim e outro não em determinadas areas.

  10. #10

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Citação Postado originalmente por icarooo Ver Post
    como foi dito pelos colegas, se vocÊ for fazer tudo como manda o figurino, fibra a medio e longo prazo sai mais barato do que cabear com utp. Se vai atender uma area pequena é até possivel fazer a rede de fibra sem ter maquina de fusão. Voltando ao assunto principal, cabos cat6 tem um elemento interno que separa os pares, e também funciona como elemento de tração e sustentação do cabo entre os postes. Minha experiencia com cat5 é que fica uma barriga no fio, e você não pode puxar muito pois vão se arrebentar facil. E sempre use 100% cobre com blindagem, pois todo cuidado é pouco. Muito se fala de usar 100 metros, eu aconselho se possivel usar menos, algo em torno de 80 a 90 metros entre cada caixa, daria um poste sim e outro não em determinadas areas.
    Fui ver os links só depois de comentar, e vi que a mpt tem cabos hibridos pra essa finalidade, ele ja vai com condutores pra energia e o cabo de aço de sustentação, solução bastante interessante, vale a pena conferir

  11. #11

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Citação Postado originalmente por icarooo Ver Post
    como foi dito pelos colegas, se vocÊ for fazer tudo como manda o figurino, fibra a medio e longo prazo sai mais barato do que cabear com utp. Se vai atender uma area pequena é até possivel fazer a rede de fibra sem ter maquina de fusão. Voltando ao assunto principal, cabos cat6 tem um elemento interno que separa os pares, e também funciona como elemento de tração e sustentação do cabo entre os postes. Minha experiencia com cat5 é que fica uma barriga no fio, e você não pode puxar muito pois vão se arrebentar facil. E sempre use 100% cobre com blindagem, pois todo cuidado é pouco. Muito se fala de usar 100 metros, eu aconselho se possivel usar menos, algo em torno de 80 a 90 metros entre cada caixa, daria um poste sim e outro não em determinadas areas.
    Ah, agora entendi o motivo de estarem sugerindo tanto Cat.6 por aí: há uma leve confusão nisso tudo. Existe cabo Cat.5e blindado no geral apenas (FTP - Foil Twisted Pair) e e também entre os pares (STP - Shielded Twisted Pair) e autossustentável, com elemento de tração. Essas não são características exclusivas de Cat.6, ambos tipos de cabo possuem esses modelos mais bem elaborados. Se você não vai ter 2.5GbE, 5GbE, 10GbE, 40GbE, etc., não precisa de Cat.6.

  12. #12

    Padrão Re: Qual o melhor cabo UTP?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Ah, agora entendi o motivo de estarem sugerindo tanto Cat.6 por aí: há uma leve confusão nisso tudo. Existe cabo Cat.5e blindado no geral apenas (FTP - Foil Twisted Pair) e e também entre os pares (STP - Shielded Twisted Pair) e autossustentável, com elemento de tração. Essas não são características exclusivas de Cat.6, ambos tipos de cabo possuem esses modelos mais bem elaborados. Se você não vai ter 2.5GbE, 5GbE, 10GbE, 40GbE, etc., não precisa de Cat.6.
    Entendido, bem observado, para megabit existem opções cat5 com as caracteriscas mencionadas. Acho indispensavel o uso de cabos autossustentaveis com blindagem em ambiente externo