+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Ola caros amigos do fórum sou novo por aqui e eu gostaria de perguntar aos amigos que tem já mais experiencia nesse assunto. Gostaria de saber quanto que eu gastaria se eu fosse trabalhar com fibra , se realmente vale a pena , os devidos equipamentos , documentações e etc

    Aguardarei respostas

  2. #2

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Resumidamente, vais precisar de uma OLT (Central que gerencia a rede), dela sai uma fibra monomodo (trabalhando com GPON) que cai num Spliter (espécie de T, que ficará numa caixa no poste) e daí sairão as fibras que vão até os clientes. Na casa do cliente vai uma ONU que converte sinal óptico para UTP (cabo com RJ45).

    Vais precisar de SCM da Anatel (Lógico), e apresentar um projeto de ocupação dos postes que utilizará na compania de energia elétrica de sua região (Celesc aqui em Santa Catarina).

    Para ter uma idéia, o aluguel de cada poste aqui sai por 3,90 por mês. Além disso a compania exige que passamos uma cremalheira para sustentar a fibra.

    OLTs pelo que pesquisei sai cerca de 3 a 4 mil uma que atenda 64 clientes (básica para começar) da fiberhome e as ONUs achei por R$ 200,00 cada, sem wifi.

    O metro da fibra está saindo cerca de R$ 1,00 o metro.

  3. #3

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Complementando o comentario do Michel, tem a fusão ou conector.
    Vc pode preparar cabos de fibra e solicitar fusão (+- 40,00 a 50,00 cada mais deslocamento) ou comprar uma maquina de fusão (pagamos 10.150,00 em uma).

  4. #4

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Bem lembrado Cleuzo, sabes me dizer se eu posso conectorizar a fibra que sai da olt e chega no splitter(macho e femea) e não fazer a fusão (levando em conta que terá mais atenuação).

  5. #5

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Acho um serviço meio precário. Pelo menos nesses locais de saida e ate as caixas de emenda faz com fusão.

  6. #6

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Obrigado, tens ideia de quanto sai um ponto a ponto 11 km com fibra 12 FO (Serviços e Equipamentos)?

  7. #7

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Isso é na cidade (poste 40m) ou area rural (poste 80m), quantos postes vai dar em tudo, se vc for empreitar a mão de obra acho que +- 3,00/m urbano - 2,50/m rural, vc pode colocar um conversor com gbic de 20km em cada lado.

  8. #8

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Opa, obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    01 OLT
    01 retificadora -48V
    04 Baterias 220A
    01 Raque
    01 DGO
    0 até 20km Fibra 36 FO de tronco central
    01 Caixas de Distribuição
    Caixas de atendimento
    Splinter primário
    Splinter secundário
    Cabo Drop
    Conectores APC
    Extensão ótica
    PTO
    ONU

    Lista e grande.....
    rsrsrsrs
    Fora projeto para compartilhamento de estrutura..... Loção dos poste.....

    Tudo no final 1000 clientes uns 600k ou mais...... Vai da qualidade do produto.....

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Quais são os equipamentos necessários para um provedor de fibra óptica

    Bom dia galera do under. Aproveitando a carona, com esses materiais que o fantoxy e o michel, se e possível para fazer uma rede fttc, so colar um pacpon no çugar da onu. Agradeço muito a resposta ai galera.