+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Port Forwarding no link reserva

    Boa tarde. Preciso de ajuda para configurar um mikrotik da seguinte maneira:

    Link 1 - PPPoE Radio
    Link 2 - PPP 3G

    A navegação vai ser pelo link 1, que tenho 10mb, e o link 2 vai ficar como failvoer. Caso o link 1 caia o link 2 assume, e quando o link 1 voltar, ele volta a assumir automaticamente. Vi varias maneiras de fazer isso tanto por script, quanto por ip route, que na minha opinião aparenta ser a melhor maneira. Mas ai entra o segundo problema, e como casar as duas coisas. O link 1 é um link de radio, e a empresa não disponibiliza abertura de portas ou Port Forwarding, já no link 2, que é 3G eu consigo fazer Port Forwarding, mais por ser 3G, ele tem um limite de GB de franquia, então ele só será usado em caso do link 1 cair para failover, e ai preciso configurar ele para Port Forwarding tbm, para que eu possa acessar o mikrotik e as antenas de fora da rede.

    Resumindo, link 1 para sair a navegação, e link 2 para failover e para conexão de entrada.

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Utiliza failover configurando no roteamento com distance=1 para link 1 e distance=2 para link 2.

  3. #3

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Já esta dessa maneira, mas não consigo acessar o link2, só quando desativo ou cai o link 1. Para terem ideia, se preciso alterar qualquer coisa no mikrotik, tenho que enviar um sms, que vai rodar um script e desativar o link 1, ai consigo acessa-lo.
    Segue imagem de como esta as config. Pesquisei bastante e parece que tenho que criar algumas regras mangle, mas tentei varias e não deu certo.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2016-10-07 às 13.50.56.png
Visualizações:	199
Tamanho: 	124,3 KB
ID:      	65111
    Não esta aparecendo o ip address do link 1 pq ele é dinâmico e esta desativado para que eu possa acessar o mikrotik pelo link 2.
    O link 1, o fornecedor de internet não libera nenhuma porta, por isso a necessidade de deixar o link 2 ativo para conexões de entrada.

  4. #4

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Porque não ativa a opção de cloud do MK? Acho que resolveria seu problema de acesso ao MK!

  5. #5

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Já ativei, não resolve, pq ele vai pegar o IP do link 1, e o fornecedor do link 1 fecha todas as portas. Qndo tento conectar pelo endereço do cloud, ele bate na rb do fornecedor de Internet.

    Consegui configurar, mas ainda não está 100%. Logo mais eu passo como ficou e o que falta para ver se alguém pode me ajudar a finalizar.

    Obrigado


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  6. #6

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Consegui fazendo marcação apenas no link 2.
    Segue imagem de como esta configurado ip route, e mangle

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2016-10-07 às 18.00.32.png
Visualizações:	186
Tamanho: 	157,9 KB
ID:      	65115

    Em mangle criei as seguintes regras:

    chain=input action=mark-connection new-connection-mark=in_link2
    passthrough=yes in-interface=08 PPP 3G Tim log=no log-prefix=""

    chain=output action=mark-routing new-routing-mark=conn_link2
    passthrough=yes connection-mark=in_link2 log=no log-prefix=""


    e em ip route ficou:

    0 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=212.93.97.200
    gateway-status=212.93.97.200 reachable via 08 PPP 3G Tim distance=3
    scope=30 target-scope=10 routing-mark=conn_link2

    1 ADS dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.0.255.254
    gateway-status=10.0.255.254 reachable via 07 PPPoE VT distance=1
    scope=30 target-scope=10

    2 DS dst-address=0.0.0.0/0 gateway=212.93.97.200
    gateway-status=212.93.97.200 reachable via 08 PPP 3G Tim distance=2
    scope=30 target-scope=10

    3 ADC dst-address=10.0.0.0/16 pref-src=10.0.0.1 gateway=06 LAN Bridge
    gateway-status=06 LAN Bridge reachable distance=0 scope=10

    4 ADC dst-address=10.0.255.254/32 pref-src=10.0.50.8 gateway=07 PPPoE VT
    gateway-status=07 PPPoE VT reachable distance=0 scope=10

    5 ADC dst-address=212.93.97.200/32 pref-src=177.31.10.199
    gateway=08 PPP 3G Tim gateway-status=08 PPP 3G Tim reachable
    distance=0 scope=10


    sendo:

    rota 0= fica ativa por causa do mangle, é a rota que vai receber as conexões pelo link 2
    rota 1= rota default automática do pppoe do link 1
    rota 2= rota default automática do ppp do link2, fica azul pq o link 1 esta ativo, o link 1 cai, ela fica ativa.
    rota 3= rota da rede interna
    rota 4= rota do ip do link 1
    rota 5= rota do ip do link 2

    Dessa forma, toda a navegação sai pelo link1, e quando preciso acessar o mikrotik de fora, as conexões de entrada vão pelo link 2. Se o link 1 cair, automaticamente o link 2 assume, e quando ele volta, ele assume novamente.


    Agora me deparei com um problema, eu consigo chegar ate o mikrotik, mas preciso acessar algumas antenas que estão na rede depois do mikrotik, o que preciso fazer?

    Já fiz um dstnat mas não resolveu, segue abaixo:

    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=10.0.0.3 to-ports=443 protocol=tcp
    in-interface=08 PPP 3G Tim dst-port=35000 log=no log-prefix=""

    Alguem poderia me dar uma ajuda? Me dizer o que pode estar faltando, ou, onde estou errando, levando em conta que a entrada devera ser pela link 2.

    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2016-10-07 às 17.33.05.png
Visualizações:	126
Tamanho: 	157,2 KB
ID:      	65114  
    Última edição por ClerissonFerreira; 07-10-2016 às 20:39.

  7. #7

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Nenhum entendido do assunto para me ajudar?

  8. #8

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Vôce só pode acessar pelo link que esta ativo . Qual é o problema?

  9. #9

    Padrão Re: Port Forwarding no link reserva

    Não, só posso acessar pelo link secundário. O link ativo as portas são fechadas e o provedor de serviço não as abre.
    Mas de qualquer maneira consegui fazer funcionar, faltava duas regras mangle fazendo prerouting. Vou fechar o tópico.
    Obrigado.