+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    Olá pessoal!

    Tenho algumas dúvidas quanto a configuração de rede ponto multiponto. Sou leigo na área de redes...
    Tenho duas Routerboards RBSXT - 5NDR2 L3 (Lite5) que usava ponto a ponto modo bridge, porém preciso agora comprar um AP que transmita para essas duas. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1) Que modelo de routerboard Mikrotik é compatível com o modelo que tenho de forma que eu possa configurar um AP para essas duas routerboards que tenho? Encontrei os modelos RBSXTG 5HPND-HGR2 L4 e RBSXTG 5HPND-SAR2 L4, porém não sei qual seria a certa.
    2) Depois que comprar preciso atualizar o RouterOS das três placas para ter compatibilidade ou performance?
    3) De que modo devo configurar o Wireless no WinBox (ap bridge, etc) no server e nos clients? Sabem de algum tutorial para esse caso?

    A distância das antenas é aproximadamente 300 metros.

    Agradeço a atenção!

  2. #2

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    Boa noite Marcos, cara deixa eu ver se entendi, você quer usar para transmitir sinal é isso? se for eu faria da seguinte maneira, eu faria um servidor PC x86 como server principal gerenciando a rede clientes, firewall hotspot se for o caso com 2 placas de rede em pppoe, uma ligada diretamente no link no caso o modem e a outra interface clientes ligada a um switch faria uma bridge e colocaria as duas rb´s mandando sinal como ap, acho que ficaria shown de bola. E winbox como você perguntou vai no seu PC com windows, através dele você irá controlar todo seu servidor, clientes, firewall, controle de banda, qos, hotspot e webproxy se for o caso.

  3. #3

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    1: Você pode usar a RBSXTG 5HPND-SAR2 L4;

    2: Não há necessidade de atualização de firmware, mas é bom atualizar para sempre estar com as últimas correções;

    3: No AP você irá colocar AP bridge, e nos clientes irá ficar em Station Bridge. Lembrando que o equipamento RBSXTG 5HPND-SAR2 L4 tem abertura 90 graus.

  4. #4

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    Deixa eu ver se entendi, vc quer um AP para usar junto com as SXT-Lite5 com distancia de 300 mtrs ? usa uma Omnitik Upa-5Hnd que é uma solução barata e 100% compatível com suas antenas, se no futuro vc quiser melhorar seu sistema usa ela como concentrador ou balance que fica show de bola (Obs. esta não é uma indicaçao profissional e sim uma para o seu caso.) se for pra falar em solução profissional ai a parada é setorial ubiquiti e rb 912 uag

  5. #5

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    Obrigado pelas respostas pessoal!

    Minha intenção é apenas interligar uma rede doméstica, de forma que os PCs possam se comunicar via IP.

    No entanto, na configuração PTP entre as SXT Lite 5, como havia muitas árvores entre as antenas, o sinal no cliente ficava no terceiro led. A Omnitik tem intensidade de sinal parecida com a SXTG que citei? Na loja que iria comprar, ambas estão com 1 dolar de diferença (90 e 91 dólares no Paraguai). Os clientes pra onde quero transmitir estão na mesma direção e com distâncias parecidas (+- 300mts). A Omnitik é realmente a mais apropriada?

  6. #6

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    não amigo a Omnitik nao é a melhor opçao é a mais barata ou a mais simples por ter 5 portas lan e poe alimenta outras antenas na torre e etc... mas o que vc quer afinal ? vc quer uma solução ou quer fazer como a maioria saber o que é mais caro pra colocar na rede ?


    se vc quer ser como a maioria que acha que maior é melhor vai com o melhor que tem nas paradas nem precisa fazer pergunta aqui amigo.

    separei pra vc uns links do Mercado livre olha ai só coisa boa ja que vc ta podendo mesmo né ....

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-link-par--_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rb-912uag-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...twork-5ghz-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-m5-titani-_JM



    tudo filé amigo se precisar tem mais caro ainda ai vc pode dizer pra todo mundo que vc tem so radio bom na sua rede sacou t+

  7. #7

    Padrão Re: Configuração rede ponto multiponto Mikrotik SXTG / SXT

    Amigo, não tive a intenção de confrontar seus conhecimentos.
    Obrigado pela sugestão da Omnitik.