+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte pra RouterBoard

    Olá pessoal, tenho uma RB751U-2HnD, ela possui 1000mW de potencia, atualmente estou usando 12dbi, quando aumento essa potencia a mais de 12dbi a RB fica caindo toda hora, me disseram que e a fonte, ok isso agora eu já sei que realmente o problema e esse, a duvida em questão é, qual fonte comprar para que eu possa usar mais potencia.

    fica aquela duvida, 24v ou 12v, nesse caso tem a questão 12v 1A ou 24v 0,800A.


    Fonte Poe 12v/1a P/ Ubiquit, Microtik E Intelbras
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-intelbras-_JM

    Mikrotik - Fonte 24v 0.8 - Power Supply
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    Sendo uma RB básica que nem tem um mísero dissipador de calor sobre os chipsets ou sobre o amplificador, tem altas chances disso continuar travando com qualquer fonte se usar potência alta demais na aba TX Power.

    Sobre potência, não adianta ter uma fonte 12V 100A se ela tiver ripple alto tipo 500mV, é melhor uma fonte 12V 1A com ripple de apenas 5mV. Fonte mais potente costuma ter MAIS ripple então usar fonte de potência muito mais alta que o consumo é uma ideia completamente sem cabimento.

    O site da MK informa consumo máximo de 10W:
    https://routerboard.com/RB751U-2HND

    10W é pico, o consumo médio deve ficar nuns 7W.

    Se o consumo é de 10W, eu procuraria uma fonte de uns 15W pra cima.

    12V 1A é quanto? 12*1 = 12W
    24V 0,8A é quanto? 24 * 0,8 = 19,2W

    A fonte 24V 0,8A então tem potência DE SOBRA, já que o PICO de consumo dessa RB é de 10W.


    Mas... se você reduzir a potência (Afinal potência alta só serve pra enganar leigo. Nível de sinal em conexão sem visada não quer dizer nada a respeito da qualidade. Nível de sinal alto não implica qualidade boa de jeito nenhum!) provavelmente também vai parar de travar, usar digamos 15dBm de potência.

    Ou você já está usando menos de 10dBm de potência? Você escreveu 12dBi, mas dBi é ganho de antena, a potência dos rádios são em dBm. Mas se ao selecionar 12dBm na aba TX Power a RB trava, e com 10dBm ela não trava, pode ser problema na fonte mas também pode ter amplificador queimado na RB, só testando pra definir melhor de quem é a culpa. Já se o que você está mudando á o Antenna Gain na aba Wireless, naquele campo você NÃO está alterando o ganho da antena, ali você apenas INFORMA o ganho da antena, não MUDA o ganho (Porque não tem como mudar o hardware usando algum sofware). Só a aba TX POWER que altera a potência de fato)

    Se tiver qualquer fonte de 12V 1,5A, até 24V 2 ou 3A, pode testar, se continuar com travamentos tem altas chances do amplificador do chain0 ou do chain1 estar danificado, abrindo e tirando a tampa de lata da parte de RF dá pra colocar o dedo em cima, se estiver queimado ele esquenta a ponto de queimar o dedo. Marquei aqui:
    http://imgur.com/a/f6Dip


    (Mas sobre fontes em geral, o VRM dela suporta 10 a 28V, QUALQUER tensão nessa faixa serve, desde que tenha ripple MÍNIMO, e fonte com corrente baixa tem a MESMA quantidade de ripple com corrente alta demais, não há NENHUMA garantia que uma fonte 24V 10A vai ter menos ripple (Com esse consumo de 10W) que uma fonte 24V 0,5A. Basicamente você precisa uma fonte com capacidade bem maior que o consumo, se o pico de consumo chega a 10W, seria bom ter uma fonte com capacidade pra pelo menos uns 15W, mas não precisa (E na verdade há riscos de ripple até maior) uma fonte com capacidade tipo 40 ou 50W. E 10W em 12V ou 10W em 24V muda só a corrente, multiplica tensão (Em volts, mas não se diz voltagem como não se diz hertzagem) pela corrente (Em amperes, mas não se fiz amperagem como não se diz bitagem), 24V 1A é 24*1 = 24W. E 24V 2A é 48W)


    Se sua fonte atual tem 12V 1,5A, ou 15V 1A, ou 24V 0,6A, isso na verdade importa pouco, o defeito de ter ripple demais pode existir de qualquer forma, ou você testa com outra fonte ou você mede o ripple da sua fonte usando um osciloscópio (E pode testar com qualquer fonte limpa, pode ser carregador de notebook de 18V 3,5A, apenas a título de teste isso serve bem, carregador de notebook geralmente tem pouco ripple, exceto marcas chinfrins talvez, tipo Positivo, Philco, CCE, Qbex...
    Última edição por rubem; 23-08-2016 às 00:43.

  3. #3

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    Seguinte... no TX Power uso 28 dBm nesse caso o sinal me atende melhor, o raio de transmissão fica excelente para o meu uso, porem a RB de vez em quando a internet para, mas o celular ou notebook fica conectado normalmente a rede, consigo acessar um pc para o outro, acessar a RB, mas não fica sem internet, ae depois de uns 2 minutos a internet volta ao normal, e depois de 1 horas 2 horas acontece de novo, nesse caso me disseram que é a fonte, e falaram para minha pessoa abaixar o dBm, então abaixei para 12dBm e deu certo, não tive mais o problema.

    Minha rede e dividida entre Acess Point, e a RB que e a central, na RB tenho conectado simultaneamente 6, com a rede tenho 13 podendo chegar a 20 conectados simultaneamente, lembrando novamente, com 12dBm não tá mais parando a internet, passou de 15dBm a internet para, a RB tem acesso normal.

  4. #4

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    24V , 1 Amp. minimo.

    Nesses casos aconselho consultar o spec do fabricante. É mais simples e seguro.

    https://routerboard.com/rb751u-2hnd

  5. #5

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    Olá, amigos do fórum... alguém já utilizou ou utiliza as fontes da marca Hayama?

    http://hayama.com.br


    Há alguns anos li um comentário positivo a respeito dela.

    Outra dúvida, uma fonte de notebook (19 volts x 3A ) é uma boa opção para se alimentar uma RB 750 /450G ou um AP, por exemplo, NanoStation M5?

    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    São boas as fontes da Hayama,ja vi algumas em funcionamento num cliente e nao deram problemas e uma fonte de note dessa atende perfeitamente,se der pra usar a original da UBNT melhor se nao vai de boa.

  7. #7

    Padrão Re: Fonte pra RouterBoard

    Utilize fonte da Volt

    A questão da voltagem é que a mesma é inversamente proporcional a amperagem. Quanto maior a voltagem, menor a amperagem e vice-versa. Particularmente prefiro por algo que chegue na voltagem máxima do equipamento do que pouca voltagem e muita amperagem mas, isso varia de caso para caso.