+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Only N ou A/N no AP?

    Amigos do Under, como vcs usam ae, temos alguns radios de 5.8 antigos que é só A, queremos substitui-los por outros que trabalham em N, alguém sabe me dizer se á alguma vantagem nisso? fazendo isso iremos ajudar o AP a trabalhar mais folgado com um processamento mais suave?

  2. #2

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    O modo A é de 1999, ele é pouco eficiente a partir de certo nível de sinal. Dá pra trafegar no máximo uns 20Mbps na maioria dos PTP's, enquanto N chega nuns 30Mbps com o mesmo sinal. É só uma melhoria média de 50% no throughput.

    Só que N suporta MIMO, o modo A só aceita 1 polarização, se tiver sinal -70dBm digamos, terá que usar digamos o data rate de 24Mbps que passa uns 13Mbps de throughput. Já com N e com sistema de dupla polarização, com -70dBm dá pra usar MCS12 que passa 30-35Mbps, fora a possibilidade de usar canal mais largo tipo 30, 40, 50 ou 60MHz em N que em modo A exige escolher a dedo qual equipamento é compatível com isso.

    Pra planos tipo 1 ou 2Mbps o modo A ainda serve (Desde que tenha sinal suficiente), mas acima disso o uso de dupla polarização permite planos maiores OU ter muito mais clientes por célula.

    E o poder de processamento dos AP's e CPE's que suportam N é muuuuuuuuuuuuuuuito maior que as velharias apenas A, um chipset de 2013 (Um QCA, da Qualcomm-Atheros) já é muito mais poderoso na média que um Atheros de 2009, imagina se comparar com os mais velhinhos de 2003 que a maioria das CPE's somente A tem, coisa tipo o AR2313, é um projeto de 2003 no Bullet5 e cia, não tem como algo de 2003 não ser muito mais lerdo (Em matéria de poder de processamento) que algo de 2013 ou 2014. Nesse ramo, uma geração é sempre 20 a 40% melhor que a anterior, e um chipset de 2003 está 5 gerações atrás do chipset de uma Litebeam AC da vida. Mas se não precisa de muita banda, modo atende hoje a mesma banda que atendia a 10 anos atrás (20Mbps num PTP fantástico, ou 15Mbps agregado num PTMP muito bom, que na prática permite venda de planos de talvez 3Mbps pra meia duzia de clientes).

  3. #3

    Padrão

    Bom dia amigo! se for possível muda para N e MIMO nao vai se arrepender, basicamente é isso que vc precisa saber.
    Agora caso queira utilizar os radios antigos faça como eu fiz aqui, troquei tudo por ubiquiti Mimo 5ghz, as antenas siso 5 eu usei em apenas um pop siso 5 ou seja nos rockets eu coloquei tudo mimo dual polarizaçao e os radios antigos em uma outra celula separada com planos de 500k a 2mb

  4. #4

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Obrigado pela resposta amigo, no caso das airgrid M5, elas usam banda N, porém são de uma unica polaridade?

  5. #5

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Isso, os Airgrid suportam se conectar a 2 ou 3 chains transmitindo (Um roteador com 2 ou 3 antenas na mesma polarização), mas ele mesmo só tem 1 chain pra transmitir.

    Por isso falamos em digamos 1T2R, Transmite em 1 chain, mas pode Receber de 2.

    Um Nanostation5 tem 2 polarizações mas só 1 chain, só usa 1 polarização por vez.
    Um Nanostation M5 é quem tem 2 polarizações e 2 chains, usa as 2 polarizações ao mesmo tempo.

    Cuide com a diferença, CPE barata tipo as TPlink 7500 e outras dessa época tem antena de dupla-polarização, mas só tem 1 chain. MIMO só se faz com 2 chains, podem ser 2 antenas na mesma polarização (Tipo roteador de mesa, que tem 2, 3 ou mesmo 4 antenas), se um dos lados (O Nanostation5 antigo com firmware novo) tem só 1 chain, isso é SIMO ou MISO (Multiple IN, Single Out), é um 1T2R. Um Nanostatiom M5 faz MIMO mesmo, 2T2R, transmite e recebe simultaneamente em 2 chains nas 2 antenas.

  6. #6

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Tenho uma Nanostation2 e é assim mesmo que funciona, rubens vc tem alguma experiência boa com a Banda N em 2.4Ghz como produtos tipo Nanostation M2 e Airgrid M2, já conseguiu um bom throughput na pratica?, tenho bullet M2 HP e 2x airgrids M2 aqui sem usar, só esperando uma oportunidade p/ instalar elas

  7. #7

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Mini PTP em 2,4GHz eu uso N sempre que posso, data rate tipo 26M geralmente (Porque onde 19M funciona, o de 26M também funciona ok), com tráfego tipo 15Mbps as vezes.

    Em PTMP eu usei uns meses, nunca tive link decente então não podia testar muito, mas usava 26M (MCS3) no AP na torre (Cartão R52HN e R52NM), e nos clientes roteadores de mesa comuns com antena de grade externa, sempre media mais de 10Mbps nos testes, mesmo com mais de meia duzia conectados, nunca testei mais porque aqui não tem nem como COMPRAR 10Mbps, que dirá ter como vender.

    G e A são praticamente iguais, só muda a frequência. E N também é igual em 2,4 e 5GHz, só muda a frequência. A zona de Fresnel de 2,4GHz é maior então tem que comparar só com clientes com zona de Fresnel percentual igual, mas onde tem instalação ok 2,4GHz em N vai funcionar perfeito. Em área urbana depende de ter um espaço vago no espectro, eu só uso em fazendas, onde não se escaneia nada em nenhuma direção.

    Se tiver sinal tipo -60dBm, dá pra chegar em MCS6 sem problema, passa mais de 30Mbps em PTP com ele. Um Airgrid 16dBi dá um sinal desse (Rumo a uma antena de 12dBi) até em 2km de distância, só que o CCQ só será ótimo se respeitar a zona de Fresnel gigante de uns 8m! (Tem que passar então 4m acima de todo obstáculo. Difícil em área urbana comum) Em distância menos a zona de Fresnel é menor então fica mais fácil não ter problemas.

  8. #8
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    @rubem minha rede toda em 5.8 MIMO, setei os AP's com mcs9 ou 10. mas esta mixado em A/N. se setar em only N, vou ter mais vantagens?

  9. #9

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Entendo, mas como fica um PTP em 2.4 quando usamos ubiquiti, não devemos em nenhuma hipótese usar os MCS em automatico, devido o fato dos produtos da ubiquiti vir setado de forma inalterável as Bandas B/G/N, em algum momento o AP ou a CPE pode baixar para data rates de B ou G não pode

  10. #10

    Padrão Re: Only N ou A/N no AP?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    @rubem minha rede toda em 5.8 MIMO, setei os AP's com mcs9 ou 10. mas esta mixado em A/N. se setar em only N, vou ter mais vantagens?
    Boa pergunta, será que o AP prioriza uma banda específica, no caso suponho que se vc setar apenas nas CPEs Only N, o AP vai trabalhar só com os data rates da N, a não ser que coloque um NanoLoco5