+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vender muita banda? Qual calculo a utilizar?

    Pessoal seguinte, vejo provedores aqui da região vendendo já 10Mb, 15Mb, 30Mb e 50Mb em FTTH, o preço ainda ta meio salgado aqui mas tudo bem, Eu quero saber de vocês como é feito o calculo, Ex: tenho 1Gb de link divido por 20= daria 50Mb com 100% de garantia contratada, mas como é uma conexão compartilhada eu penso em 1:5 ou 1:7, ou seja 20x7= 140 clientes. Com garantia de 30% a cada, levando em consideração que desses 7 uns 5 estariam conectado e desses 5, só 2-3 usando e dando garantir os 30%, queria ver se o calculo seria mais ou mesmo nesse rumo ou seria outro modo de faze-lo? Qual segredo nesse caso? (Desculpa a ignorância no assunto, sou novo na área e tenho interesse de fornecer grandes velocidades como essas).

  2. #2

    Padrão Re: Vender muita banda? Qual calculo a utilizar?

    Citação Postado originalmente por LucasFabem Ver Post
    mas como é uma conexão compartilhada eu penso em 1:5 ou 1:7, ou seja 20x7= 140 clientes. Com garantia de 30% a cada
    Não. Se você está usando proporção 1:5, a garantia máxima lógica e tecnicamente é de 20% e no caso de 1:7 é 14% e por assim vai. Quem trabalha com 1:10, por exemplo, tem uma garantia de 10% e não há limit-at (queue MikroTik) ou HTB no roteador que mude isso, a não ser que você tenha outros clientes com garantia ainda menor, para tomar banda deles em momentos de necessidade (mas isso só funciona se trabalhar com HTB).



    Citação Postado originalmente por LucasFabem Ver Post
    levando em consideração que desses 7 uns 5 estariam conectado e desses 5, só 2-3
    Na proporção 1:7, você considera que apenas 1 em cada 7 está navegando, 1 em cada 5 na 1:5 e assim vai.

    Tem que usar a proporção adotada na hora de calcular isso, caso contrário adotou um número que não serve de nada. Do que adianta pegar proporção 1:N e falar que nesses N clientes, X estão navegando? Vai errar o cálculo todo, a interpretação é 1 cliente navegando dentre um total de N clientes.

    Citação Postado originalmente por LucasFabem Ver Post
    queria ver se o calculo seria mais ou mesmo nesse rumo ou seria outro modo de faze-lo? Qual segredo nesse caso? (Desculpa a ignorância no assunto, sou novo na área e tenho interesse de fornecer grandes velocidades como essas).
    Está certo em querer calcular o valor dos planos de serviço.
    Muitos provedores e "provedores" por aí chutam um valor de acordo com a concorrência e não conseguem nem estimar o quanto de lucro estão tendo (se é que estão), é tudo na base da tentativa e verificação no fim do mês. Isso é puro amadorismo, não é assim que se administra uma empresa.

    Eu calculo o preço do serviço de acesso à Internet assim:
    - proporção adotada: 1:N
    - total de banda (link dedicado): X
    - quantidade de banda do plano de acesso: Y

    -> Preço = X / N * Y + (total de outros custos da empresa dividido pelo total de clientes previstos para os próximos 6 meses).