+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda no meu provedor

    Tenho a seguinte situação, tenho uma torre de 12Mts e nela no momento tem 1 Omni de 12Dbi e uma RB941-2ND, Porem o alcance está bem dizer do lado da antena. Oque eu fiz de errado ? e também está pensando posso trocar essa Omni por uma Parábola de grade DIRECIONAL para alguma regiao que melhoraria ? e nessa região posso colocar para receber o sinal da parábola de grade, com outra parábola de grade e redistribuir por uma Power beam por exemplo ?
    Oque eu fiz de errado ?

    PS: Já dei entrada em toda a documentação e estou legalizando tudo, quero saber oque fiz de errado na parte de montagem e quais equipamentos devo trocar e por qual

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Você tem uma omni com qual radio nela?... RB pouco ou nada tem a ver com seu problema de sinal..

    Verificou cabo, instalação, potência, isolamento, casamento de impedância, o rádio é compatível com a antena?

    Quanto a parábola de grade direcional... É PTP?? Se for PTMP tudo errado aí amigo! Direcional é cliente ou PTP...

    Considere fazer estudo sobre setores wireless, antenas setoriais, direcionais e omni a direcionais, seus tipos de propagação e aplicações. Estudos sobre propagação de RF, Fresnel e desvanecimento. Na NET tem muito material de leitura sobre isso...

    Isso que escrevi parece muito estranho? Pense em uma consultoria...

    Abraço
    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    O radio opera em 2.4Ghz, acredito que o problema esteja que eu não possuo PCBA só uma RB941-2ND, ou o problema é a antena Omni de 12Dbi, se eu efetuar a trocar para a parábola de grade direcional para algum lugar não ficaria melhor, já que ela tem 25Dbi ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Para tudo amigo e começa de novo... Tá tudo errado aí... Já projetou e planejou o que quer fazer, como fazer e com que equipamentos fazer???

    Essa RB aí é praticamente pra uso domestico... Se colocar um cabo de 10m + antena é capaz que o sinal atenue inteiro no cabo e não saia nada do outro lado.

    Você está iniciando um provedor? Se está sugiro estudo amigo. Conheca sobre RF, rádios, tipos de antenas e sua aplicação, antes de sair dando tiro no escuro.

    Antena de grade seria pra um PTP????? Vai atender 1 único cliente??? Pois essa antena é tipo direcional.. Ou seja... É cliente ou PTP... A antena ser de xyz dBi não significa nada se não tiver um projeto básico e uma ideia do que quer de resultado final.

    Você citou Powerbeam... Tá muita salada aí amigo... 2.4ghz em uma ponta, 5.8ghz em outra... Powerbeam pra distribuir... Nem o que foi escrito faz sentido... E PBM5 é pra PTP também...

    Identifique o que quer fazer primeiro. Então verifique quais equipamentos executam a tarefa requerida... Faça um projeto... Entenda seu projeto... O principal que me parece neste momento é entender com o que está lidando. Que é radiofrequência, transmissão/recepção de RF, antenas (tipos, aplicações, ângulos de abertura, ganho e setorização), conceito de enlaces do tipo ponto-a-ponto (PTP) e ponto a multi a ponto (PTMP), estrutura para provimento de conexão.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Boa noite amigo,
    Quais equipamentos de baixo custo/beneficio voce recomenda ?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Procurei vários cursos na internet e não encontrei nenhum sobre o assunto,oque eu gostaria de saber é qual pcba usar e quais antenas ligar nela para mandar para uns 6 a 10 km

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Procurei vários cursos na internet e não encontrei nenhum sobre o assunto,oque eu gostaria de saber é qual pcba usar e quais antenas ligar nela para mandar para uns 6 a 10 km
    Olha amigo... desculpa ser meio incisivo.

    Não existe como eu te indicar o equipamento X, ou equipamento Y sem conhecer a região onde você quer atuar, geografia e topografia do local...

    Principalmente sem saber o que você realmente quer. Você citou antenas, PCBA, enviar alguma coisa entre 6km e 10km... Mas até o momento não tem nada descrito aqui do que você realmente quer fazer apesar das minhas várias perguntas (PTP? PTMP? ....?) Entendeu amigo... fica difícil assim.
    Nós aqui temos a maior força de vontade em ajudar, responder, compartilhar conhecimento, informações... Muitas vezes tirando um pouco de tempo do nosso próprio trabalho para ajudar os colegas daqui do Under.
    Você é bem vindo aqui para buscar conhecimento, ajuda, amizade e tudo mais... mas antes de tudo tem que saber um mínimo do mínimo com o quê está mexendo e trabalhando, para principalmente saber explicar o que quer.

    Quando perguntou lá no começo do tópico o que tinha feito de errado... Eu respondo... Tudo! A começar por ter pouquíssimo conhecimento da área que está tentando atuar.
    Não leve a mal... ninguém aqui nasceu sabendo, pelo contrário, estamos todos, todo dia aprendendo coisas novas. Por isso o incentivo em estudar um pouco sobre a área de provedores e radio comunicação.

    E na internet tem sim... mares... toneladas de material sobre o assunto. Os melhores estão em inglês.

    Se quer começar por algum lugar... uma leitura descompromissada mas muito elucidativa para iniciantes pode ser encontrada em: http://www.ibytes.com.br/radio-frequencia/

    Abraço e boa sorte na empreitada!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Amigo é assim, deixe eu te explicar.
    Eu quero começar um provedor, fui e comprei uma torre de 12Mts, não é grande coisa mais achei que iria servir para a redondeza. Foi e comprei um "KIT PROFISSIONAL" na internet, ai está meu problema, liguei tudo como foi passado, e fui na casa de um "futuro cliente" a uns 50Mts o sinal pegou com 44%, porem na hora de fazer login, fica lento lento cai lento lento cai. e em outra casa a uns 500Mts, o sinal nem apareceu, isso que a torre está em uma alguma boa, e quase sem nada de barreira. Então minha pergunta é a seguinte, como estou ficando sem dinheiro, pois gasto nesses equipamentos enganosos e nada de ir para frente, peço que por favor você que obviamente tem mais experiencia que eu, por favor me indique qual e alguma web loja que posso comprar uma "placa" acho que seria uma pcba que possa ligar 2 painel setorial ou algo do tipo, pois preciso recuperar esse dinheiro que foi investido por nada, por favor me ajude

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Aí amigo.. Estamos começando a nos entender. Vou dizer que você de um pulo no escuro sem analisar antes. Vou te dar um conselho. Fique atento, pois provedor só dá despesas no primeiro ano. Você tem que estar preparado para investir em equipamentos profissionais.

    Vou analisar uma solução e te respondo em breve.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Eu li em uma parte "QUASE SEM NADA DE BARREIRA", amigo em rede wireless a visada 100% é essencial para chegar com uma boa qualidade no cliente.

  11. #11
    Avatar de Treme
    Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Linhares / Espirto Santo
    Posts
    67

    Padrão Re: Ajuda no meu provedor

    Já dei tiro no escuro como você, comprei um roteador multilaser wifi + uma antena omni, umas antenas de grade, e achei que ia fica perfeito e passa link.... placa de rede wifi... cabo coaxial e.... não é assim.

    Entendi que sua intenção é monta um pequeno provedor.... ???

    Sua torre é 12 metros, dependendo do cenários vai consegui atende máximo 2km, passando planos de 2 e 5 megas em rede 2.4/5.8 talvez um pouco mais 10/20megas, levando em conta distancia, visada...

    Sua routerboard(RB) é para uso domestico,

    Descrevendo meu cenário...

    (No Começo) Uma RB750, segura de boa 10-20 clientes... mas aconselho começa com uma RB2011(ATUALMENTE), compra omnitik atender bem com radios sxt/nanostationM5 - nanolocoM2 e NanoStationM2 - - 900metros/2km/3km dependendo... uso pppoe mk-auth.

    Meu cenário, 20Metros total, (4metros) torre em cima de edifício, omnitik (AP-5.8) clientes distantes 1.5k ou superior //// atendendo clientes de até 900 metros com (3) NanolocoM2 , (AP - 2.4) , consigo atender com 10 e 20 megas, dependendo do sinal... TENHO 30 CLIENTES, link residencial vivo/gvt 50 megas... dificilmente meu consumo é superior a 25 megas... me gera receita de 1.000$ lucro... Trabalho em provedor da região que moro... temos 5000mil clientes, então tive a oportunidade de adquiri conhecimento... mas estudo tbem muito...


    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Amigo é assim, deixe eu te explicar.
    Eu quero começar um provedor, fui e comprei uma torre de 12Mts, não é grande coisa mais achei que iria servir para a redondeza. Foi e comprei um "KIT PROFISSIONAL" na internet, ai está meu problema, liguei tudo como foi passado, e fui na casa de um "futuro cliente" a uns 50Mts o sinal pegou com 44%, porem na hora de fazer login, fica lento lento cai lento lento cai. e em outra casa a uns 500Mts, o sinal nem apareceu, isso que a torre está em uma alguma boa, e quase sem nada de barreira. Então minha pergunta é a seguinte, como estou ficando sem dinheiro, pois gasto nesses equipamentos enganosos e nada de ir para frente, peço que por favor você que obviamente tem mais experiencia que eu, por favor me indique qual e alguma web loja que posso comprar uma "placa" acho que seria uma pcba que possa ligar 2 painel setorial ou algo do tipo, pois preciso recuperar esse dinheiro que foi investido por nada, por favor me ajude