+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Monitoramento de Rede!!!

    Prezados,

    Bom dia. Estou com a seguinte situação e gostaria da ajuda de vocês:

    Possuo uma rede cabeada via cabos de redes, coloco nos postes switch.

    Gostaria de saber se é possível realizar o monitoramento de funcionamento destes switch's, para que quando um dê problema eu consiga identificar o local que isso ocorreu, ou seja, existe alguma maneira ou sistema que eu consiga fazer o monitoramento desta rede.

    Agradeço qualquer ajuda, desde já obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento de Rede!!!

    Até onde sei só se for switch gerenciável. Uma idéia é setorizar os IPs da rede. Quando perceber que um bloco está off, saberá a partir de qual switch é.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Até onde sei só se for switch gerenciável. Uma idéia é setorizar os IPs da rede. Quando perceber que um bloco está off, saberá a partir de qual switch é.

    Não é gerenciável, senão a rede ficaria muito cara, são switch's Vlan da Intelbrás.

  4. #4

    Padrão Re: Monitoramento de Rede!!!

    Então não dá amigo... a única maneira que me vem em mente é fornecer IPs em bloco aos clientes conectador a um determinado Switch. Quando você ver que todos em um bloco estão desconectados dá ter uma ideia que deu problema. Geralmente usa-se o Dude para monitorar a rede ... ou dê uma olhada nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=160020&page=2

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento de Rede!!!

    O que vc poderia fazer é colocar em determinados locais da sua rede um modem ou algum outro dispositivo barato que tenha IP e monitorar esse IP. Uma vez que esse IP parar, você terá uma idéia que aconteceu um problema nessa área.

    Por exemplo, a cada 5 switchs você coloca um dispositivo desse. Se esse dispositivo não responder mais a pings, saberá que aconteceu um problema entre esses 5 switchs.

    Esse seria um exemplo de dispositivo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ho-e-fonte-_JM

  6. #6

    Padrão Re: Monitoramento de Rede!!!

    A Volt tem um produto chamado Net Probe que é justamente para isso, um pequeno equipamento que coloca dentro da cx, ele vc seta um ip para monitorar....

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Monitoramento de Rede!!!

    eu prefiro colocar RB 750 sem a caixa, ai da pra fazer o monitoramento em boa qualidade, quando tem muito processo eu coloca a RB 450 comum ou a G.