+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    @edit
    Caso tenha este modem, verifique o firmware mais recente na terceira página deste tópico.
    @edit

    Eu comprei este modem, que promete 1000mW, esperando obter um bom alcance.

    A antena padrão dele é de 5dBi. Comprei uma antena de 9dBi e obteve o mesmo alcance. Estou agora para pegar uma antena de 20dBi e mudando a localização (antes estava dentro do meu quarto, passando por várias paredes, agora irei deixar em cima das telhas) e queria saber da experiência de quem já teve este modem.

    Também estou ciente de que antenas omni direcionais não são adequadas para longos alcances, mas eu espero conseguir pelo menos 100 metros estáveis.

    http://www.greatek.com.br/produtos/detalhe.php?id=105

    Outra coisa que eu queria saber e que qualquer um pode me responder: existe algum problema se essas antenas omni direcionais tomarem chuva?
    Última edição por vaguiners; 13-09-2016 às 19:50.

  2. #2

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Não vai rolar já tentei fazer uma rede mesh com 433 placa 52Rn antena de 9dB do groove.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Atenção amigo... é um erro pensar que quanto mais potência e quanto maior o ganho da antena a cobertura será maior. Você até pode colocar uma omni externa da Aquario, só que a distância atendida não depende só do conjunto rádio+antena... A distância atendida tem o outro lado que geralmente é o mais fraco...

    Você pode chegar a muitos KMs com esse rádio e uma omni de 12dBi por exemplo... Se você pegar uma celular, um tablet ou um notebook o sinal vai estar lá... Altíssimo!!! Poluindo o espectro de rádiofrequência da vizinhança toda... Vai ter sinal até o outro lado da cidade... E você, mesmo com um sinal 100% não vai conseguir nem conectar na rede, pois você terá na mão um equipamento cujo rádio interno tem potência muito baixa (coisa de 35mW) com antena de ganho 0!

    A única maneira viável de manter o sinal com navegação boa por longos espaços é fazendo repetições em potência baixa~média...

    1WATT é potência de provedor... eu considero esse roteador Greatek um crime!

    Então tenha em mente que não adianta ter um roteador ULTRA MEGA TOP com potência FODOCARALHÍSTICA, com uma antena padrão NASA que envia sinal do outro lado do planeta, se na sua mão estiver um equipamento que não devolve o sinal nem atrás da porta....

  4. #4

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Atenção amigo...



    Eu percebi isso. Com a antena e localização atual, o Wifi fica usável por alguns metros, mas depois disso, fica apenas visível por muito mais metros, sendo impossível conectar.

  5. #5

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Peraí, esse "pouco metros" é quanto?

    Eu uso roteador barato de 15dBm (31mW, ou 0,003 watts), com antena de 5dBi, e conecto a 20m de distância, com 5 paredes no meio.

    Seu problema não é usar data rate alto demais? O data rate de 150M exige sinal MUITO alto, mas um data rate menor, tipo 19M em N (12M em G, 11M em B) opera até com sinal altamente baixo, o throughput é menor mas pelo menos não cai sinal. E throughput menor não quer dizer lerdeza, usando o data rate de 19M em N (Ou 18M em G) eu rodo vídeo 720p e 1080p pela rede wifi sem engasgos, demoraria pra copiar via rede mas se tem velocidade suficiente pra rodar hospedado em outro local, não tem porque copiar.

    Testa colocar fixo no modo G (IEEE 802.11G), no data rate (Velocidade) de 18Mbps, e veja se o alcance melhora.

    Se está falando de coisa tipo 10m com 2 paredes comuns (Tijolo comum em pé, reboco comum) no meio, e o sinal cai, então OU esse roteador veio com defeito de fábrica, ou seu notebook ou smartphone tem problema.

    Notebooks chinfrins tipo Positivo as vezes tem placas mini-PCIE bem toscas, com antena simples de uns 2dBi de ganho, dá sinal baixo em qualquer roteador. Smartphone também SEMPRE tem antena minúscula.

    E se usa em notebook, veja que a antena é um quadradinho atrás da tela, aponta a traseira da tela pro roteador (Mesmo com paredes no meio) e veja se o sinal muda, as vezes abrindo mais a tela (Apontando a antena na traseira pro CHÃO) tem notebook que desconecta mesmo, com a tela fechada (Antena virada pra CIMA) também, antenas ruins são comuns em notebooks baratos. Num caso desse é melhor colocar 2 roteadores baratos pela casa, ao invés de estuprar o espectro com absurdos tipo 1W!

    (É tipo gente idiota que bota som alto dentro de casa, daqueles que dá pra ouvir no outro quarteirão. A distorção é enorme, é uma solução imbecil que atrapalha a vizinhança e custa muito mais caro que uma caixinha pequena em cada cômodo, com volume menor e portanto sem distorção harmônica)

    Roteador de R$ 60, se configurado em data rate baixo e fixo, nem trava, não é porque por default ele vem com tudo automático que essa configuração é a configuração otimizada, o default nunca é o "modo desempenho", o default sempre é o "modo compatibilidade". Se tem problema de desempenho (Em matéria de velocidade ou alcance, e não tem como ter os 2, ou tem velocidade ou tem alcance) tem que tirar do default pra otimizar a configuração, e pra obter mais alcance a configuração mais efetiva é data rate baixo.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Greatek alega mas acho que não tem e tive dois e obtive melhores resultados com multilaser RE24 usando antena de 15 dBi, alé disso o wireless queimou com um ano de uso e o multilaser já faz 3 anos e praticamente não trava, Greatek com temperatura ambiente de 30 °C, trava direto mesmo com cooler e o multilaser costuma reiniciar sozinho(wireless). Fiz testes, com antena de 0 dBi, 3, 5, 7 e 15 por que comprei, mas não achei que vale a pena apenas pagamos caro em termos de alcance( 50 metros urbanos); mas obtive excelentes resultados com antena de 15 nos pontos mortos ou escuros do imóvel, baseado no MotoG ( 14 ambientes, 150 m² e até 50 metros distante do imóvel), esse alcance conseguia mesmo com unit. Esse roteador têm um consumo baixo( 120 mA), o outro (200 mA), sem nada conectado e conectados atinge 4 vezes mais. O Greatek tem um defeito que se por acaso der um defeito na rede, ou reinicialização a corrente chega a 1,5A dái adeus ao wireless se persistir.

  7. #7

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Nao adianta aumentar a potencia com 1000mW se seu celular tem 100mW!!!!
    Como seu problema são as paredes e demais obstruções o que vai acontecer com aumentar potencia vai ser aumentar reflexões e tornar seu ambiente em altamente poluído com uma performance bem mais pior que se tiver potencia menor.

  8. #8

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Não vai rolar já tentei fazer uma rede mesh com 433 placa 52Rn antena de 9dB do groove.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    Porque não deu certo?

  9. #9

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Distância o throughput foi baixo pela distância. Eu queria um 5.8 pro mesh e 2.4 em outro cartão pra cliente.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  10. #10

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Uma coisa que eu vejo é pessoas comprando esses Greatek e pagando 140R$, 160R$... ou outros roteadores "alta potência" em vez de pegar por exemplo um Belkin N600 que na Kabum tá por 100R$ e já vem com o padrão AC! Muito mais moderno.

  11. #11

    Padrão Re: Tentando obter um grande alcance de Wi-Fi pagando barato [Greatek WR-2500HP]

    Já viram uma apresentação do MUM(eu acho) de um cara falando do mAP lite em um hotel (17:56)?



    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  12. #12

    Padrão

    Para os poucos usuários que tem este modem, gostaria de informar que o Firmware no site oficial não é o mais recente. Aquele firmware é de 2015.

    Entrei em contato com o suporte e eles me enviaram um firmware do mês 8 de 2016 (do mês passado) e melhorou bastante tudo, além de aparecer novas funções.

    Firmware recente que o suporte me enviou: WR-2500HP-V1.0.0-B20160815.1101.zip

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         KY9p5cF.png
Visualizações:	242
Tamanho: 	21,8 KB
ID:      	65010