Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Olá Pessoa Bom dia.

    Estou pesquisando, mas está muito dificil encontrar todas informações, não conheço ninguem que sabe a respeito.

    Atualmente estou utilizando um Bullet Max-BLT2 100mw, Wireless G 2.4ghz, cabo 25mts cat5 até a fonte POE + antena Omni 12,5 DBI HM212. Está instalado em uma altura de aproximadamente 10 metros.

    O cliente se encontra em uma altura de 10 metros e 160 metros de distancia, só tem 1 casa de 2 andares na frente da antena.
    Usa apenas um roteador tp link com antena de fabrica 5 dbi. O roteador fica quase de frente pra janela mirando no bullet.

    O que eu queria?
    Fazer o Bullet na casa do meu pai, conectar com a internet da minha mãe no prédio.

    Problema?
    Nem se quer acho a conexão Wireless do cliente pelo bullet.

  2. #2

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Citação Postado originalmente por Spooky Ver Post
    só tem 1 casa de 2 andares na frente da antena.
    Esse é o problema...
    Pra fazer enlace uma antena tem que "enxergar" a outra. Ou seja... não pode ter nada no caminho visual entre as antenas. Outra coisa são os equipamentos... pra enlace são necessarios rádios com antenas direcionais... router doméstico simplesmente não rola...


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Teria alguma alternativa ou solução para este caso? Visto que não posso utilizar uma antena externa, no maximo uma na frente da janela.

    Pois a tubulação do terraço no prédio está cheia e obstruida.

  4. #4

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Citação Postado originalmente por Spooky Ver Post
    Teria alguma alternativa ou solução para este caso? Visto que não posso utilizar uma antena externa, no maximo uma na frente da janela.

    Pois a tubulação do terraço no prédio está cheia e obstruida.
    A pergunta é: Dessa janela você consegue ver o outro ponto a 160mts? Se sim monte uma antena direcional de cada lado (Nanostation, WOM5000, etc).

    Se não consegue ver, não há o que fazer. O correto se há obstáculos no meio do caminho é erguer as antenas nos topos dos prédios.


    Quanto a tubulação cheia, não consegue passar um cabo UTP? Eu cabeio prédio onde não passa nem fio de costura. Vaselina no cabo engatado a um arame recozido ou passa-fio e simbora.

    Em 160mts você poderia tentar fazer em 900mhz... Mas o preço dos rádios é um tanto salgado. Um Nano M900 hoje não sai por menos de R$ 600 cada... e você precisaria de 2.

  5. #5

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Não consigo ver a antena porque a casa de 2 andares ta na frente.
    A nao ser que coloco a antena numa altura de 15-20mt.

    Ai no caso a antena omni nao serveria né? teria que ser uma parabolica ou setorial correto? apontando pra janela do Apt.

  6. #6

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Omni é para provedor. É para espalhar sinal para todos os lados... Setorial também é para provedor...

    Para ligar 2 pontos (PTP - point to point) são antenas de ângulo estreito (direcionais)

    Você precisaria de 2 equipamentos assim:

    AIRGRID
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena-ubiquiti-airgrid-m5-agm5-11x14-23-dbi-fonte-poe-855101-MLB20276581694_042015-F.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	57,6 KB
ID:      	64934

    Ou do tipo CPE já que a distância é curta:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE510-01.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	19,2 KB
ID:      	64935

    Só que uma antena tem de "enxergar" a outra... ou seja no local de instalação de uma você terá que ver o local de instalação da outra... Com prédio na frente não rola!! A não ser que você coloque tudo no alto!

  7. #7

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Então que nem falei antes. Só tem uma casa de 2 andares na frente e é pouca coisa.

    Se eu levantar a antena omni uns 5-10 metros ja da pra ter uma visao 100% limpa da janela.

    No Bullet Sera que se eu trocar por uma antena direcional dessa de grade, apontando diretamente pra janela já é o suficiente, ou no apartamento vou precisar de outro antena mesmo tipo o CPE? A distancia é no maximo 160 metros.

  8. #8

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Você pode ligar uma antena de grade direcional de um lado junto ao Bullet e do outro seria aconselhável ter um par igual... Entretanto poderá utilizar um CPE de 2.4ghz

  9. #9

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Você citou que os equipamentos estão numa altura aproximada de 10metros nos dois lados. E tem no caminho um sobrado de dois andares.
    Possivelmente ele não bloqueie a visão entre os dois pontos. Dois andares daria uns 6 metros e talvez um pouco mais de telhado... Isso deveria permitir aparecer o sinal SSID no outro lado, mesmo com zona de fresnel comprometida. Poderia não dar conexão, mas o SSID deveria aparecer.. apesar de que numa das pontas tem um roteador caseiro com anteninha de 5dbi espalhando em 360º e noutra uma omni que espalha para todo lado, dispersando poder de sinal.
    Aqui em casa um tp-link recebe SSID da vizinhança até com mais de 160metros e dentro de casa. Sinal fraco mas identifica os SSID que ficam oscilando , aparecendo e sumindo... Mas está lá.
    É isso que estou estranhando no seu relato. Alguma coisa teria que chegar. Só se a realidade é outra e o sobrado tapa totalmente a visão..

  10. #10

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Entao são várias casas de 2 andares na rua. Mas apenas uma delas que fica na frente da antena. Então levantando mais 5 metros ai capaz q eu consiga uma visa 100℅ limpa. Será que permaneço com a antena Omni de 12.5dbi? Ela alcanca a 160m? Pq se for nem troco antena, mas dou um jeito de comprar um CPE pra botar no cliente

  11. #11

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Blz pessoal, então comprei um CPE Wireless pra botar no outro ponto, então agora sim consegui visualizar pelo bullet, porém estou com problemas na configuração.

    Atualmente está assim:
    Configuro o Ubiquiti Bullet como Estação e modo Ponte, e depois procuro a internet e coloco a senha e pronto

    No outro lado fornecendo a internet tem um CPE Engenius configurado como Access Point, conectado ao modem/roteador da humax que fornece a internet.

    Qualquer pessoa que conecta no CPE pega o IP do modem/roteador humax normalmente.

    Porém não consigo ter internet pelo Bullet, porque? Antes quando conectava o Bullet no roteador TP link do meu amigo funcionava, agora tento conectar o Bullet no CPE Engenius não pega a conexão.

  12. #12

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Você configurou como AP+WDS no Engenius e no Bullet?

  13. #13

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Citação Postado originalmente por Spooky Ver Post
    Não consigo ver a antena porque a casa de 2 andares ta na frente.
    A nao ser que coloco a antena numa altura de 15-20mt.

    Ai no caso a antena omni nao serveria né? teria que ser uma parabolica ou setorial correto? apontando pra janela do Apt.
    A antena omni até serviria como Ap se não tivesse obstrução, mais sem visada não tem como mesmo. E se você conseguir subir a antena nessa altura acredito que vai ficar fora do alcance do roteador.

  14. #14

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Então na verdade tem visada, já consigo conectar com o Bullet.

    O CPE é um Engenius com antena interna de 5dbi 600mw, e o outro é um bullet 100mw com antena omni 12dbi.

    Consigo pegar internet de até 5mbps-8mbps, a questão é que pra mim só serveria se eu conseguisse internet de 15mbps.

    Ja tentei configurar com 5mhz-10mhz-20mhz e nada. Coloquei Wireless B e G e nada também sem sucesso, o sinal maximo que consigo pelo bullet é de -65dbm qdo configuro o datarate a 12mbps.

    Tentei configurar o datarate a 18mbps, mas fica caindo a conexão, o sinal fica entre em -58dbm a -75dbm.

    Já tentei do canal do 1 ao 13, nas frequencias 5, 10 e 20mhz

    Ja encurtei o cabo de 25 metros para 10 metros do POE do bullet, o CPE está com cabo de 1 metro.

    O Bullet está configurado como potência 20dbm, e o CPE como 27dbm, se eu diminuir o sinal chega a ficar tao fraco que não consigo mais conectar.

    O que faço, coloco uma antena setorial no cliente apontando pra Omni?
    Ou troco a antena da Omni por uma setorial, e mantenho o CPE com antena interna de 5 dbi?

    Lembrando que quero transmitir apenas 15mbps de internet a 160 metros de distancia, que é uma coisa banal para tecnologia Wireless G que segundo suporte até 54mbps. ou seja é quase 4x mais lento do que a tecnologia suporte.

    Já tentei procurar pessoas que sabe assunto e nem pagando acho alguem a respeito, se alguem souber de algum consultor, nem que eu tenha que pagar agradeço, pq quando falo desses assunto com meus conhecidos parece que to falando grego. Enfim estou sozinho nessa.

    É uma internet da NET de 18mbps onde apenas eu utilizo.

  15. #15

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Amigo, somente direcionais vai resolver teu problema. Omni e setoriais "espalham" o sinal pra todo lado. Não são pra PTP!!! Confie na experiência do pessoal do fórum. Não adianta enfiar potência nos rádios. Em 160mts com antenas corretas, 75mW (19dBm) de potência resolve fácil. Mas repito. Só antenas direcionais, ou no máximo 1 setorial + 1 direcional. Tentar fazer um PTP assim com um equipamento com interna de 5dBi e outro com omni externa (omni + omni) não vai funcionar nunca. Troque essa omni do bullet por uma grade.

    Confie!!!

    Boa sorte!

  16. #16

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    O CPE acredito que não seja Omni, ou é?

    Enfim pesquisando desisti de comprar uma antena pro Bullet.

    O CPE Engenius que tenho ele suporta 5.8/2.4.

    Vou comprar CPE Nanostation Ubiquiti 5.8ghz e apontar pra esse outro CPE, será que da certo?

  17. #17

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Cpe é setorial... entao omni tentando conctar em setorial não é la grande coisa

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    P.S:. Se vai comprar outro CPE compre um da mesma marca... Se tem suporte a 5.8 seu CPE vai passar a banda que quer facil

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Tem algum problema usar de marcas diferente? achei de um preço bacana o CPE Nanostation 5 Loco.

    Pois o Bullet Ubitiqui conseguia conectar normalmente no CPE Engenius, o unico problema mesmo era o sinal que não era forte ou rápido suficiente para 15mbps de internet.

  20. #20

    Padrão Re: Como pegar sinal 160 mts de um cliente no prédio?

    Problema não tem se o protocolo TDMA (Airmax nas Ubiquiti) presente em radios 5.8 estiver desativado...
    Em raras ocasioes há incompatibilidade...

    Qual o modelo desse Engenius que voce tem?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App