Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Olá amigos boa tarde estou com uma duvida aqui, podem me ajudar?
    Gostaria de saber quantos equipamentos Ubiquiti eu consigo ligar em uma fonte Desseas
    http://www.conectwi.com.br/fonte-nobreak-24v-7a-volt-u

    Obrigado desde ja

  2. #2

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    tenho a anos ligado a uma régua poe da volt de 8 a 10 equipamentos entre rocket, nanostation, powerbridge ... nunca deu problema, nunca queimou nada, obs:fonte aterrada

  3. #3

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Existe uma fórmula simples de calcular isso.
    Manual de equipamento.
    Todo equipamento tem discriminado seu consumo em amper/hora e o consumo em wats.
    Se você quer um circuito bem planejado e tem uma fonte de 24v 7a, lógicamente você só poderá gastar 6A.
    Mas Ricardo a fonte não tem 7 como só posso gastar 6?
    Não pode esquecer de calcular o consumo que o equipamento tem por si próprio, apenas para se manter funcionando e não podemos deixar de calcular que essa fonte tem também mais alguns equipamentos porém esses conhecidos como "bateria".
    Ou seja você precisa dimensionar o projeto de forma que 10% fique como reserva para recarregar um banco de bateria. A partir daí você soma os consumos dos equipamentos, basta uma simples olhada no manual ou na própria fonte deles, geralmente lá vem discrimino o consumo do mesmo.
    Agora voltamos a sua pergunta. Quantos equipamentos você pode ligar em uma fonte 24v 7a?
    1, 2, 10 20,? Somente você conseguirá responder essa questão. Ninguém além de você mesmo saberá o que vai utilizar...

  4. #4

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Olá.

    24 (volts) x 7 (amperes) = 168 watts máximo.

    Deve verificar o manual do equipamento e verificar o consumo em watts.

    Exemplo: o consumo da Airgrid e de 3 watts, Rocket 8,5 Watts......


    Se fosse colocar somente airgrid poderia fazer a seguinte conta: 168 ( potência máxima da fonte) dividida por 3 ( consumo máximo da Airgrid).

    168/3= 56 Airgrid.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Ubiquiti chega a consumir 50% a mais na sua inicialização, tudo bem que caso esteja ligado diretamente à bateria de 24 volts X 7A vai suportar; mas se for somente fonte, com o tempo se tiver mesmo 5 conectados a fonte poderá não partir entendendo como sobre-corrente ou sobrecarga queimando tudo conectado a ele se não travar. Muitos fabricantes projetam para 10% de reserva, e 20% de pico na carga mas sou a favor de manter 50% em reserva na unidade central mas 10% nos remotos.

  6. #6

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Bom amigo respeito seu post. Hoje os bons fabricantes já deixam essa margem. Lido a p


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  7. #7

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Lido com energia solar e por isso acompanhamos de perto o consumo dos equipamentos. Ubiquiti passas os dados reais. O pico de uma airgrid e 2,8 watts.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  8. #8

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Com certeza de tiver uma margem de segura e melhor!


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  9. #9

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Não é necessário uma reserva de 50%. E desperdício de recurso! Basta fazer o cálculo pelo consumo em máximo watts do equipamento. Se não confiar nos dados do fabricante basta medir com um multímetro.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Sei não, testei minha air grid com fonte da mikrotik( 24V x 0,65A) pois a mesma não partiu só com o dela mesmo ( 24V x 1A), mas a mikrotik partiu com a fonte da ubiquiti. Confio plenamente nos dados do fabricante, mas não confio nas condições de instalação; comprimento do cabo, material do cabo, tomada elétrica,rede elétrica, ruído na rede, condições de aterramento etc. Multimetro comum não serve de parâmetro, a menos que seja um Fluke de 6 mil reais mais ou menos.

  11. #11

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Eu tenho multímetro fluke e minipa e tenho também o de 1,99 . Tenho engenheiro elétrico. ruído de rede e aterramento não afetam no consumo do equipamento já o cabeamento sim! 3w e o dado do fabricante. Pra te falar a verdade quase nem uso mais rádio mais a dica que deu para o amigo está correta.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  12. #12

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    A fonte que vem original na grid e de 0,5 A por 24v . Só não vem com menor amperagem pois já levam em conta a distância do cabeamento e tudo mais.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  13. #13

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Meça o real consumo com multímetro ou "wattimetro". Análise no horário de pico e considere um consumo máximo de 70% da capacidade da fonte. Pronto, a fonte vai trabalhar fria.
    Para você ter ideia tenho uma fonte de 24v 2.5A alimentando 7 equipamentos ao todo. É uma fonte chaveada, tipo as de notebook.



    Enviado via GT-I9300I usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Legal é ver o consumo num multímetro analógico. Na escala de 200mA se usar fonte 24V os 200mA vem a ser quase 5W, e... tem CPE que fica abaixo disso depois de completo o boot, e sem tráfego.

    No caso da RB750 a agulha fica mais ou menos no meio, no ponto de melhor precisão (Caso use fonte 24V), uma vez estabilizado o consumo de tráfego o consumo elétrico também estaciona, na RB750 eu achei divertido ver um mísero ping fazendo a agulha dar uma oscilada, era dar 1 (um) ping depois de 5s de agulha estática que a agulha dava uma oscilada, indicando um aumento de consumo tipo 0,1W ao responder o ping. No multimetro digital os números ficam mudando e você perde a noção escalar do consumo variando.

    (E em equipamentos maiores perde resolução, já que a maioria dos multimetros tem escala de 200mA, e depois já pula pra 20A, escala onde a precisão é de 0,1A (0,1A em 24V é 2,4W, é uma variação gigante no consumo de uma CPE cliente, ou de um AP típico de torre)




    Mas sobre as fontes, fonte boa pode ser usada até 100% da capacidade nominal, mas quem disse que toda fonte é boa? Eu só ponho a mão no fogo por Delta (Um exemplo), mas a maioria das fontes a venda caem mais nesse patamar aqui.

    Fonte barata é bom usar entre 30 e 70% da capacidade nominal prometida. Ou seja, se o fabricante DIZ que aguenta 100W de consumo, provavelmente abaixo de 30W de consumo terá mais ripple e rendimento ruim, e acima de 70W também, além de ter maior calor.

    Acho que o Gabriel Torres levou muitos anos até aprender a fazer um review decente (Não sabia nada de eletrônica básica), mas aqueles reviews de fontes ATX que eram feitos no site dele ajudavam muito, medindo ripple e rendimento em vários percentuais de consumo:
    http://www.clubedohardware.com.br/ar...fapt200/2787/8

    (Vejam as páginas seguintes com os resultados dos testes, essa é só sobre a metodologia)

    Poucas das fontes nesses reviews tiveram qualidade decente com 80% de carga ou mais, mas praticamente todas tiveram valores ok com 50% de carga (Se a fonte promete 200W, seria um consumo de 100W).

    Muito roteador de mesa que consome 4 ou 5W sob alto tráfego vem com fonte 12V 1A muito mais pelo preço, uma fonte Delta 12V 0,5A dá conta de roteador com picos de 5W de consumo, mas custa mais caro que uma fonte porcaria 12V 1A.



    Sobre o pico inicial de consumo nos equipamentos, ele está lá mas as fontes também aguentam picos altos de consumo, mesmo com um capacitor de 470uF na saída da fonte ele vai dar uma queda de tensão as vezes gigante mas será suficiente pro VRM do roteador se manter ativo pra alimentar o processo de boot do roteador. O VRM dos roteadores não é tão rígido, se vem com fonte de 12V as vezes ele suporta 7 a 15V na prática, ter uma queda na tensão vinda da fonte (Por conta do pico de consumo na inicialização) não é problema, só quando a fonte está velha ou com defeito de fábrica.

    Não tem como saber de antemão qual o pico de consumo de um roteador pequeno, apesar de usar o mesmo chipset 2 aparelhos diferentes podem ter picos diferentes na inicialização por usar memória, VRM ou softwares diferentes. UBNT e MK com chipset de poder similar (SXT SA5 e NS Loco M5 versão XW, digamos) tem uma variação de consumo na inicialização bem grande, e no caso de switch e roteadores de múltiplas portas ethernet existe o consumo extra só por ter algo plugado numa porta (Não é só o led aceso, é o processamento gasto pra com dados de sincronia no cabo, se ligar 2 switch entre si o consumo sobe mesmo não tendo nenhum pacote ethernet entre eles), no caso de wifi cada conexão ativa aumenta o consumo mesmo com a conexão em idle, mas o percentual de uso do processador e o tráfego pela porta ethernet ou wifi muda MUITO o consumo, tem roteador de mesa que vai de 3W em idle, até 12W com tráfego em todas as portas ethernet e trocando dados via wifi o tempo todo, é uma diferença de 4x no consumo! Por isso é bom não só ver o consumo no processo de boot do equipamento, tem que ver o consumo com o ALTO TRÁFEGO que terá no mundo real, num PTP é bem simples, bota um teste de velocidade ethernet a ethernet e pronto, mas em equipamentos SOHO tem que ligar meia duzia de notebooks pra simular uma 4ª-feira as 15h, a diferença de consumo conforme o uso pode ser muito grande, medir apenas o idle gera valores baixos mesmo, CPE de cliente pacato vive em idle, mas AP de torre vive em consumo mais perto do limite superior (7W num Rocket M5 versão XW como AP de 2 duzias de clientes comuns de trafego baixo. Ele chega a 8W no boot e nuns picos mas a média eu digo que fica em 7W porque as vezes cai também pra 6W, ou 5W se tiver pouco tráfego MESMO. Esse Rocket como AP em cliente cairia pra 3W nos momentos sem tráfego. É uma diferença grande entre 3W e 8W).

  15. #15

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Amigo Rubem... qual, ou quais, as marcas de fonte que podemos adotar como confiáveis e seguras?
    As fontes da empresa Hayama são realmente de boa qualidade?

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Ih, eu compro as industriais mais comuns sempre.

    As Hayama e Ralltek de uns 5 anos atrás (Não vi nenhuma mais recentes) são bem comuns, nenhuma filtragem extra na entrada, uma filtragem dupla na saída todas tem, então digamos que são iguais o resto, não vale a pena pagar mais caro se o interior é igual.

    As mais baratas (R$ 25 por 24V 2A) vão pro patamar mais inferior de qualidade, falta filtragem na entrada, e na saída é só 1 mísero capacitor, mas as industriais são sempre ok, fora que são abertas então ventilam (E capacitor morre cedo se passar calor. 10°C a menos num capacitor muda 2 anos a vida útil dele).

  17. #17

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Bom tenho uma torre com xps 24v 15a tenho ligado

    5x rocket m5
    3x rb912
    1x epmp 1000
    1x apc 5m
    2x airgrid
    1x switch tplink 16p
    1x rb2011
    1x bullet

    Trafego medio de 60mb o consumo em horario de pico nao passa de 2.6a

    De tudo que testei foi a melhor fonte, volt com pico de energia equipamento trava ou reseta principalmente bullet2.
    Montel achei bem carniça as fonte deles, picos rapido de energia acontece o mesmo que volt.

    Se esta apertado de grana va de controlador solar + fonte estabilizada, se quer algo definitivo xps/proteco!

  18. #18

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Amigo Rubem... então quais as marcas de fontes de 5 volts, 7,5 volts, 12 volts e 24 volts que vc indica?

    Obrigado.

  19. #19

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Pra roteador comum de mesa as fontes basiconas baratas servem, marcas baratas tipo Kairos, Multilaser, Multitoc, ou ECP, serve bem e são baratas.

    24V depende. Pra CPE de cliente não precisa grandes coisas, fonte POE 15, 18 ou 24V da mais barata serve, elas tem ripple mas CPE de cliente doméstico não tem tráfego alto a ponto de perder desempenho por conta desse ripple.

    Mas provedor não pode comprar esses lixos pra uso próprio, cliente liga ou trafega algo em CPE ou roteador de mesa poucas horas por dia, pode ter fonte barata de R$ 15 sem problema.

    Não dá pra confiar em capacidade maior, digo, comprar uma fonte 12V 2A pra um roteador de mesa usando bestamente como AP em micro-provedor. Só ter 2A (12*2 = 24W, um roteador de mesa mal consome 6W) não garante nada, essas aqui tem 2A e tem um ripple gigantesco:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tv-12v-2a-_JM
    Pra esse preço é impossível ter produto que presta.
    Nessa hora uma Hayama, Ralltek ou MCM são uma maravilha. Mas eu ainda preferiria uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...v-chip-pwm-_JM
    Porque é ventilada, e dá pra ver a filtragem na entrada, e dupla na saída. Isso NUNCA vai ter baixo ripple com os 2A de consumo, mas se respeitar até uns 70% de carga (1,4A de consumo) vai ter ripple baixo.

    As vezes tem fonte barata tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tv-12v-2a-_JM
    E elas são ok. Mas... são baratas porque são desviadas dos modens SAGEM. A Sagem faz celulares, roteadores e etc a muito tempo, a Oi e sei lá quais operadoras andaram comprando aos milhares os modens ADSL ou cable-modens, como existe muita perda e queima também trouxeram alguns containers cheios de fontes boas pra eles. Não sei se encalhou no estoque, ou se é contrabando (Entrou como componente pra MONTAGEM, ganhando isenção de IPI, mas é vendido avulso como produto pronto), mas SE fossem importar legalmente e em quantidade normal uma boa fonte como essa custaria R$ 30.

    Eu compro as marcas nacionais pros clientes (Kairos, ECP, Multitoc, eles tem 5, 5,7, 9, 12, 15, 18 e 24V), mas pra MIM eu prefiro as industriais. Se fosse comprar de marca eu preferiria MCM, Fag ou alguma marca nacional de qualidade, mas elas são só um pouco melhores que as industriais importadas, mas custa 200 a 300% a mais. Se fossem só 50% mais caras eu usaria só fontes de Sta Rita do Sapucai/MG, mas a diferença de preço é muito grande.

    Loja que não vende muamba costuma ter fontes de marcas nacionais, Multitoc e ECP são bem básicas, as vezes empatam em qualidade com uma chinesa de R$ 6, mas a questão é a perenidade, elas são todas iguais sempre, enquanto essas chinesas baratas as vezes duram horas, as vezes semanas, as vezes anos, tem muita variação na fabricação (Porque usam só os componentes mais baratos possíveis, capacitor com 20% de variação e ainda por cima da marca mais obscura, 6 em cada 10 vão pro lixo no primeiro ano).

    Tem que ver que isso são fontes pra CFTV ou LED, são produtos que aceitam muito ripple. LED aceita ripple de 50% tranquilo e ninguém nota, mas roteador de mesa se tiver ripple de 5% já trava, e uma RB ou CPE operando como AP (Em provedor pequeno que é maluco de usar fonte mequetrefe de R$ 10 em equipamento de R$ 300) vai ter desempenho reduzido até com ripple de 2%. Cada produto com seu uso. O problema é que o fabricante não informa ripple, já pluguei fonte Hayama 18V 3,5A em notebook e ele engasgava o mouse e dava uns retraços na tela, era fonte quase nova com ripple aos montes, ripple que nem fonte universal tinha (Tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ook-laptop-_JM Mas não se engane, com essa mesma caixa plastica tem fontes boas e tem lixos, só abrindo pra ver o que comprou (Pra comprar sempre do mesmo vendedor).

    No caso das fontes baratas, se abrir, verá digamos isso, sem filtragem na entrada, e só com 1 capacitor na saída, o circuito mais simples possível:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         barata.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	237,6 KB
ID:      	64936

    A fonte boa similar (12V 1A igual a de cima) seria essa, na entrada tem filtragem, tem um capacitor bem maior na entrada, e na saída além do capacitor normal ainda tem um filtro LC pra diminuir o ripple na saída:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         boa.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	204,4 KB
ID:      	64937

    As fontes ECP, Multitoc, Multilaser e Kairos geralmente são como a de cima, mas usam componentes bons e não as coisas sem nome das fontes chineses de R$ 6. As fontes FAG, Hayama, MCM, e a maioria dos industriais (Em caixa de aço vazado) são mais como a de baixo, com mais filtragem e tal, muda o preço e alguns detalhes. Eu uso as industriais porque custam geralmente 1/3 do preço, não é pela qualidade ser maior.

    As fontes POE mais em conta geralmente são ok pra CPE de cliente tipo Nanostation, Litebeam, Airgrid, Bullet, STX, tipo essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-rb-modem-_JM
    Pra clientes acho bobeira pagar R$ 50 numa fonte original UBNT 24V pra CPE sendo que essas de R$ 30 resolvem.
    Mas pra um PTP seria bobeira usar fonte tão barata, se não tem mais a original (E elas não são eternas, tem muita filtragem portanto tem menos ruídos e transientes, mas não tem mais durabilidade) eu recomendo uma industrial ou alguma ventilada, porque PTP tem tráfego 24h por dia, o calor da fonte será eterno, uma industrial só por ter caixa de aço toda vazada já ventila por convecção, e capacitor ventilado dura muuuuuuuito mais que o capacitor que fica trancado numa caixa plástica a 70°C de temp. interna.

  20. #20

    Padrão Re: Quantos equipamentos posso usar na Fonte 24v por 7A

    Amigo Rubem, então, para uso contínuo num provedor, alimentando aparelhos que vão ficar 52 semanas por ano ligados, vc recomenda fontes industriais da marca FAG e MCM?

    A fonte desse link...:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...v-chip-pwm-_JM

    ... é confiável e serviria para esse trabalho? Ela poderia ser usada para alimentar, por exemplo, uma RB450G ou NanoStation M5 como AP em uma torre?

    Outra dúvida: uma fonte de notebook (19 Volts x 3A) é confiável para esse tipo de função?

    Abraço.