+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Olá amigos !
    Na empresa estou querendo montar um servidor de arquivos, para armazenamento de videos. Atualmente uso Windows Server, para fazer este trabalho. Porém estou querendo fazer a troca para Linux, e gostaria da ajuda de como compartilhar os HDs no Linux.
    Ubuntu Desktop ou Server ? CentOS 7?
    HD 001 Sistema Operacional 500 GB
    HD 002 Dados 1 TB
    HD 003 Dados 1 TB
    HD 004 Dados 3 TB
    HD 005 Dados 3 TB

    Preciso compartilhar os quatros HDs de dados.
    Como posso proceder ?

  2. #2

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Amigo pode utilizar o samba pra isso

    Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    x2

    Samba

    INclusive, agora o Samba também consegue trabalhar como AD, ou seja, pode configurar e depois gerenciar por uma estão Windows como se fosse um AD Windows

  4. #4
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Amigo, trabalho com FS a alguns anos, e tenho um case que começei com partilha smb, depois fui pra storage/nas Seagate, e finalizei com FreeNas (cliente era teimoso)
    não existe melhor solução pra armazenamento do quê FreeNas, faz integração com seu AD(se tiver) compartilhamento via senha, ou publico, quotas, enfim. e ainda tem interface Web. (linux é TOP!) rs

    vai de FreeNas que você tá bem casado.

    abraço e sucesso.

  5. #5
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Partilhas em Windows = Consome muito recurso e ainda tem uma pilha de drivers,

    Partilha em Linux Desktop = DKE / Unity são pesados e não justificam a interface X pra fazer partilha,

    Partilha em Linux Server = Seja Ubuntu server/ Debian/ CentOS / Slakeware
    todos usam Samba. então no final se você souber um pouco de Bash / Shell e um pouco de tutoriais na Net vai fazer funcionar bem.
    (se for de Debian, use o Webmin, existem modificações de distros debian-like, como zentyal, que tem interface grafica (como o Webmin) pros serviços de SMB e outros diversos serviços tambem)

    FreeNas = é feito em FreeBSD, é unico e exclusivo para transformar micros/servidores em Storage / Nas/ suporta Raid , tem smb/cifs/ unix e qq coisa que você quiser. aceita fibrechannel, e é super leve. (instalado não passa de 600Mb)
    sugiro instalar ele em um disco ssd, e usar os seus hdds somente pra seus arquivos.
    e como é em freebsd, nunca dá pau

    espero ter ajudado.

    se ajudei clica na estrelinha =)

  6. #6

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Eu também prefiro muito o Samba, mas em Ubuntu Desktop eu não confio meu 0,01 reais. O desenvolvimento dele é muito incerto, e nem sempre estável, para servidores prefira CentOS ou Debian.

    FreeNAS também tem uma interface interessante, e pelo que me parece, também trabalha com compartilhamento CIFS.

    Como irá usar esse servidor para storage de arquivos (vídeos pesados ainda), pense bem em qual tipo de HD usar.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    CentOS x2

  7. #7

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Pessoal gostei da palta muito boas opções ao nosso amigo .. alguém usa RDS aqui com Windows server 2012?

    Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

  8. #8

    Padrão Re: Servidor de arquivos com ubuntu desktop

    Opa, uso com o w2012R2. Bem estável. Mas em geral tem no máximo umas 8 pessoas conectadas simultaneamente.