+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O parent no mikrotik não funciona correto!

    Olá amigos, sou novo no fórum e gostaria de uma ajuda de vocês
    Eu estou com o seguinte problema, eu tou criando um simple Queues no seguinte esquema abaixo
    Controle Geral 20M Upload/20M Donwload
    Controle 1MB 5M Upload / 5M Donwload
    Cliente 1
    Cliente 2
    Cliente 3
    Controle 2MB 5M Upload / 5M Donwload
    Cliente 1
    Cliente 2
    Cliente 3

    Esquema em parent para eu melhor distribuir a banda, porém quando eu faço outro controle para de funcionar e o cliente fica com a banda full

  2. #2

    Padrão Re: O parent no mikrotik não funciona correto!

    Um pacote só cai numa regra de Queue se ele pertencer ao Target da regra. E tem que notar que, regras FILHAS só são analisadas caso o pacote entre na regra PAI.

    Por exemplo, na regra de 5/5 para clientes de 1MB, o Target dessa regra tem que englobar os IPs ou interface de TODOS os clientes que estão dentro dela, pois se não não entra na regra pai de 5MB o que acarreta em não cair na regra específica do cliente. Neste caso, como o pacote passou e não caiu em nenhuma regra de Queue, ele não vai estar limitado. Neste caso, todos os pacotes do cliente não vão cair em queue nenhum, ficando sem limite e podendo acessar toda a banda disponível.

  3. #3

    Padrão Re: O parent no mikrotik não funciona correto!

    e como eu posso concertar isso?

  4. #4

    Padrão Re: O parent no mikrotik não funciona correto!

    Buenas @edimarsilva8

    Tu pode consertar fazendo com que o Target das regras pais possuam a rede ou interface dos queues filhos.

    A regra de 20M geral, pode ter 0.0.0.0/0 no target, visto que ela é para TODO o trafego. A regra de 5Mb para clientes com planos de 1Mb, precisa no target pegar TODOS os clientes. Se você usa PPPoE, pode criar 2 Pool, um para os perfils de 1Mb com por exemplo 172.16.1.2-172.16.1.255 (não sei quantos IPs você precisa, mas muda os pools conforme necessidade), e um Pool para o perfil de 2Mb com 172.16.2.2-172.16.2.255. Assim, na regra de 5Mb para o plano de 1Mb, coloca no target o Pool dos planos de 1Mb, e na regra dos planos de 2Mb, o pool dos planos de 2Mb.

  5. #5

    Padrão Re: O parent no mikrotik não funciona correto!

    Explique melhor seu cenário, pois como disse o @inquiery , se for PPPoE ou dhcp, cada um tem suas particularidades nas soluções.
    PPPoE é o mais fácil, vc aplica as QUEUES dinamicamente, somente definindo os limits no Profile do PPPoE.

  6. #6

    Padrão Re: O parent no mikrotik não funciona correto!

    Galera obrigado, já resolvir o problema