+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Access Point

    Gostaria de saber se com diferentes marcas de access point ( Motorola , EnGenius , Cisco , Tp-link , Groove ) é possivel usar num mesmo Provedor a radio para enviar sinal a curta , longa e media distancia ?

  2. #2

    Padrão Re: Access Point

    Basicamente sim.
    O que vai mudar é a qualidade do equipamento, sua construção com componentes melhor selecionados. Se usa protocolo proprietário ou não...
    Você não pode comparar um Motorola com um TP-Link por exemplo.

    O que vai determinar no final o alcance está mais para a qualidade do elemento irradiante.
    Um mesmo equipamento pode atender perto ou longe dependendo deste elemento irradiante. Seja pelos ângulos de trabalho dele, seja pela inclinação que é dada ao elemento.

    Antigamente se usava um cartão minipci de 65mw e se obtinha conexões distantes. Eu cheguei a ter ponto a ponto com 5mw funcionando perfeitamente a 1.500m. Talvez fosse até mais longe, mas nunca tive instalação para testar maiores distancias.
    Hoje o que mais se vê é colocar rádios com a potencia máxima para atingir maiores distâncias.. Parte disso se entende pois um sinal emitido pode acabar sendo 'sufocado' por sinais adjacentes quando se quer chegar a distancias maiores. Por isso a guerra das potencias está a todo o vapor.
    Porém a maioria usa simplesmente maior potencia pois quer chegar a maior distancia sem perceber o mal que está causando talvez até a si próprio. Por isso que eu encaro o elemento irradiante como um dos principais componentes numa instalação. Antena certa para aplicação certa.

  3. #3

    Padrão Re: Access Point

    Muito obrigado pela sua participação, foi de grande valia.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Access Point

    Concordo, 1929 °, Infelizmente quando vamos às lojas para comprar um roteador, o vendedor nos diz que esse tem 3, 5, 7 ou trocentos dBs de ganho, ou 50, 100, 200, 400, 1000 de potência com antena interna ou externa que seja. Pessoalmente acho que para maximizar o campo de alcance a antena precisaria ficar separada do roteador, como fiz no meu caso que tem 0,25 metro e antena omni de 15 mas deve ter us 6( papo de vendedor) mas cobre além do que o pretendido; digo papo de vendedor por que fiz comparativos com antena de zero dB.
    No dia-dia, nos celulares motorola consigo falar onde muitos outros não conseguem, e o mesmo acontece com chamada de video via skype com apenas uma barra de sinal, outras marcas preciso ter um sinal melhor.
    Como tive convivio com radioamadores, ainda tenho com alguns, comentávamos que um fabricante "A" de antena tinha mais ganho, mas era mais ruidosa do que a fabricante "B" ou a "C" era fantasiosa, assim era nos cabos coaxiais, conectores, pigtails e até mesmo certos suportes. A posição, tipo de torre, altura, separação de antena e principalmente o terreno pode nos dar um ganho ou um tremendo problemão ao longo do tempo. Baseado nisso, já pensei ou desisti de mudar a base de fixação da antena, pois ela está numa caixa hermética de plástico fixado num corredor e três anos sem dar um problema.

  5. #5