+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre autoportante em cima de laje, duvida legislação

    Pretendo em breve, instalar uma torre autoportante de 9m (já possuo) sobre a laje (coluna) de uma residência, a qual já foi construida com colunas no local que será feito a instalação da torre.
    A altura total em relação ao solo, acredito que seria de aproximadamente 16 metros.
    Posso vir a ter problemas na questão de fiscalizações?
    Estou obtendo a licença SCM (no momento aguardando o Crea) e essa seria a estação principal.
    Onde posso me informar um pouco mais sobre o assunto?

    Desde já, agradeço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Torre autoportante em cima de laje, duvida legislação

    Citação Postado originalmente por Nobody Ver Post
    Pretendo em breve, instalar uma torre autoportante de 9m (já possuo) sobre a laje (coluna) de uma residência, a qual já foi construida com colunas no local que será feito a instalação da torre.
    A altura total em relação ao solo, acredito que seria de aproximadamente 16 metros.
    Posso vir a ter problemas na questão de fiscalizações?
    Estou obtendo a licença SCM (no momento aguardando o Crea) e essa seria a estação principal.
    Onde posso me informar um pouco mais sobre o assunto?

    Desde já, agradeço a todos
    Necessita ART, projeto do Eng civil, liberação da prefeitura + CREA.

  3. #3

    Padrão Re: Torre autoportante em cima de laje, duvida legislação

    Nobody. Boa tarde! Fiz uma ART de instalação e um desenho em autocad do projeto de uma torre idêntica a sua, para um camarada, que tinha um prédio com 12 metros da calçada e, lá em cima uma laje, já pronta com treliças de metal chumbada numa placa de concreto, mas, a prefeitura cobrava a ART de engenheiro mecânico, que eu fiz para ele, e resolveu, só que o camarada foi dando uma de sabidão com o povo da prefeitura, se lascou, pediram o desenho de projeto, que eu tinha já visto a torre dele com 8 metros de altura e autoportante, mas esquelética, eu já tinha dito a ele reforçar determinados pontos no serralheiro dele, que fez prontamente e a torre esquelética ficou boa, perto do que era, com isto também sugeri adotar alguns detalhes construtivos, assim ele levou impresso o desenho do projeto da torre dele e resolveu. Cada caso é um caso, assim para sabe do seu, preciso das coordenadas geogràficas, para eu saber se enquadra no tipo certo, devido que existe da Lei da Antena e, das prefeituras alguns quesitos, e se tiver fotos do teu local, me enviar para minha análise, meu contatos para enviar imagens, fotos, etc. via skype.: paulo.luporini e/ou e-mail, ou via por aqui, por hora e dados de celulares e do whatsApp na foto de meu perfil aqui no Under. Atts,Anexo 65476