+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorização de Serviços whatssap

    Amigos mais uma vez venho aqui nesse forum consulta as sugestões dos nobres colegas. Nas últimas duas semanas tenho assistido videos, lidos tutoriais, apostilas e aqui mesmo no forum sobre QoS (Priorização de Serviço) no mikrotik, claro que além de aprender um pouco mais fazer as regras, sabendo oque estou fazendo, e não fazendo sem nem saber para que serve.
    Tenho um cenário, uma região em no qual mais de 90% usam whatssap e eles tem reclamado um pouco da demora em baixar imagens/videos como enviar também no whatssap, então pensei no seguinte.

    Bolar uma regra em que der maior velocidade pro cliente quando ele fazer um download/upload de um arquivo digamos de até 40mega de tamanho, sendo que eu quero que ele tire link de outros serviços e priorize o download/upload em velocidade definidas na regras. vendo planos de 1 a 2 são os que tem mais saidas, gostaria de testar primeiro para depois deixar em definitivo colocando 5 megas de velocidade para ele baixar ou enviar esse arquivo com tamanho de até 40mega, depois a velocidade dele seri reduzida ao plano normal.

    Não sei se consegui ser claro, mais é basicamente isso que estou precisando, as perguntas são;

    Existe alguma regra que defina isso pra todos os clientes? li um pouco de QoS e pelo que mais li ele faz limitações de banda geral (todos os clientes) não tem como definir essa regra pra cada cliente.

    Quais problemas que posso ter?

    A intenção dela é mais pra whatssap, mais se funcionar pra outros serviços, por mim não tem problema. rsrs


    Estou lendo também um tutorial postado aqui no forum pelo DAVI MARCONY como assistindo video dele no youtube para tentar entender melhor isso.

    Agradeço muito ajuda de quem estiver disponível.

  2. #2

    Padrão Re: Priorização de Serviços whatssap

    Olá.
    Você não conseguirá fazer nada em questões de melhorias na velocidade.
    Essa lentidão exagerada do watzapp se da a criptografia que foi implantada no sistema.
    O processo de criptografia e desicriptografar que está levando a essa lentidão.
    Não podemos também esquecer de citar os próprios aparelhos de celulares, de natureza já são lentos ou ficaram por motivos de falta de memória ou processamento..

  3. #3

    Padrão Re: Priorização de Serviços whatssap

    certo, mais minha idéia não é da velocidade ao sistema, e sim priorizar downloads e uploads de até 40mega de tamanho, para esses arquivos terem uma velocidade maior