+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Pessoal boa tarde,

    O titulo é ilário mas a situação não, vejam:

    Estou apelando a vcs porque a situação esta ASSOMBRADA MESMO KKKKKK

    Tenho um enlace de 30km com um par de Algcom de 0.9 de RB912

    Antigamente quando passava pouca banda e em 20mhz com mcs 12 tava de boa só que a demanda cresceu e a necessidade também, atualmente passo 80Mb nesse enlace com 20/40mhz e mcs 10, 11 e 12 setados, o problema que acontece é o seguinte:

    o enlace ta em 5420 e fica la com seus -39/40, lindo né, só que de uma hora pra outra começa a ficar oscilando e indo pra -60, -65 e não tem uma hora especifica pra isso acontecer, não é todo dia no mesmo horario, é aleatório, pode fazer só uma vez no dia como pode acontecer 4 vzs por dia, independente de chuva, nascer do sol, altura do mar (sim, o enlace é por cima de uma bahia) o que é péssimo pro CCQ, que em 39/40 trava em 100/100% e do outro geito cai 50/40% e a qualidade vai pro cacete. Mas o que é mais engraçado é que se vc pegar o enlace quando esta oscilando la pros seus -60, -65 e trocar a frequencia para 5780 para na hora e volta pra -39/-40, fica assim por algumas horase depois volta a oscilar de novo, ai se trocar pra 5420 volta -39/-40 e o ciclo repetese.
    A questão é que a oscilação são picos, não fica o tempo todo assim, fica bom, depois da uns 10 minutos de oscilação -60/-68 e depois vai retornando para -42/-41 como se fosse uma armonica (sobe e desce), mas não tem hora nem momento especifico pra acontecer e, como disse acima, o engraçado é que se vc pegar a harmonica acontecendo e trocar de faixa estabiliza por um tempo até pegar a harmonica de novo.
    Ja to ficando de cabelo branco com isso, alguém ja passou por isso????

    A melhor solução óbvio seria partir pro digital (não tem como passar fibra aaqui) mas a grana ta curta por agora.....

    Agradeço qualquer contribuição.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Já verificou a energia dos dois lados?

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Não passa barco? Caminhão?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Já verificou a energia dos dois lados?

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    é isso que fi hj, pedi pra trocar uma fonte que vi que tava variando anormalmente

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Não passa barco? Caminhão?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    Kkkkkkk eu tive esse problema com um cliente. Uma transportadora, a antena ficou num local em que qdo caminhão baú parava na frente o link caia ou oscilava, demoramos descobrir kkkkkkk

    O problema do amigo pode ser isso, se não for a energia/fonte.

    Enviado via MotoG3-TE usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Amigo, eu tinha um problema muito parecido aqui, porém a uma distância mais curta... passei dias e dias tentando descobrir o problema, troquei fonte, radio, configuração e etc.

    A solução que deu certo foi trocar o radio que estava em bridge para station bridge e vice-versa....

    Sei que é muito estranho, mas o problema foi completamente resolvido...

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    Amigo, eu tinha um problema muito parecido aqui, porém a uma distância mais curta... passei dias e dias tentando descobrir o problema, troquei fonte, radio, configuração e etc.

    A solução que deu certo foi trocar o radio que estava em bridge para station bridge e vice-versa....

    Sei que é muito estranho, mas o problema foi completamente resolvido...
    Eu também já vi acontecer isto. A simples inversão do modo de trabalho no equipamento estabilizou...
    O que podemos concluir disso? sei lá mas me parece que em um dos equipamentos o firmware está com problema para aceitar um dos modos.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu também já vi acontecer isto. A simples inversão do modo de trabalho no equipamento estabilizou...
    O que podemos concluir disso? sei lá mas me parece que em um dos equipamentos o firmware está com problema para aceitar um dos modos.
    Eu ja imaginaria nesse caso questão de interferencia, pois um é cliente o outro ap, podeser que trocando para ap a interferencia seja atenuada.


    Mas....no meu caso aqui...ta parecendo que foi a fonte mesmo...troquei ontem e até agora tudo tranquilo, ja era pra ter acontecido algumas vezes...

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Amigo, testa criar uma VLAN entre uma rb e outra

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Entao,

    Testado e a fonte nao foi, o problema persiste....
    Tentar agora inverter as posiçoes dos ap e client

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Ocorre de madrugada também?

    Se é só nos horários quentes e com tráfego dá pra desconfiar de calor na etapa de RF, as vezes uma diminuição de 2dBm na potência já reduz o calor do amplificador em 5°C e ele para de ficar maluco (E vai que com 2dBm a menos de sinal ainda passa a banda que precisa).

    Eu acho sacanagem essas RB's pra uso pesado não terem um dissipador de calor nos amplificadores, troço feito pra ter 1W de potência não tem nada em cima pra dar uma esfriada. Só o chipset tem dissipador de calor, os amplificadores ficam sem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb912.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	64833

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ocorre de madrugada também?

    Se é só nos horários quentes e com tráfego dá pra desconfiar de calor na etapa de RF, as vezes uma diminuição de 2dBm na potência já reduz o calor do amplificador em 5°C e ele para de ficar maluco (E vai que com 2dBm a menos de sinal ainda passa a banda que precisa).

    Eu acho sacanagem essas RB's pra uso pesado não terem um dissipador de calor nos amplificadores, troço feito pra ter 1W de potência não tem nada em cima pra dar uma esfriada. Só o chipset tem dissipador de calor, os amplificadores ficam sem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb912.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	64833
    Faz sentido, com um ptp em AC aqui percebi que em dias quentes o ptp travava e a qualidade de sinal caia, baixei potência e mesmo nos dias mais quentes não enfrentei mais problemas, o calor diminuiu e o problema acabou, talvez a variação de sinal se dê por super aquecimento.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Então
    Hoje fiz a inversão dos lados bridge e client bridge...
    O sinal subiu de 43 para 49 mas em compensação o ccq do tx e rx casou....antes o que pegava é que o ccq do tx variava muito quando passava de 60....agora os 2 casaram em 100 e quando passa de 60 descem mas descem juntos tipo 80..70%...e da pra segurar o tráfego..Além do que as variações do sinal estão mais amenas....mas hj não dá pra tomar como referência pois tá chovendo pedra...
    Rubens ...essa do amplificador não testei....Vou verificar tambe

    Enviado via SM-G900M usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Troca as RBS

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Troca as RBS

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App
    eu tava pensndo em subir logo um enlace novo completo, mas também não boto fé que seja a antena, creio no pigtail ou na rb com problema também.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Então
    Hoje fiz a inversão dos lados bridge e client bridge...
    O sinal subiu de 43 para 49 mas em compensação o ccq do tx e rx casou....antes o que pegava é que o ccq do tx variava muito quando passava de 60....agora os 2 casaram em 100 e quando passa de 60 descem mas descem juntos tipo 80..70%...e da pra segurar o tráfego..Além do que as variações do sinal estão mais amenas....mas hj não dá pra tomar como referência pois tá chovendo pedra...
    Rubens ...essa do amplificador não testei....Vou verificar tambe

    Enviado via SM-G900M usando UnderLinux App
    E então? O problema foi resolvido?

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 30Km "ASSOMBRADO"

    Citação Postado originalmente por Murilopeixotoalmeida Ver Post
    E então? O problema foi resolvido?
    Não, ainda não,
    Semana que vem vou subir um enlace completo novo e ver se resolve