Postado originalmente por
olivionet
Se for usar um equipamento Mikrotik, fica mais fácil pelo range de voltagem deles ser maior (7v-30v no caso do groove que usamos. (
https://routerboard.com/RBGroove52HPn)
Atendo bastante rural aqui e direto precisamos de fazer isso, sair de arvores, colocar em cima de morros com repetidores e etc.
Aqui já usei 120m com cabo LANEXPERT (nem é 100% cobre) e esta funcionando a 3 anos sem problemas e sem reclamação, porem alimento com uma fonte de 24v 3A, nisso realmente existe perda no fim, mas mesmo assim o mikrotik consegue funcionar perfeitamente.
Mas como o pessoal mesmo disse, existe solução melhor, a mais barato eu indicaria colocar junto do cabo de rede, um fio bem fino, e leve a energia lá, jogue 220v nesse fio e coloque uma fonte chaveada bivolt numa cx hermética perto da antena que não terá problema, se jogar 110v dependendo do fio poderá ter perda e chegar menos que 90V e a fonte talvez não ligará.
Tbem usamos energia solar e repetimos para a casa do cliente sem fio, porem fica mais caro, mas se tiver algum outro cliente próximo esse ponto vira um repetidor aumentando ainda mais a clientela, usamos Groove da mikrotik ele é 1x1 2ghz e 5ghz e tem um consumo máximo de apenas 3W.
O sistema com painel de 50w, controlador, bateria 60a e caixa pra bateria, você vai gastar uns R$ 850,00, Daí pode receber e retransmitir com um equipamento simples pra casa sem fio, PRA MIM A MELHOR SOLUÇÃO, MAIS CARO MAS NÃO TERÁ PROBLEMAS NUNCA, só daqui 3 a 4 anos na troca da bateria, garanto pra ti.
(
http://www.minhacasasolar.com.br/)
Quando a levar energia no mesmo cabo UTP, FUNCIONA, mas cabo de rede é fino e muito sensível, imagina ele dando um curto internamente com algum amassado ou talvez uma manutenção futura de um novo técnico ou um outro provedor sem saber dessa energia no cabo, corre risco de vida, EU NÃO ARRISCARIA correr este risco. Mas como disse FUNCIONA, mas não é a melhor solução. Tecnicamente falando isso é uma gambiarra!! Desculpe aos amigos que recomendaram! Mas preciso ser honesto.....
Espero ter ajudado...