+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede MPLS + VPLS

    Gente faz tempo que trabalho com redes, mas nunca pesquisei nada sobre MPLS, e nos ultimos meses tenho visto bastante gente comentar sobre esse Protocolo e aindei lendo um pouco sobre ele mas ainda não consegui entender o funcionamento, então minhas dúvias são, como aplicar numa pequena rede para testar? Por exemplo 4 roteadores interligados entre si, R1 <-10.0.0.0/30-> R2 <-10.0.0.4/30-> R3 <-10.0.0.8/30-> R4? Como aplicar o VPLS para interligar uma rede IP LAN de dois pontos que são conhecidas pelo R1 e R4? O MPLS/VPLS depende de incremento da MTU? Enfim tenho dúvidas ainda. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

    P.S.: Acredito que o roteador mais acessível para MPLS/VPLS, no momento, seja algum mikrotik, pois no linux o projeto mais recente que achei esta abandonado faz uns 3 anos ou mais, disponho de mikrotik's para testar!

  2. #2

    Padrão Re: Rede MPLS + VPLS

    mpls rodando em todos os roteadores... basta criar uma vpls entree R1 e R4 (apontando o ip de loopback por ex)

    vpls fechado.. ai vc add as itnerfaces vpls em bridge com alguma porta para sair transparente etc...

  3. #3

    Padrão Re: Rede MPLS + VPLS

    Ok. Vou fazer os testes. E retorno quando concluir essa etapa para continuar a conversa!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App