+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Topologia

    OLA pessoal boa noite, como iniciante , estava pensando se minha topologia esta boa e o que fazer para melhorar, bom recebo o link em uma torre , e na rack tem o mikrotik server pppoe e o mkauth com radius e 4 setoriais, bom estaremos implementando uma segunda torre mas o meu chefe , nao quer interligar as duas torres , ele quer deixar a segunda torre , entrando o link, entrando na rb e usar duas setoris diretamente n rb, não sei se vcs entenderam rsrsrs, o que gostaria de saber o que posso fazer para melhorar minha rede,e se deixar separadas as torres e uma boa opção

  2. #2

    Padrão Re: Topologia

    Assim, cada um tem necessidades próprias, as vantagens que vejo em, por exemplo, ter dois links distintos na mesma estrutura é redundância e balanceamento, do modo como seu chefe quer fazer pode ser que a estrutura 1 precise de link e a estrutura dois tenha link disponível, entretanto você não vai poder usufruir da sobra, pois não tem comunicação entre elas de modo "local".

    Outra coisa é o gerenciando de usuários, vai ter no mínimo o dobro de trabalho para gerir senhas/logins pois terá que ter dois seguidores radius.... Tá tá pode usar um só e acessar pela internet, mas isso não vale, pra mim radius tem que ser local!

    Deve ter mais coisa contra ainda... Mas não lembro agora..

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Topologia

    Mesmo o pop A estando separado do pop B o ideal seria as se comunicarem pois havendo queda de link teria um backup.
    Mas se quiser deixar separado mesmo é relativamente simples.
    No próprio mk auth tem a opção de ramal.E uso assim aqui,mas meu mkauth é cloud.

  4. #4

    Padrão Re: Topologia

    Vejo que mesmo sendo 2 links distintos , vale sim a pena comunicar as 2 torres , claro , havendo essa possiblidade(Visada , equipamento ...) para poder usar 1 link para 2 torres , caso um caia , poder usar apenas 1 Radius , facilitar o monitoramento , agilizar o acesso ... Alem do mais , muito em breve , surgirá uma terceira torre , uma quarta torre , um link dedicado maior para atender tudo chegando em 1 local apenas , e ja estando preparado para isso vai facilitar sua vida.

  5. #5

    Padrão Re: Topologia

    Pessoal vlw pela ajuda mas o meu chefe quer separado mesmo rsrsrs, mas uma dúvida no meu ponto bem irei colocar 2 setoriais , e uma rb, sem swicth , como ficaria a configuração na rb
    teria que colocar as setoriais separadas nas ethers ?

  6. #6

    Padrão Re: Topologia

    Eu faria uma bridge nas portas que estao os setoriais

  7. #7

    Padrão Re: Topologia

    duvida besta os ips dos rockets teriam que entrar na bridge tb certo ou to errado,e não queria que os clientes se enxergassem na rede , e nem que eles conseguissem acessar os aps

  8. #8

    Padrão Re: Topologia

    Faz VLAN para acesso aos radios que os clientes nao enchegam os APS.
    No Mikrotik tem o Default Foward , que desmarcado os clientes não se enchergam , nas rockets não sei , e nas portas que voce colocar na Bridge , se voce setar horizon iguais para eles , eles não vao se falar via camada 2 , mas os aps tbm nao vao enchergar um ao outro , que a meu modo de ver , não é necessário.

  9. #9

    Padrão Re: Topologia

    bom revivendo o tópico fiz a bridge nas portas da rb , fiz uma regrinhas e nos rockets coloquei cliente isolation, bom so estou tendo dificuldade em acessar essa segunda rb que esta em bridge, gostaria de acessar ela , sera que tenho que colocar a rota na bridge?

  10. #10

    Padrão Re: Topologia

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste velocidade entre rbs.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	63,6 KB
ID:      	65335bom não sei se é normal mas o tx zera mas depois aparece