Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro.

  2. #2

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Bom dia, cara eu acho que não tem como não viu. eu sei que tem como usar duas antenas em um único radio.

  3. #3

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    É possível sim, veja o caso do AirFiber com o uso do multiplexador que eles chamam de NxN. No entanto, para isso funcionar bem é preciso que os rádios sejam sincronizados (GPS ou outra forma), do contrário vão gerar ruído absurdo uns nos outros, mesmo que estejam em polarizações diferentes, uma vez que o isolamento entre as polarizações não é suficiente para atenuar significativamente o sinal quando os transmissores estão tão próximos.

    Acho que nem mesmo estando os rádios em canais bem distantes, como um em 5470MHz e outro em 5825MHz, estará livre do ruído, pois parece haver tipos de EMI que independem de frequências e que fazem até um rádio 2.4GHz muito próximo ser prejudicial.

  4. #4

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    pergunto porque acredito que os mimosa devam operar desta maneira, basicamente 2 radios fazendo bolding... a questão que estou querendo chegar, e ter uma performance parecida com os mimosa mas com um preço mais atrativo

  5. #5

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    pergunto porque acredito que os mimosa devam operar desta maneira, basicamente 2 radios fazendo bolding... a questão que estou querendo chegar, e ter uma performance parecida com os mimosa mas com um preço mais atrativo
    Mimosa trabalha com MIMO 4x4, se não me engano, sendo 2 rádios 802.11ac em cada uma das duas polarizações da antena (2 rádios no total, não 4), cada rádio em uma frequência. Você pode até fazer algo PARECIDO com RBs ou Rockets, mas eles não vão estar sincronizados e a performance vai ser semelhante a um ambiente com interferência gigantesca.

    Para bonding, que é totalmente diferente de um MIMO 4x4, você provavelmente vai ter que usar antenas separadas, ou seja, dois ou mais ponto a pontos totalmente distintos, para então agregá-los em um roteador.

    Talvez eu esteja enganado em algum detalhe aí, mas a essência é essa: se isso funcionasse, outros já teriam feito.

  6. #6

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Mimosa trabalha com MIMO 4x4, se não me engano, sendo 2 rádios 802.11ac em cada uma das duas polarizações da antena (2 rádios no total, não 4), cada rádio em uma frequência. Você pode até fazer algo PARECIDO com RBs ou Rockets, mas eles não vão estar sincronizados e a performance vai ser semelhante a um ambiente com interferência gigantesca.

    Para bonding, que é totalmente diferente de um MIMO 4x4, você provavelmente vai ter que usar antenas separadas, ou seja, dois ou mais ponto a pontos totalmente distintos, para então agregá-los em um roteador.

    Talvez eu esteja enganado em algum detalhe aí, mas a essência é essa: se isso funcionasse, outros já teriam feito.
    perai, são dois rádios 4x4 ou dois rádios 2x2

  7. #7

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    perai, são dois rádios 4x4 ou dois rádios 2x2
    Na verdade acho que nem são rádios completos, usei o termo errado. Rádio mesmo deve ser 1 só nesses equipamentos Mimosa, tendo esse rádio 2 partes, cada uma trabalhando em uma frequência, e cada uma dessas partes é dividia em outras 2, cada uma para uma polarização, sendo tudo isso orquestrado pelo chipset central do rádio.

    Mas não tenho certeza, o @rubem deve poder explicar melhor.
    Só sei que no fim é muito diferente de colocar dois rádios (duas RBs, dois Rockets, ou o que for) trabalhando juntos, uma vez que sendo 1 rádio apenas ele consegue orquestrar todas essas partes de forma sincronizada, sem gerar problemas umas nas outras, o que só é corrigido em rádios separados com a sincronização por GPS ou outras formas, como nos AirFiber's 5X quando usados no multiplexador NxN.

  8. #8

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Olha, pelo que vejo acredito ser possivel sim, haja visto o raadio digital, tem radios que com um unico guia de ondas tem mais de uma ODU, contudo, tenho certeza que devem haver varios sistemas par que isso possa funcionar corretamente, isso no digital, imagina num 5.8....

  9. #9

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Concordo com parte...... mas se fosse assim nunca haveriam inovacoes (nao so das grandes empresas) mas de nos simples mortais e que as vezes funcionam.

  10. #10

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Sobre acoplamentos em geral, via de regra os 2 rádios não podem operar na mesma frequência.

    O quão distantes as frequências podem ficar depende do tipo de acoplamento.

    Se um rádio opera a 2,4GHz e outro a 5,8GHz, pode ser um circuito simples, só uma placa de circuito impresso com alguns componentes em cima, você basicamente faz um filtro passa-faixa pra cada saída, um filtro passa-faixa de 2,3-2,5GHz vai atenuar uns 60dBm em 5680MHz, e o filtro 4,8-6,1GHz vai atenuar uns 60dBm em 2412MHz, é circuito simples tipo:
    http://mwrf.com/site-files/mwrf.com/...877/fig_03.jpg
    Que gera produtos prontos e sem necessidade de ajustes tipo:
    http://www.l-com.com/bandpass-filter...ss-lan-systems

    Tem trilhas que são bem simples, dá pra fazer diplexer só com trilha de circuito impresso tipo:
    http://www.scielo.br/img/revistas/jm...-0065-gf13.jpg
    Mas isso é pra apenas RECEBER sinais. Pra RECEBER sinais de TV (De 2 antenas externas, digamos) isso é suficiente.


    Quando precisa operar em 2 canais mais próximos, com uma distância tipo apenas 200MHz entre eles, aí precisa uma coisa MUITO mais complexa, precisa separar as frequências com cavitação, basicamente uma caixa de ressonância que ressona muito mal fora da frequência ideal dela, aqui um exemplo de diplexer aberto:
    http://file.scirp.org/Html/10-980117...8d4051b541.jpg

    No meio disso vai uma placa de circuito impresso servindo de antena, ou vai ter só os conectores com um monopolo de 2dBi em cada entrada ou saída.
    Contem bem, são uns 26 orifícios na parte da esquerda, neles vão parafusos pra ajustes finos. São 26 ajustes!

    O resultado final é digamos isso:
    http://www.csgnets.com/wp-content/up...z-Duplexer.jpg

    Na esquerda pluga uma antena única de digamos 40dBi (De 7200 a 8400MHz), no conector inferior a direita pluga o rádio configurado digamos em 7450MHz, e no conector superior da direita pluga o rádio a digamos 8050MHz.

    Contem os parafusos, são 32! Trinta e dois ajustes! Você basicamente liga um lado num gerador de sinal, o outro num osciloscópio, e ajusta cada parafuso pra ter a maior atenuação possível na outra frequência ser gerar VSWR (Onda estacionária) demais. São 16 ajustes e fazer. Tem como reajustar esse equipamento pra um lado ser digamos 7250-7400MHz, e o outro 7600-8400MHz (Pro caso de você só poder usar algo abaixo de 7750MHz digamos). Só que em wifi 5GHz NEM aquele único parafuso nas antenas de disco nunca vi alguém ajustando (Ele altera VSWR geralmente, altera a frequência que terá o menor VSWR).


    E a terceira opção é: Rádio feito pra isso tem circuito específico pra isso.
    Um rádio digital com 2 saídas na mesma antena tinha no passado um switch que alternava entrada x saída, hora ligava a antena a entrada e hora a saída, nesse esquema era simples fazer uso de 2 canais por antena, era só ligar um switch no outro de modo que quando um transmitisse o outro não ligasse a entrada (Equivalente a tapar o ouvido quando vê que alguém do seu lado vai gritar).

    Mas CI's atuais tem filtros passa-faixa, ou passa-baixa, ou passa-alta ativos, isto é, o software diz: Deixa passar só 5700-5720MHz, o resto atenua, e assim ele atenua 40 a 50dBm EXTRAS do que está fora da faixa. Qualquer CI já atenua uns 40dBm fora do canal, mas se um rádio emite 20dBm, atenuar 40dBm significa ter sinal a -20dBm, e qualquer rádio tem desempenho lixo quando tem sinal DESEJÁVEL a -20dBm, imagina quando tem sinal INDESEJÁVEL num nível tão alto! A atenuação EXTRA garante sinal tipo -60 a -80dBm conforme a distância dos canais, um sinal indesejável nesse nível já não incomoda mais, o circuito de oscilação que bate as portadoras consegue descartar ele e o incômodo é zero.

    Só que rádio tipo UBNT e MK não tem filtros ativos com atenuação tão grande, então pra usar eles (Ou 90% dos rádios digitais) precisaria usar esses acopladores com cavitação, digamos isso:
    http://www.deltamicrowave.com/sites/...20Rev.%20D.pdf
    Mas vejam o dado da largura de canal: Com 9MHz de largura (4,5MHz do centro) já começa perda de 0,5dBm, e a 14MHz já pula pra 3dBm de perda, ou seja, o sinal nas portadoras a 10MHz do centro (Com canal de 20MHz de largura) vão estar provavelmente 5 ou 6dBm abaixo das portadoras perto do centro! Isso aí é solução boa pra canal tipo 5MHz. Um acoplador mais simples tipo 5500-5600MHz num lado e 5750-5850MHz seria mais simples e barato, mas googlando agora não achei nenhum.



    Enfim, ou você faz acoplamento com cavitação, ou faz um circuito preparado pra fazer filtragem ativa pra transformar sinais tipo 30dBm em coisa tipo -70dBm, e filtragem ativa hoje acho que só existe acoplada na parte de RF dentro do chipset (Ou seja, não pode usar chipset comum, tipo um Atheros AR9280 da vida).

    (Multiplexador e diplexador/diplexer é mesma coisa, "di" de 2, e multi de "mais de 2", ao invés de falar em "triplexador" vão nomear o equipamento como multiplexador, mas são basicamente acopladores com cavitação, esse tipo de produto tem que ser feito com margem de erro nanométrica nos cortes (Nota a quantidade de parafusos prendendo a tampa do multiplexador 7GHz que passei o link, aquilo é pra evitar que o frio e calor retraia e contraia o metal de modo a alterar a atenuação em cada frequência, não pode contrair nem 0,1mm!), e precisa alguém com know-how no ramo (Não necessariamente engenheiro, pode ser só um peão de chão de fábrica muito bem treinado, que ganhará quase tanto quanto o engenheiro) fazendo o ajuste em CADA unidade, não é nada simples fabricar isso em alta escala por isso custa tão caro, um diplexer 2,4/5GHz tem canais distantes então é mais simples e pode padronizar (Mas ainda assim fica US$ 50), mas em distância mais curtas precisa ajuste fino bem demorado unidade por unidade, tem que custa muito mais caro, mais caro até que uma antena que é fabricada meio padronizada (A margem de erro aceita é maior, o teste QUANDO é feito é bem mais simples e rápido))
    Última edição por rubem; 23-11-2016 às 16:14.

  11. #11

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Não é possível não. Para poder trabalhar nessa condição voce precisaria de um diplexor, elemento passivo que faz que um rádio não enxergue o outro. Esses diplexores são dimensionados na frequência central da banda passante. Teria que escolher um canal e fabricar para essa única frequência.

    Os rádios que funcionam com multiplex de antenas são proprietários (todos da mesma marca e modelo e com sincronismos entre eles) e não transmitem em simultâneo.

  12. #12

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Pode e não pode...hehehe

    Tudo é questão de projeto.
    Vou citar um exemplo. O WBS da Wavion por exemplo é um rádio com 6 antenas omni. E são com 6 rádios. Um para cada antena. O conjunto todo fica num peso enorme. O nosso provedor tem um para eventos. E dá conta do recado.

    Mas tem um projeto, tem firmware que gerencia tudo isso. Nem sei exatamente como ele funciona, na teoria, mas sei que com o casamento destas antenas e a operação dos rádios eles conseguem o beamforming que seria uma espécie de modelagem do lóbulo de irradiação para um lado ou outro em determinada fração de segundos para atender um usuário neste lado e mudando tudo frações de segundos depois para atender outro usuário em outro lado. É uma coisa meio que de louco, mas que funciona.

    Por isso não é de duvidar que outros fabricantes também utilizem recursos os mais variados para obter estes tipos de associações de antenas, mas tudo dentro de projetos.

  13. #13

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Olha, pelo que vejo acredito ser possivel sim, haja visto o raadio digital, tem radios que com um unico guia de ondas tem mais de uma ODU, contudo, tenho certeza que devem haver varios sistemas par que isso possa funcionar corretamente, isso no digital, imagina num 5.8....
    Eles utilizam multiplex para somar todos os radios em antena única.

  14. #14

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    A pergunta do colega é simples:

    "é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

    Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .

    A resposta é Não

    Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "

    A resposta é SIM

  15. #15

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    A pergunta do colega é simples:

    "é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

    Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .

    A resposta é Não

    Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "

    A resposta é SIM
    Resumiutudo

  16. #16

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    A pergunta do colega é simples:

    "é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

    Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .

    A resposta é Não

    Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "

    A resposta é SIM
    Não foi nada disto que perguntei, e voce falou falou e nao falou nada. A idéia e muito simples e está subtendida na pergunta que tanto radio quanto antena sejam de mesma frequencia.

    Então é possível usar dois rádios de mesma frequência ex 5ghz ( cada um em um canal diferente) em uma mesma antena (também de 5ghz)?

    Mas minha dúvida era mais na parte elétrica da coisa... mas se eu entendi, e pelo que pude ver um multiplexador, que aparentemente é um componente passivo e sem eletrônica, uma especie de túnel , torna o radio capaz de transmitir e receber junto com outro sem danifica-lo.

    outra coisa que pensei no meio do caminho e que poderia resolver minha questão mais facilmente seria uma antena com 4 polarizações. esta certo que para isto a distancia das polarizações passariam a ser de 30º graus em vez de 90º graus, mas eu deixaria da necessidade de usar um multiplexador. meu raciocinio esta certo @rubem ?

  17. #17

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Não sei o que voce quiz perguntar , só sei o que você perguntou

    "é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

    Respondi a sua pergunta com a melhor intenção porem parece que tenho dificuldade de compreensão de texto KKKKKKKK



  18. #18

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    É possivel sim, eu aqui uso uma antena só pra ligar no radio do quarto e a mesma antena pra ligar o som da sala, pega tudo.

    acho que funciona com até uns 4 rádios.

  19. #19

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Antena pra receber não pode ser comparada com antena pra sistema bidirecional.

    Antena pra receptor é apenas passiva, pode ligar uma antena em 500 TV's em paralelo, desde que ajuste a impedância não tem problema. Mas com sistema bidirecional, onde o aparelho TRANSMITE, o que ocorre é um aparelho transmitir e esse nível de sinal (30dBm no caso de UBNT e MK, digamos) ser alto demais pros outros rádios, rádios que não prestam NEM com sinal tipo -30dBm, ou seja, se -30dBm já deixa eles surdos, imagina um sinal 60dBm maior, ou seja, 30dBm!

    LNBF de parabólica parece ativo mas é passivo, a única coisa que vai do receptor até o LNB ou LNBF é a alimentação entre 9 a 24V (Nominalmente 13 ou 18V, mas na prática o range é maior), o LNBF envia os sinais e um divisor (Ou uma chave diseqc) pode dividir isso por duzias de receptores. Só que um LNBF com transmissão, pra internet via satélite, não permite mais de um roteador usando divisor.

    É bem simples, não tem como um divisor comum mandar um roteador fechar o ouvido porque o outro vai gritar, não existe um protocolo do IEEE com isso.

    O pouco que o IEEE tem é padronização de MIMO, usando N ou AC.

    E MIMO nem precisaria ser em polarização diferente, só que com 2 antenas na mesma polarização um 2T2R tem throughput 10 ou 15% maior que com só 1 polarização. Enquanto usando 2 polarizações a 90° uma da outra tem praticamente 100% a mais de throughput. MIMO até suporta 2 antenas na mesma polarização, mas o melhor throughput é com isolamento entre 2 antenas.

    E aí entra a questão de antena de 3 ou 4 chaisn: Não tem isolamento suficiente entre as antenas! (Antena no sentido de elemento ressonador. Não a antena como o conjunto de ressonador e refletor de grade ou de disco).


    No datasheet das antenas consta qual o isolamento entre as 2 polarizações, vai de 20 a 35dBm, nesse setorial Ubiquiti é só 25dBm (Cross-pol isolation, ou isolamento entre polarização, ou cruzando polarizações):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBAM5AC60a.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	65528

    Ou seja, o sinal no chain1 na vertical será digamos -50dBm, mas se você colocar uma antena de polarização simples e na horizontal, não terá -50dBm, e sim 25dBm a menos, ou seja, -75dBm. Isso é isolamento entre polarizações, é bem simples na verdade.

    NS M5 e CPE's baratas tem isolamento ruim entre polarizações, agora a internet aqui está lenta mas tem CPE com míseros 18dBm de isolamento. O throughput em MIMO numa antena dessa será muito pior que usando antenas decentes com isolamento tipo 30 ou 35dBm, que são basicamente a maioria das de disco (Seja UBNT, Algcom, 2flex, até umas chinesas baratas tipo Lanbowan tem isolamento perto de 30dBm).

    Os discos geralmente tem um monopolo simples dentro, digamos esse na vertical:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dscf1116.JPG
Visualizações:	208
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	65529

    Se pegar LNB de antena parabólica banda C, KU ou KA verá os mesmos monopolos, aqui um banda KU (Uns 10-12GHz):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pict0164.JPG
Visualizações:	253
Tamanho: 	156,9 KB
ID:      	65530

    Aqui um LNBF banda C, abaixo de 6GHz, portanto com onda maior e exigindo então um monopolo maior, é quase o dobro do tamanho:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         72c149.jpg
Visualizações:	231
Tamanho: 	85,4 KB
ID:      	65531
    A foto foi tirada de lado, não quer dizer que é uma polarização em X, é só girar eles que você coloca na polarização que quiser. A polarização vertical é que estará na vertical hora que você colocar na antena, pode ser qualquer coisa:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lnb.jpg
Visualizações:	308
Tamanho: 	333,5 KB
ID:      	65532

    Dito isso: 4 polarizações na prática é impossível. Com 2 já tem só 30dBm entre elas, em feeds tipo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         new-l-com-hg4958dp-34d-dual-polarity-4-9-5-8-ghz-antenna-hyperlink-no-dish-49172b7d836562899621e.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	15,7 KB
ID:      	65533

    Com um monopolo a 90° do outro, o isolamento em antena comum fica nuns 30dBm, se reduzir esse ângulo pra digamos 60° pra um sistema com 3 "polarizações", o isolamento mal passa de 15dBm! Porque cada um dos dipolos vai estar a 60° um do outro.

    (E quando se fala em vertical, tanto faz um dipolo de cima pra baixo ou de baixo pra cima, o que importa é o ângulo. Pode virar qualquer antena de ponta-cabeça que ela continuará na mesma polarização, vertical é tanto prédio que vai de baixo pra cima, como poço que vai de cima pra baixo)

    Se falar em sistema de 4 chains, V+H num par e polarização em X em outro par, só se usar canal diferente e bem distante, porque o entre cada elemento vai ter só 45°, isso dá um isolamento de menos de 10dBm! Polarização em X é bom usar em PTP quando a zona de Fresnel não é toda limpa (Porque o normal é faltar altura, e a zona de Fresnel da polarização vertical ser afetada. Ao invés de 1 chain ser totalmente afetado e o outro ir normal, em X os 2 chains seriam um pouco afetados, o usuário leigo entenderia mais fácil que tem algo errado quando os 2 chais tem sinal inferior (Afinal a maior não sabe ver que a V está com 8dBm a menos que a H, ou vê mas acha que isso é normal).

    Se quiser usar o mesmo refletor e colocar um rádio MIMO ligado em 2 monopolo, um na Vertical e outro na Horizontal, e OUTRO rádio MIMO ligado em 2 monopolos adaptados, em X, no feed da antena, pode usar, mas tem que distanciar MUITO o canal, tipo 200MHz de distância entre centros. Fora que teria que ter um feed bem espaçoso pra caber 4 dipolinhos desses (2 originais, e mais 2 adaptados):
    Nome:      s-l225.jpg
Visitas:     1236
Tamanho:  10,9 KB


    Mas veja, isso não é uma antena em 2 rádios, a antena é o dipolo ou monopolo, o disco e o feed são REFLETORES! É mesma coisa de colocar vários LNB's numa antena parabólica, são 4 receptores aproveitando apenas o mesmo REFLETOR:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         kit-carona-banda-ku-china.jpg
Visualizações:	447
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	65535

    Só lembrem que wifi é bidirecional, e TX+RX não tem como fazer as mesmas artimanhas que se faz com apenas RX (Tipo antena de TV em geral, seja terrestre ou via satélite elas apenas RECEBEM).

    Pra TRANSMITIR usando o mesmo refletor tem que usar canal DISTANTE um do outro, eu diria que 200MHz é o mínimo de distância (Isso usando largura típica de 20 ou 40MHz. Se for usar AC com canal de 80MHz teria que partir pra 300MHz de distância entre os centros).

    Alias, N suporta 4 chains, ou 3, mas lembra que aí o problema passa a ser a distância entre os dipolos nos chains no mesmo canal, MIMO em wifi não usa canais diferentes, são 2, 3 ou 4 chains transmitindo na MESMA faixa, tem que ter distância entre os chains de 90° pra ter qualidade. No sistema que sugeri seriam 2 rádios MIMO cada um no seu canal, em polarizações a 45° uma da outra. A distância entre os canais atenua 50 ou 60dBm, e o giro de 45° nas 2 polarizações (Em X) atenua mais uns 10dBm, fica suficiente.


    O isolamento entre polarizações é bem simples medir, simplesmente pegue uma antena e gire o dipolo. Aquelas off-set são ótimas pra isso porque pode deixar o disco parado no lugar e girar apenas o iluminador:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ilumin.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	23,0 KB
ID:      	65536

    Se girar 45° e o sinal cair 15dBm, ela teria 15dBm de isolamento cruzado entre polarizações a 45° uma da outra. Se girar 90° e o sinal cair 30dBm, ela tem 30dBm de isolamento entre polarizações a 90° uma da outra. Antena barata com 20dBm de isolamento já não permite PTP decente (Não passa mais que 80Mbps half em 40MHz com MCS15 em N), imagina se usar um sistema em Y com 15dBm de isolamento, ou um sistema de 4 chains em X+V+H (Num rádio com 4 chains em MCS23 digamos, não confunda com minha proposta de 2 (dois) rádios MIMO em canais distântes) com 10dBm de isolamento.

    N faz MIMO com 3 ou 4 chains (E AC até com 6 ou 8?) porque o foco disso é uso multimídia, tipo 4T1R, um rádio transmitindo 120Mbps de throughput por 4 chains rumo a uma TV 4k rodando um vídeo h265 com bitrate alto, mas cuja TV só responde pro rádio os checksum's, comendo menos de 1Mbps de throughput, não fazendo sentido ter mais de 1 chain transmitindo na TV. E o problema em PTP não é com rádios, e sim a impossíbilidade dada pela física básica de ter isolamento decente entre polarizações a menos de 90°. Os rádios de hoje só tem thoughput máximo quando o isolamento entre os chains passa de 30dBm, com isolamento mixuruca de 10dBm o chain extra mal dá 10% a mais de throughput que num sistema single chain, ou seja, mata 90% da capacidade que poderia ter se houvesse isolamento decente.

    Antenas parabólicas usam só 2 polarizações, a 90° de distância, desde os anos 70, porque não tem como ter qualidade com mais dipolos em distâncias menores, precisa isolar melhor um canal do outro, tipo usando dutos complexos e calibrados, que constituem um tipo de antena muito mais caro que outras soluções pra aumentar throughput.

    (E não confundam a info "6X" nuns rádios com o número de chains. 6X é 64QAM, é 6X porque cada symbom rate tem 6 bits, ou seja,cada simbolo transmitido tem 6 bits. 16QAM (MCS11 e MCS12 em N MIMO) é chamado de 4X porque cada simbolo em 16QAM (16 pontos na constelação) leva 4 bits. Pessoal confunde achando que "agora" tem 6 rádios transmitindo, mas só mudou o jeito da UBNT informar, 6X continua sendo 64QAM ou MCS13 a MCS15 como era em 2009, é só 1 TX na vertical e 1 TX na horizontal como sempre, nada de 6 rádios...)

  20. #20

    Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

    Obrigado @ruben como sempre bastante didático. Suas informações servem para podermos avaliar inclusive outros equipamentos. Estou pensando em abrir um novo post sobre as antenas Horn da RF elements. Você teria alguma coisa para falar delas?

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App