+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Só eu que tenho essa duvida?

  2. #2

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Não é inviavel, dependendo do cenário é uma opção barata e eficiente, o fato de ter baixo custo de fabricação e boa usabilidade faz com que as CPEs De 2.4 continuem no mercado

  3. #3

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    É inviável em centros urbanos, locais com muitas redes uma interferindo a outra (já que o 2.4GHz dispõe de 14 canais), Gatonet metendo alta potência...
    Mas em regiões afastadas, em sítios, usa-se muito ainda. Uma solução mais fácil que não precisa puxar cabo pra atender uma futuro usuário lá longe.

  4. #4
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Qdo troco um cliente de antena de grade siso 2.4 por uma sxt mimo 5.8, cliente elogia, fala q melhorou bastante!! mas hj em dia não tem sentido trab em 2.4, a não ser gatonet, omni, zona rural e etc.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    Qdo troco um cliente de antena de grade siso 2.4 por uma sxt mimo 5.8, cliente elogia, fala q melhorou bastante!! mas hj em dia não tem sentido trab em 2.4, a não ser gatonet, omni, zona rural e etc.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App
    Depende do cenário... Eu por exemplo tenho locais/cidades que ainda não implantei 5.8... Não tenho do que reclamar. É uma questão de saber trabalhar direitinho... Inclusive tenho POPs híbridos... Onde atendo planos baixos/populares de 1Mb, 1,5Mb só em 2.4 e planos maiores em 5.8Ghz... Só sucesso!!!

  6. #6

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Depende do cenário... Eu por exemplo tenho locais/cidades que ainda não implantei 5.8... Não tenho do que reclamar. É uma questão de saber trabalhar direitinho... Inclusive tenho POPs híbridos... Onde atendo planos baixos/populares de 1Mb, 1,5Mb só em 2.4 e planos maiores em 5.8Ghz... Só sucesso!!!
    Eu compartilho da mesma opinião.... A única diferença é a quantidade de banda que consegue passar. Planos maiores, mais clientes por painel...

    O resto, interferência etc etc é tudo igual. Ou até pior por exemplo na questão da visada. 5.X muito mais exigente.
    É questão de afinar bem. Acho que dá para conviver perfeitamente com as duas situações e selecionar qual vai te atender bem com cada cliente em individual.

    Porém, se for para começar da estaca zero, com certeza já começa em 5.8. Mas quem já está no mercado algum tempo com 2.4 a questão é ir administrando as necessidades.

  7. #7

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Aqui na empresa somos meios loucos em bancadas fazemos muitos testes.
    Me recordo que assim que lançaram o 2.4 BGN nos fizemos um teste.
    PtP de 140Km passou 18MB full.
    Latência de 3 a 7 msquando consumo ficava com 15 mb full.
    Dependo de onde, e para o que, não acredito que o 2.4 tenha morrido ainda..

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    O problema da frequencia 2.4GHz e q ela e compartilhada com outros dispositivos nao 802.11x, como babas eletronicas, telefones sem fio (caindo em desuso nessa faixa), microondas, bluetooth, dispositivos diversos que usam essa frequencia, alem de muitos roteadores wi-fi! Ja em 5.8 nao, pelo menos por enquanto, nem roteadores domesticos em 5.8 sao muito utilizados ainda.

  9. #9
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    depende muito do projeto e da pesquisa realizada no ambiente que irá utilizar a "tecnologia" (interferências, distância do enlace, largura de banda necessária...). As vezes, devido a muita interferência, e como o enlace não requer uma largura de banda tão alta, a "tecnologia" 2.4 GHz irá resolver o problema.

  10. #10

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Alguém aqui no Grupo já usou a linha da Ubiquiti M2 HP, percebi que não dá p/ setar os modos B/G/N de forma distinta, vem como padrão unidos, e com relação a o airmax em 2.4ghz o pessoal aqui já notou uma melhora significativa?

  11. #11

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Na verdade a anatel deveria era liberar mais canais na faixa do 2,4ghz, ou então 3.5ghz porque assim poderíamos deixar 5.8ghz para os ptp e distribuir em 3.5ghz.

    Vejo no futuro até roteadores 5.8ghz porque tem lugar que tem interferência até nos roteadores 2.4ghz por exemplo em condomínios de apartamentos.

  12. #12

    Padrão Re: Se 2.4Ghz é inviável de se trabalhar hoje em dia, pq ainda fabricam CPEs de 2.4Ghz?

    Equipamento 802.11AD deve sair esse ano ou começo do ano que vem, é padrão 60GHz, perfeito pra roteador doméstico. Muuuuuuito chipset barato já suporta AD (No padrão não-finalizado), a adoção de 60GHz deve ser muito mais rápida que a adoção de 5,8GHz pra uso indoor doméstico.

    AD deve dar uma liberada em 2,4 e 5,8GHz.

    Duvido que se libere 3,5GHz pra algo não-móvel, boa parte do mundo tem usado essa faixa apenas pra uso móvel (Onde o cliente vai andando pelas células sem cair a conexão), e o que a Anatel tem por enquanto é previsto pra uso assim:
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-537
    Essa faixa ia ser leiloada junto com 1,9 e 2,5GHz mas ficou de fora ano passado, por enquanto tudo parece que ela vai ser liberada pra SCM, mas... com essas limitações que praticamente obrigam o uso de WIMAX (Upload e download em canais separados, canais estreitos que permitem apenas planos nem tão grandes tipo 5Mbps, essas coisas), e equipamentos Wimax são caros demais por enquanto (Não tem nenhuma RB de R$ 400 pra isso).

    A faixa dos 2,5GHz já se foi (Foi leiloada, então não tem mais como atribuir de novo), mas nem tem equipto wifi 2,5GHz pra provedor pequeno, pra Wimax 3,5GHz até tem (Apesar de ser bem mais caro que pra wifi), e o problema todo vai por aí, não adianta liberar alguma faixa (Digamos 700MHz) se não tem opção de equipamento no mercado. Uma grande operadora pode comprar 50 mil unidades de rádios 4G 2,6GHz feitos sob medida pra ela, um pequeno provedor só pode contar com o que já existe no mercado, a Anatel pelo visto pesa isso na hora de atribuir os usos, e a gente acaba usando o que boa parte do mundo usa, e boa parte do mundo usa Wimax a 3,5GHz, alguns pra uso móvel (Celular) e alguns pra uso fixo (CPE), pelo visto no Brasil vamos partir pra uso fixo, mas ainda assim é um approach muito diferente, especialmente canal estreito e up e down em faixas diferentes, isso exige um respeito enorme ao espectro dos concorrentes, coisa que provedor via rádio no Brasil raramente pratica.