+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Olá amigos tudo bem, pesquisei no google pelo o que eu pesquisei dizem que o pcq divide a banda larga entre os cliente nesse pcq, porém queria saber se a minha configuração está correta para aconteçer essa divisão grato, caso teja errado, qual a configuração correta para eu dividir esses 10 megas em igual para 10 clientes grato pela ajuda.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	64781

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    dar uma olhada... com mais calma ja tem um post bem antigo sobre o assunto, ver se te ajuda:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=127558

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    ainda tem esse aqui q encontrei do nosso amigo andrio

    https://under-linux.org/showthread.php?t=184070&page=3

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Mas se você quer equalizar os streams do PCQ baseando-se nos clientes, você precisa usar Src. Address como classificador. Assim, os streams vão ser classificados baseando-se no endereço de origem (ou seja, dos clientes).

    No PCQ todas as conexões são classificadas baseando-se na sua seleção ali no "Classifier", e então o queue cria um stream para cada item separado, e CADA stream desses vai ter no maximo a banda indicada em Rate, porém, se Rate não for especificado, todos os streams vão ser equalisados divindindo o "Max Limit" da regra de Queue que usa esse tipo de Queue PCQ criado.

    Por exemplo, se você cria um Queue Type, do tipo PCQ com Src Adress no classificador e deixa o Rate em branco, dai você vai lá e cria uma regra no Queue Simple com 10Mb de Download, e utiliza nessa regra de Queue Simple o Queue Type que você criou (na aba Advanced), então se 5 clientes fizerem um download, eles vão passar pelo Queue e ser classificados por seus IPs. Sendo 5 IPs diferentes, ele vai pegar a banda total da regra Queue Simple (que é 10Mb) e vai dividir entre esses 5 streams, ou seja, 2Mbps para cada um.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    hum.. no meu caso eu tenho 20 clientes, queria disponibilizar 10 megas para 15 pessoas dividir entre si e 5 megas para o restante, como eu faço isso

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Poderia so postar um exemplo, pos já tentei usar em parent, so que não funciona

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Se você puder criar 2 redes separadas, uma para o pessoal de 15Mb e outra para o pessoal de 5Mb, tipo:

    Rede #1: 192.168.1.0/24 (rede para clientes compartilhando 15Mb)
    Rede #2: 192.168.2.0/24 (rede para clientes compartilhando 5Mb)

    Testa assim, primeiro faz a regra de PCQ:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	240
Tamanho: 	34,0 KB
ID:      	64786

    Depois faz a regra de Queue Simple para a rede 192.168.1.0/24:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2-1.png
Visualizações:	248
Tamanho: 	23,7 KB
ID:      	64787Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2-2.png
Visualizações:	247
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	64788

    Depois só repete criando outra regra de Queue Simple para a rede 192.168.2.0/24 com 5Mb no Max Limit.

    Acho que é a forma mais facil de fazer isso.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Opa amigão, so uma duvida, no pcq deixa Src Adress ou Dst Adress? explica melhor só essa parte para eu entender melhor

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre pcq me ajudem sou novato!!

    Src. Address

    Você quer dividir a banda entre os clientes, ou seja, tem que classificar o trafego dividindo ele entre os clientes, e os clientes são identificados por seus endereços de origem, ou seja, Src. Address.

    O Src. Address, traduzindo é "endereço de origem", e o endereço de origem é de onde VEM o pacote (o REMETENTE). Mas se você pensar assim, vai ver que o remetente do pacote, inicialmente é o cliente, então ELE é o Src. Address daquele pacote, porém, quando o servidor que o cliente esta tentando acessar responde, o cliente neste caso é o Dst. Address daquele pacote (o DESTINATARIO), e o Src. Address neste pacote é o servidor.

    No Queue, nota que tem lá "Target" para selecionar o alvo daquela regra de queue, e não Src. Address. Se fosse só Src. Address, o pacote que vai do cliente pro servidor cairia na regra de queue, e o que vem do servidor pro cliente não pois o Src. Address desse pacote é o servidor. A regra de queue, com o Target para 10.0.0.1 vai pegar TODOS os pacotes que tem origem OU destino para esse endereço, e quando o pacote tiver DESTINO para 10.0.0.1, isso é considerado DOWNLOAD (ou seja, 10.0.0.1 é o cliente, e ele é o DESTINO do pacote, ou seja, ele esta RECEBENDO, portanto é DOWNLOAD), e quando o pacote tem ORIGEM 10.0.0.1 isso é UPLOAD, pois o pacote esta VINDO do cliente e vai para algum lugar (ele esta ENVIANDO um pacote).

    Eu não tenho certeza da política de nomenclatura do PCQ, por isso disse pra você testar.

    EU ACHO que o PCQ vai se basear na direção do trafego para definir quem é o Src. Address. Por exemplo, se o pacote está INDO PARA o Target (download), o Src. Address vai ser o DESTINO do pacote (ou seja, o Src. Address do PCQ vai ser na realidade o Dst. Address original do pacote); e se o pacote esta SAINDO do Target para a rede (upload) o Src. Address no PCQ vai ser realmente o Src. Address do pacote.

    Mas testa ai. Talvez tenha alguém aqui que ja tenha conhecimento sobre isso, no Wiki da Mikrotik não achei nada nesse sentido e também nunca testei muito o PCQ para saber qual a política que ele usa nessa decisão. Mas se for do jeito que eu disse, é facil implementar. Basta você fazer ai e testar, se funcionar direitinho, é isso ai mesmo.

  10. #10