Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Como eu falei, o limite abaixo de 5725MHz é de 27dBm EIRP, ou seja, se você informa que a antena tem 20dBi, o firmware iria limitar a 7dBm (Afinal 20 + 7 = 27). Nesse caso o firmware ainda está sendo bonzinho em emitie 30dBm EIRP, porque a legislação fala em 27dBm EIRP.

    Pra aumentar a potência tem que usar canal acima de 5725MHz, ou informar um ganho de antena menor (A potencia você ajuda, mas o ganho da antena não tem ajuste, você só informa um ganho, essa info só serve pro rádio limitar a potência).

    E precisa mesmo usar MCS15? Data rate alto exige sinal alto. MCS12 fica até ok com sinal tipo -70dBm, mas mais interessante que limitar isso na torre é limitar nos clientes, colocar esses de sinal péssimo (-70 ou -74dBm) digamos em MCS11 (Desmacando a caixa "Automatic" do lado, senão não adianta muito), porque data rate baixo geralmente tem potência maior (Tá no datasheet, MCS11 num Nanostation tem potência 6dBm maior que MCS15, isso dá diferença de... 6dBm no nível de sinal de RX no destino).

    Testou canal de 20MHz? Com 40MHz tem o dobro de portadoras, é o dobro de dados pro chipset de RF analisar, as vezes o CCQ cai muito em 40MHz e o throughput (Comparado com 20MHz) mal é 50% maior, o que é sinal de rede ruim, já que está poluindo o DOBRO do espectro devia ter o dobro do throughput, senão não faz sentido usar 40MHz, vai só poluir uma faixa mais larga sem muita vantagem.
    Quando testei canais aceima de 5725, Não obtive melhores resultados de RX, nem em Signal nem em speed test, entao voltei pro 5685,

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Agora notei outra coisa: Tem uma setorial AM 5G 20dBi, isso?

    Ela e a 5G 19dBi tem só 4° de abertura, com 2° de downtilt elétrico, e 4º é um ângulo extremamente pequeno, se virar ela 2º pro chão os clientes distantes já ficam sem sinal. Então... não mexeu no angulo da setorial nesse período? Se ela ficar retinha (Na vertical, inclinada nem meio grau) ela já tem um tilt elétrico descendo o sinal 2° mais pro chão (Pros clientes mais próximos da torre).

    A possibilidade do problema inicial ser um (Pigtail, canal com ruído) mas uma mexida no ângulo ter criado outro problema quando resolveu o primeiro.

    (Eu fiz isso semana passada, troquei um pigtail e virei a antena uns 5°, o sinal caiu uns 10dBm e levei 1h pra conseguir ajustar tudo de novo sozinho...)

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Atualizei a setorial pra ultima firmware, e apareceu para setar qual antena eu usava, ai eu coloquei a AM5G20 que é essa que eu uso mesmo, ai a potencia caiu pra 10 db , e o TX piorou e ficou meio igualado ao RX... Mas na medição esta dando em torno de 30MB por 7MB

    Segue as fotos...

    Por favor, ajudem-me... ;x

    Anexo 65107Anexo 65108Anexo 65109
    Amigo notei uma coisa, você usa um canal DFS baixo, e a opção DFS desmarcada, faz esses testes.

    se for usar DFS desmarcado use um canal não DFS que seja alto.
    se for usar DFS marcado, escolha um canal DFS ALTO, por exemplo o 5500

  4. #24
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    O cabo de rede usa dois fios para +Vcc e dois para GND ou -Vcc; se um deles estiver rompido pode acontecer de ter uma queda de tensão maior afetando o seu funcionamento. Afinal de contas dependendo de como este fio de rede foi instalado, é muito fácil de romper um deles; vento causa vibração que pode se considerar como um terremoto ou você andando com carro numa rua esburacada e com suspensão ruim.

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Bom dia,

    Fiz as seguintes alterações:

    Troquei Rocket m5 - Nada mudou.

    Alinhei novamente - Melhorou um pouco ( Muito pouco ).

    Esta acontecendo o seguinte agora:

    De repente um ou otro cliente sem mais nem menos desconecta da setorial e nao volta, mesmo ele estando em DFS e procurando as frequencias, ele cai e n volta ate o cliente reiniciar a fonte da sua CPE.

    Segue as imagens:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	185
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	65129Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar1.JPG
Visualizações:	112
Tamanho: 	60,4 KB
ID:      	65130Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.JPG
Visualizações:	176
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	65131

    E aqui a de uma das CPE:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE1.JPG
Visualizações:	156
Tamanho: 	68,4 KB
ID:      	65132Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE2.JPG
Visualizações:	174
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	65133

    Poderia alguem me ajudar? To ficando doido, já n sei o que pode ser... A visada esta 100%, sempre deu -58 de sinal do nada sobe para isso. =(

    SKYPE:snoowhoot

    Adc eu lá.

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Amigo... desative DFS use canal sem DFS... teu Rocket tá forcando MCS12 quando pelo sinal das estações elas devem estar requisitando MCS 6... verifique e configure corretamente conforme especificações de modulação MCS do R5N.

    Tua antena é realmente uma 5G10? Ou 5G20?... Verifique e corrija.

    Pelas contas de perda no espaço livre, esse Nano em 2km é para estar com sinal de -74dBm... Tá recebendo -64dBm... tá bom pra**

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Bom dia,

    Fiz as seguintes alterações:

    Troquei Rocket m5 - Nada mudou.

    Alinhei novamente - Melhorou um pouco ( Muito pouco ).

    Esta acontecendo o seguinte agora:

    De repente um ou otro cliente sem mais nem menos desconecta da setorial e nao volta, mesmo ele estando em DFS e procurando as frequencias, ele cai e n volta ate o cliente reiniciar a fonte da sua CPE.

    Segue as imagens:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	185
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	65129Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar1.JPG
Visualizações:	112
Tamanho: 	60,4 KB
ID:      	65130Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.JPG
Visualizações:	176
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	65131

    E aqui a de uma das CPE:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE1.JPG
Visualizações:	156
Tamanho: 	68,4 KB
ID:      	65132Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE2.JPG
Visualizações:	174
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	65133

    Poderia alguem me ajudar? To ficando doido, já n sei o que pode ser... A visada esta 100%, sempre deu -58 de sinal do nada sobe para isso. =(

    SKYPE:snoowhoot

    Adc eu lá.

    Aumenta essa tua potência pra 20dbi ou 25

  8. #28
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ajuda com problema de sinal

    Quando eu dividia minha internet acontecia isso, e o que era pior na minha casa continuava normal e era como se alguém estivesse entrando no firmiware do cliente e o derrubasse. Era 4 routers, eu e mais 3.
    Acho que isso era feito pelo provedor, por que só acontecia durante a semana. Depois que eles colocaram os seus, melhorou um pouco mas só resolvi mesmo trocando de provedor de serviços, mas acho que algumas das séries do ubiquiti é que dá um falso defeito. Este outro já usa mikrotik, consome menos energia(em meus testes), portanto menos aquecimento.