Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Boa tarde, aproveitando a duvida acima, eu poderia usar duas baterias de 12V em paralelo e ao mesmo tempo carregar elas em serie em 24V? O consumo seria para inversor 12V e a carga viria de um controlador 24V de painel solar. Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Carregando 24V Serie e Usando 12V Paralelo.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	81,3 KB
ID:      	68118

  2. #22

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por Milk Ver Post
    Boa tarde, aproveitando a duvida acima, eu poderia usar duas baterias de 12V em paralelo e ao mesmo tempo carregar elas em serie em 24V? O consumo seria para inversor 12V e a carga viria de um controlador 24V de painel solar. Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Carregando 24V Serie e Usando 12V Paralelo.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	81,3 KB
ID:      	68118
    Não. Vc colocaria as baterias em curto

  3. #23

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por Milk Ver Post
    Boa tarde, aproveitando a duvida acima, eu poderia usar duas baterias de 12V em paralelo e ao mesmo tempo carregar elas em serie em 24V? O consumo seria para inversor 12V e a carga viria de um controlador 24V de painel solar. Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Carregando 24V Serie e Usando 12V Paralelo.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	81,3 KB
ID:      	68118
    [emoji599][emoji91]

  4. #24

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por Milk Ver Post
    Boa tarde, aproveitando a duvida acima, eu poderia usar duas baterias de 12V em paralelo e ao mesmo tempo carregar elas em serie em 24V? O consumo seria para inversor 12V e a carga viria de um controlador 24V de painel solar. Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Carregando 24V Serie e Usando 12V Paralelo.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	81,3 KB
ID:      	68118
    Teu esquema de fogo redesenhado de forma simplificada>>>

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FOGO.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	59,4 KB
ID:      	68119


    O primeiro a abrir o bico é o carregador. Se tiver proteção contra curto vai desarmar...

    Agora as baterias, se não explodirem vão dar um incêndio massa...

    Se vai utilizar um carregador de 24V vai de inversor de 24V também. Aproveita a tensão mais alta pra diminuir a amperagem de trabalho do sistema.

  5. #25

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Então alguem tem uma alternativa pra mim poder usar o que tenho, um carregador de 24V e inversor de 12V na mesma situação? Obrigado.

  6. #26

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por Milk Ver Post
    Então alguem tem uma alternativa pra mim poder usar o que tenho, um carregador de 24V e inversor de 12V na mesma situação? Obrigado.
    Moleza:>>>

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FOGO21.jpg
Visualizações:	172
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	68121

    Só não esqueça de acoplar fusíveis, diodos, etc a coisa toda pra não correr o risco de pegar fogo.

  7. #27

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Moleza:>>>

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FOGO21.jpg
Visualizações:	172
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	68121

    Só não esqueça de acoplar fusíveis, diodos, etc a coisa toda pra não correr o risco de pegar fogo.
    [emoji15]

  8. #28

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Agora que a cagada tá feita (Compra de equiptos incompatíveis), o jeito é partir pra conversor dc-dc tipo:

    https://pt.aliexpress.com/item/Water...308942298.html

    (Não arrisque com mais de uns 200W com isso, e ainda assim adapte um fan de 80mm em cima)

    Ou fazer um circuitinho com um LM555 abrindo e fechando um rele a cada meia hora de modo a selecionar uma ou outra bateria. Digamos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24-12v.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	88,0 KB
ID:      	68122

    Ponte retificadora de 50A é baratinha (Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/...penas-r650-_JM ), é só parafusar num dissipador de calor decente e pronto. Depende do consumo do inversor, essa de 50A eu também não usaria pra consumo maior que uns 200W. O rele pode ser qualquer automotivo que tenha pino NA e NC (Tem que ser aquele com os pinos 87 e 87a, não serve o com 2 pinos 87. Um que serve: https://produto.mercadolivre.com.br/...0a-5-pinos-_JM Só que seria bom limitar eles nuns 15A ou menos, são baratos porque são lixo, ou coloca 2 em paralelo ou acha um mais parudo (https://produto.mercadolivre.com.br/...automotivo-_JM).

    Usei isso numa fazenda que trabalho, porque não achei bomba d'agua 24V na época, coloquei uma chave on-off-on (Com 3 pinos atrás, pra um lado liga um, pro outro liga o outro pino) tipo essas: https://produto.mercadolivre.com.br/...ffon-carga-_JM , cada dia na hora de encher a caixa d'agua virava pra um lado diferente, de modo a descarregar as 2 baterias de modo vagamente similar, mas na prática o capiau que mora lá sempre esquecia e virava mais pra um lado e aquela bateria sempre estava baixa, é melhor colocar um timer fechando e abrindo rele a cada poucos minutos (Meia hora talvez), bota um capacitorzão (2 de 4700uF 50V, isolados por diodo talvez) caso o inversor não os tenha (Quase todos tem), com o LM555 é complicado conseguir intervalo seguro muito longo (Capacitor grande tem fuga), coisa tipo 15-20 minutos tá bom.

    Mas rele sempre chamusca os contatos, então é mais fácil comprar um conversor dc-dc step-down de alta corrente. No ML agora o maior que achei é: https://produto.mercadolivre.com.br/...-20a-dc-dc-_JM Não dá pra confiar em mais que 150W nisso, e isso com fan adaptado! Lembra que essa desgraça atrasada chamada "inversor" tem um pico estupidamente alto quando é ligado na bateria, geralmente são os capacitores internos, os conversores dc-dc tem que aguentar esse tranco e poucos aguentam, se é inversor que alimenta só digamos um rádio digital de 70-80W (Digamos um Ceragon 10 ou 24GHz) tá tranquilo, já se alimenta um tosco servidor com Xeon que come 300W em iddle, aí lascou, vai precisar um conversor dc-dc de uns 60A!

    (A RFB vai cobrar uns R$ 300 de taxa pra liberar isso: https://www.ebay.com/itm/DC24V-Step-...f/122794785995 mas ter step-down potente no mundo tem! Mas não vale a pena, só o produto (Fora taxas que a RFB com certeza vai cobrar, já que isso é grande e pesado) já chega no preço de um inversor 24V até ok, tô usando desses e tão indo ok: https://produto.mercadolivre.com.br/...0w-potente-_JM)

  9. #29

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Então vc poderia me ajudar em uma alternativa pra mim poder usar o que tenho, duas baterias, um carregador de 24V e inversor de 12V na mesma situação? Obrigado.

  10. #30

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    O meu inversor é um pouco maior que esse seu, indicado ML, é o mesmo modelo mas de 3000W, mas se eu tivesse como fazer alguma alteração agora seria em adquirir mais duas baterias, porem continuaria o problema do inversor de 12V, mas será que não facilitaria a instalação usando o estante do que possuo? Obrigado, pois isso vai ajudar a que eu possa usar meu sistema, e vai ajudar outros!

  11. #31

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    Citação Postado originalmente por Milk Ver Post
    Então vc poderia me ajudar em uma alternativa pra mim poder usar o que tenho, duas baterias, um carregador de 24V e inversor de 12V na mesma situação? Obrigado.
    Mais informação do que ja foi passado só se a gente fizer o projeto pra você. Conhecimentos básicos de eletrônica ajudam nestes casos!

  12. #32

    Padrão Re: Ligação de baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo.

    troca o carregador por um de 12V e mantem duas baterias em paralelo, seria o mais em conta. Porem a melhor solução seria trocar o inversor para 24V pois vai ser mais eficiente.