+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Topologia - HUB ligados a switch de vlan fixa- tem muita perca?

    Olá amigos do fórum, essa semana fui visitar uma empresa onde o dono e meu amigo. Ele sabe que eu gosto de redes então veio logo falando que estava tendo um problema na empresa dele, quando terminamos de colocar a conversa em dia fui ver oque podia estar acontecendo por curiosidade. Foi ai que me deparei com vários HUBs de rede ligados em cascata. Serviço mal feito por eles mesmo.
    Quando fui contar eram 5 Hubs ligados em cascata e 1 ligado direto a uma das saída LAN do roteador. Então pensei logo que oque causava o problema deveria ser o cascateamento de switches não gerenciáveis (HUB). Quando expliquei para meu amigo ele me perguntou se existia alguma solução barata, porque mudar tudo pra gerenciável custa uma grana.
    Foi ai que pensei que talvez desse para colocar esses switch de Vlan fixa da Intelbras fazendo o tronco fechando a rede de forma que a comutação dos switches acabe.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Anterior.png
Visualizações:	199
Tamanho: 	11,4 KB
ID:      	65345Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         posterior.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	13,8 KB
ID:      	65346
    Fiz um desenho no paint para entender melhor.
    Então, oque vocês acham que vai acontecer?
    Essa topologia poderia ser aplicada? ligando switchs não gerenciaveis nos da Intelbras com Vlan fixa?

  2. #2

    Padrão Re: Topologia - HUB ligados a switch de vlan fixa- tem muita perca?

    Amigo o sistema de VLAN Fixa dos Switchs Intelbrás foi desenvolvido com o objetivo de isolar as portas em uma rede, de forma que não possam se comunicar uns computadores com outros, reduzindo com isso o broadcast da rede. Creio que não servirá para sua aplicação.

  3. #3

    Padrão Re: Topologia - HUB ligados a switch de vlan fixa- tem muita perca?

    qual e realmente o problema?? nao esta passando banda??

  4. #4

    Padrão Re: Topologia - HUB ligados a switch de vlan fixa- tem muita perca?

    Conforme já explicado pelo amigo dmarcio vlan são para casos muito específicos, e imagino não ser o caso desta empresa onde a ideia é o compartilhamento generalizado de arquivos e impressoras. Outro detalhe é que um switch não gerenciável não é um hub, é apenas um switch. A diferença de um hub para um switch e que o hub todas as portas são ligadas à apenas um canal de comunicação, sendo assim quando a porta 1 fala com a 8 todas as 6 portas restantes ficam escutando a conversa e são obrigadas a aguardar a vez de falar mesmo que seja a porta 5 querendo falar com a 6. E isto já não acontece com o switch pois como o próprio nome sugere ele chaveia as portas que irão se comunicar. Ex a porta 8 comunica com a 7, e neste meio tempo caso necessário a porta 5 poderá se comunicar com a porta 6 sem problema. Os hubs a muuuuuuuito tempo não são fabricados. O cascateamento também não é problema. Mas muitos switchs esparramados assim, tem de tomar cuidado somente com loop. Agora falando do problema, apenas uma reestruturação mais simples seria recomendada, sendo que o ideal seria descer um cabo do último andar, que é onde está centralizado os servidores, para cada andar, e cada andar ter um switch fazendo cascata.

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App
    Última edição por leosmendes; 03-11-2016 às 23:30.

  5. #5
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Topologia - HUB ligados a switch de vlan fixa- tem muita perca?

    Sugestão simples, e que vai custar pouca grana,
    sou suspeito a dizer, a recomendar um roteador sem ser Mikrotik ( amor incondicional rs)
    mas se são apenas 4 andares, porquê não compra uma RB (mais simples que seja) 750, com 5 portas, liga o modem em uma das portas e puxa um cabo pra cada andar e lá sim, você liga nos hubs/swithes? Vai gastar menos de 500 reais (por 500 até 2011 se encontra a venda)
    irá segmentar a rede e diminuir consideravelmente o Broadcast e problemas de loop e demais coisas, além de criar seu DHCP no MK, DNS, ter acesso Externo e coisitas que só o MK faz por você rs